Artigos sobre REMPE
Governo quer criar “ecossistema” para promoção do autoemprego
O Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial entende que criar um sistema que seja capaz de incentivar o auto-emprego é a única forma de vencer o desafio de desemprego
“Em política, não basta realizar, é preciso gerir expectativas” - Francisco Tavares, consultor de Planeamento Estratégico e Políticas Públicas
O Instituto Nacional de Estatística divulgou recentemente as Estatísticas do Mercado de Trabalho, bem como o III Inquérito sobre Governança, Paz e Segurança, dois documentos que tomam o pulso à realidade socioeconómica e às percepções da população sobre aspectos fundamentais da política, democracia e vida em comum. Em análise aos dados, e com foco na juventude, o consultor Francisco Tavares destaca a necessidade de alinhar políticas públicas com as expectativas dos jovens para evitar a sua saída do país e melhorar a percepção da população sobre os políticos.
Segurados do REMPE aumentam de 330 em 2015 para mais de 25 mil em 2023
O número de segurados no Regime Especial das Micro e Pequenas Empresas (REMPE) em Cabo Verde registou aumentou de 330 em 2015 para 25.177 em 2023, dos quais 12.407 são mulheres.
Uma vida inteira sem ou com pouca contribuição. O que fazer na velhice?
Depois de uma vida laboral marcada pela ausência ou pouca contribuição previdenciária, surge na velhice a indagação sobre as medidas a serem adoptadas. Afinal, continuam as despesas, inclusive para com a saúde. A verdade é que a realidade das aposentadorias no país revela um cenário inquietante, em que após décadas dedicadas ao trabalho, numerosos idosos encontram-se às voltas com pensões inadequadas, a ausência de cobertura de seguros e a carência de previdência, enfrentando obstáculos complexos. Nesta reportagem trouxemos o relato de quem, devido à escassez de recursos financeiros, se vê obrigado a continuar a trabalhar para garantir a sua subsistência, mesmo em idade avançada e também o desafio crescente para o Estado relativamente ao regime previdenciário não contributivo.
Governo prevê fechar o primeiro semestre de 2024 com o Estatuto do Artista em vigor
O Governo prevê fechar o primeiro semestre deste ano com o Estatuto do Artista já em vigor, visando a dignificação das profissões ligadas às artes.
“Em Cabo Verde há pouca planificação. Os desafios começam exactamente por aí”
Na primeira de uma série de entrevistas destinadas a melhor conhecer o ambiente regulatório em Cabo Verde, as Contratações Públicas foram o tema.
Uma questão de atitude
O fim de semana prologado no município da Praia foi de muitos eventos e animação. O tradicional festival da Gamboa encheu a cidade de muitos sons musicais durante dois dias e, segundo os que lá estiveram, valeu a pena.
Inflação e burocracia desafiam jovens empresários
De um lado, a inflação. Do outro, o consumidor sem dinheiro. Aflito entre eles, o pequeno empresário. A Associação dos Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC) e a Associação Jovem Empreendedor de Cabo Verde (JovEmCV) apontam a dificuldade no acesso ao financiamento devido à burocracia como um dos maiores desafios para os empreendedores, mas também querem que as políticas de apoio anunciadas pelo Governo sejam postas em prática.
Sector informal responsável por mais de metade dos empregos
Perfil Nacional do Trabalho Digno, elaborado pelo Governo, em parceria com o Sistema das Nações Unidas, o escritório da OIT em Dacar, o Observatório do Mercado de Trabalho e o Instituto Nacional de Estatística, tem por objectivo avaliar o progresso nacional no alcance das metas da Agenda do Trabalho Digno.
Formalização de negócios aumenta durante a pandemia
O presidente da Pró Empresa, Pedro Barros, avançou hoje que durante a pandemia tem havido um aumento de formalização dos negócios e de inscrição da Previdência Social.
Ana Graça, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde : A nossa máxima é não deixar ninguém para trás
As Nações Unidas, a maior organização multilateral mundial, estão presentes em Cabo Verde desde os primórdios da independência e têm trabalhado há mais de 40 anos com os sucessivos governos, sociedade civil, sector privado, ONGs e outros parceiros para um desenvolvimento social e económico sustentável do país. Com a situação de crise provocada pela Covid-19 o plano de trabalho das Nações Unidas para 2020 sofreu profundas alterações. Ana Graça, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, falou com o Expresso das Ilhas sobre a reorientação do plano de trabalho e dos diferentes tipos de apoios para dar respostas imediatas às cinco medidas prioritárias elencadas pelo governo para fazer face à crise económica, sanitária e social provocada pela pandemia da COVID-19 e sobre as necessidades do pós-pandemia.
INPS prevê queda nas receitas na ordem dos 30 a 40% em 2020
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) prevê queda nas receitas na ordem dos 30 a 40% resultado da redução na arrecadação das contribuições previstas para o ano de 2020, devido à pandemia da COVID-19.
INPS não está a pagar o rendimento solidário às Empregadas Domésticas - UNTC-CS
A UNTC-CS acusa o INPS de não pagar o rendimento solidário às empregadas domésticas e denuncia a alegada ilegalidade do recurso ao layoff por parte da Agência de Aviação Civil. Os dois temas foram abordados esta manhã, em conferência de imprensa, por Joaquina Almeida, secretária-geral da central sindical.
Rendimento Solidário põe UNTC-CS em guerra de palavras com o INPS
A União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde, Central Sindical (UNTC-CS) acusou na segunda-feira, 27, o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) de beneficiar pessoas que não contribuem para o sistema. Já o INPS garante que os beneficiários do rendimento solidário (RSO) estão inscritos e contribuem para o sistema de previdência social.
UNTC-CS está "em contramão com a verdade" - INPS
Os beneficiários do rendimento solidário (RSO) estão inscritos e contribuem para o sistema de previdência social. Garantia deixada pela presidente da comissão executiva do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), Orlanda Ferreira, ao falar esta manhã, em conferência de imprensa, na Praia.
UNTC-CS acusa INPS de beneficiar pessoas que não contribuem para o sistema
A União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde, Central Sindical (UNTC-CS) acusou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) de beneficiar pessoas que não contribuem para o sistema e de fazer “propaganda enganosa” aos trabalhadores cabo-verdianos.
Governo garante rendimento a 30 mil trabalhadores informais
O Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva apresentou hoje um pacote de medidas dirigidas ao sector informal da economia e às famílias. Conforme fez saber o custo total das medidas emergenciais, para o período de um mês, é superior a 365 mil contos. Desses, 300 mil são direccionados para o Rendimento Solidário, que será implementado.
mais