Artigos sobre António Baptista
Uma vida inteira sem ou com pouca contribuição. O que fazer na velhice?
Depois de uma vida laboral marcada pela ausência ou pouca contribuição previdenciária, surge na velhice a indagação sobre as medidas a serem adoptadas. Afinal, continuam as despesas, inclusive para com a saúde. A verdade é que a realidade das aposentadorias no país revela um cenário inquietante, em que após décadas dedicadas ao trabalho, numerosos idosos encontram-se às voltas com pensões inadequadas, a ausência de cobertura de seguros e a carência de previdência, enfrentando obstáculos complexos. Nesta reportagem trouxemos o relato de quem, devido à escassez de recursos financeiros, se vê obrigado a continuar a trabalhar para garantir a sua subsistência, mesmo em idade avançada e também o desafio crescente para o Estado relativamente ao regime previdenciário não contributivo.
“Não será possível manter crescimento de 394% no sector de alojamento”
“17% é um valor que confirma a recuperação da economia”, diz António Baptista ao Expresso das Ilhas que alerta igualmente para a perda de dinamismo de alguns sectores da economia nacional.
2022 em Análise, 2023 em Perspectiva
A menos de uma semana do início do novo ano, o Expresso das Ilhas traz nesta edição a leitura de um conjunto de personalidades de diversos quadrantes políticos, sociais e económicos, do ano de 2022, e uma antevisão de 2023, num momento marcado pela guerra na Ucrânia, pela escalada dos preços e por muitas incertezas quanto ao futuro próximo.
“2023 vai ser pior do que este ano”
2023 será um mais difícil do que este ano, defende António Baptista em entrevista ao Expresso das Ilhas. Para este economista as incertezas provocadas pela guerra na Europa vão ter um impacto profundo na economia nacional.
Intervenção directa nos preços, baixa de impostos e apoio às famílias. Caminhos possíveis para enfrentar o aumento do custo de vida
Preços explodem e situação deve agravar-se. Economistas apresentam alternativas.
Governo deve fazer um esforço maior para reestabelecer a confiança das empresas e das famílias - economista
O economista e professor universitário, António Baptista, defendeu ontem que o Governo deve fazer um esforço maior na implementação de políticas públicas que permitam restabelecer a confiança das famílias e das empresas e retomarem os investimentos necessários.
mais