Artigos sobre Joaquina Almeida

CCSL considera que situação laboral tende a melhorar enquanto UNTC-CS se mostra preocupada
Para a Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres (CCSL), a situação laboral no país vem apresentado melhorias e prevê apresentar ao Governo a questão da revisão do Código Laboral. Já a União Cabo-verdiana dos Trabalhadores de Cabo Verde-Central Sindical (UNTC-CS) expressou a sua preocupação com o estado actual da Nação, especialmente no que diz respeito às questões trabalhistas. Outros sindicatos consideram a situação difícil.

UNTC-CS exige reposição de recursos retirados do INPS
A UNTC-CS exige que o Governo faça a reposição imediata dos recursos retirados ao INPS, durante a pandemia de covid-19. A secretária-geral da central sindical falava esta manhã em conferência de imprensa, na cidade da Praia.

UNTC-CS defende que qualquer alteração do Código Laboral deve envolver os parceiros sociais
A UNTC-CS congratulou-se, hoje, com o alargamento das novas regras de licença de maternidade e de paternidade ao sector privado, mas defende que a iniciativa legislativa para o efeito só deve seguir para o parlamento depois de ouvir os parceiros sociais.

Governo quer acordo de concertação estratégica pronto até Julho
O Conselho de Concertação Estratégica (CCS) reuniu terça-feira e no final do encontro foi anunciada a recomendação para que seja criada uma comissão que irá trabalhar nas linhas orientadoras do novo acordo para o período 2023-2026. Expectativa é que o documento esteja pronto até Julho.

Concertação Social chega a acordo sobre aumento da licença de maternidade e paternidade
A licença de maternidade vai aumentar de 60 dias para 90 dias e de paternidade de 2 para 10 dias. A decisão saiu do Conselho de Concertação Social, que decorreu esta manhã, na cidade da Praia, presidido pelo Primeiro-Ministro.

“Precariedade laboral em Cabo Verde existe e não podemos ignorá-la”- secretária-geral UNTC-CS
A secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida, considerou hoje que a precariedade laboral em Cabo Verde existe e não pode ser ignorada, e pede, por isso, a assunção de compromissos e responsabilidades para com os trabalhadores cabo-verdianos.

Portas arrombadas e sindicatos de São Vicente despejados da sede
As portas foram arrombadas hoje na sede da União dos Sindicatos de São Vicente (USV), para que os oficiais de justiça pudessem cumprir um mandado de despejo emitido pelo tribunal, na sequência de um processo intentado pela Secretária-Geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida. A USV resistiu e não entregou as chaves. Classificou o acto como “vandalismo”.

Congresso da UNTC-CS para o dia 9 de Março é uma farsa e Fraude - Eliseu Tavares
O congresso da UNTC-CS, agendado para o próximo dia 9 de Março, é uma farsa e uma fraude defende o Presidente do Sindicato da Indústria, Serviços, Comércio, Agricultura e Pesca (SISCAP) e presidente da Plataforma sindical “Resgatar e Unir a UNTC-CS”, Eliseu Tavares, que falava esta manhã em conferência de imprensa, na cidade da Praia.

Governo tem privado os trabalhadores de melhores condições de vida - UNTC-CS
Salários congelados desde 2011 e preços dos bens de primeira necessidade a subir. Paradoxo assinalado pela secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida, que falava esta manhã, em conferência de imprensa, na Praia.

Joaquina Almeida ainda não decidiu se vai candidatar-se a novo mandato na UNTC-CS
A secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde (UNTC-CS) disse hoje não ter decidido ainda se vai ou não candidatar-se a um novo mandato no congresso a ser realizado no mês de Março.

Sindicato dos Trabalhadores da Boa Vista esta suspenso da UNTC-CS por não pagar cotas
A secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores Cabo-Verdianos (UNTC-CS) considera que a criação de um novo sindicato, na ilha da Boa Vista, não contraria os estatutos da central sindical.

UNTC-CS considera declarações de Tomás Delgado como sendo "infelizes e de "má-fé"
A Secretária-Geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida reagiu hoje à ameaça de impugnação das decisões do último Conselho Nacional da Central Sindical.

Sindicatos ameaçam impugnar decisões do último Conselho Nacional da UNTC-CS
Os sindicatos e os membros do Conselho Nacional da UNTC-CS “excluídos” da última reunião extraordinária do órgão prometem impugnar as decisões saídas da reunião extraordinária, realizada no dia 23 de Novembro. Em causa, a violação dos estatutos da central sindical, ao aprovar contas e aceitar pedidos de filiação de um conjunto de sindicatos que “só devem acontecer em reuniões ordinárias”.

UNTC-CS quer aumento salarial para os trabalhadores de pelo menos 2%
A Secretária Geral da UNTC-CS entende que há margem para um aumento salarial de pelo menos 2%, ao contrário daquilo que diz o ministro das Finanças. Olavo Correia já descartou qualquer possibilidade de aumento salarial na função pública para 2022, face às actuais condições económicas e financeiras do país.

A UNTC-CS diz que Plataforma Sindical Unir e Resgatar a UNTC-CS é um fantasma
A UNTC-CS considera a Plataforma Sindical Unir e Resgatar a UNTC-CS de fantasma e desconsidera a existência de uma organização paralela no seio da UNTC-CS. É assim que a secretária-geral da UNTC-CS reage às declarações de Eliseu Tavares, que quer uma reunião de urgência do Conselho Nacional da Central Sindical, que há 5 anos, não se reúne. O coordenador da plataforma também pretende impugnar junto dos tribunais as decisões que classifica de "unilaterais e ilegais” que têm vindo a ser tomadas pela secretária-geral da central.

UNTC-CS espera Governo que promova justiça social
A União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS) espera que o novo Governo tenha por lema a justiça social, o combate à desigualdade, à pobreza e ao desemprego, revelou hoje a central sindical, a propósito da tomada de posse do novo elenco governamental na quinta-feira.

UNTC-CS classifica de “boa” a participação dos trabalhadores na manifestação
A secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde, (UNTC-CS), Joaquina Almeida classificou de “boa” a participação dos trabalhadores na manifestação dos sindicatos de Santiago, e lamenta, no entanto, o sentimento de “medo e represálias” existente no seio dos trabalhadores por reivindicarem os seus direitos.

UNTC-CS apoia à manifestação dos Sindicatos de Santiago agendada para este sábado
A UNTC-CS apoia a decisão dos Sindicatos de Santiago na realização da manifestação, este fim-de-semana. O apoio foi dado esta manhã, em conferência de imprensa, pela Secretária Geral da UNTC-CS.

Os trabalhadores da ilha do Maio estão abandonados- Joaquina Almeida
A secretária-geral da UNTC-CS considera que os trabalhadores do Maio estão abandonados. A conclusão resulta de uma visita de trabalho de três dias à ilha.

Sem ilusões, patrões e trabalhadores não esperam facilidades em 2021
Sindicatos temem “desemprego em massa” e prometem “luta”. Empresários aguardam pelo segundo semestre e pedem resiliência.
mais