Artigos sobre Joaquina Almeida

Tribunal confirma legalidade da eleição de Joaquina Almeida para a liderança da UNTC-CS
A Secretária-geral (SG) da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde - Central Sindical (UNTC-CS), Joaquina Almeida, afirmou hoje que a decisão do tribunal de não invalidar a eleição na qual a sua equipa foi eleita reforça as condições de estabilidade, legitimidade e representatividade dos órgãos da Central Sindical.

Administração pública sem aumentos em 2020
No próximo ano não haverá aumentos salariais na função pública. Garantia deixada hoje, pelo vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, em declarações aos jornalistas, no término do Conselho de Concertação Social, reunido na cidade da Praia.

“Alteração nas regras de comparticipação lesa contribuintes” – UNTC-CS
Os contribuintes são lesados nos seus direitos com a alteração nas regras das comparticipações do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS). Posição defendida hoje pela secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde (UNTC-CS), Joaquina Almeida.

Empresários voltam a pedir soluções para “quebrar” monopólio nos transporte aéreos inter-ilhas
O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCISS) disse ontem que a falta de concorrência nos transportes aéreos inter-ilhas dificulta a unificação do mercado e entendeu ser preciso encontrar soluções para "quebrar o monopólio".

Sindicatos e central de costas voltadas
Quatro sindicatos filiados na UNTC-CS estão em guerra aberta com a sua Secretária-Geral, Joaquina Almeida. Em causa está a suspensão de STIF, SISCAP, STAPS e SICOTUR . A secretária-Geral defende-se e diz que sem dinheiro não pode realizar o Congresso da central que dirige e acusa os sindicatos de estarem contra ela por "não quererem aceitar uma mulher na liderança".

União de Sindicatos contra suspensão de sindicatos na UNTC-CS
A União dos Sindicatos de São Vicente (USV) acusa a Secretária-Geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida, de violar, de forma flagrante, os estatutos da central sindical e de usurpar poderes do Conselho Nacional. Em causa, a suspensão de quatro sindicatos, o STIF, o SISCAP, o STAPS e o SICOTUR, pelo atraso no pagamento das quotas de filiação na central sindical.

Sindicato quer aumento salarial alargado aos trabalhadores do quadro comum em regime de contrato
A SACAR e a UNTC-CS dizem-se descontentes com o Governo, porque os funcionários do quadro comum em regime de contrato não foram abrangidos pelo aumento salarial de 2,2% facto de que só aperceberam quando viram a folha de salário.

OE2019: Empresas pagam menos impostos e trabalhadores têm actualização salarial
Redução do IRPC, aumento salarial para o quadro comum da função pública, mais financiamento à economia. São estas as principais linhas com que se vai ‘coser’ o Orçamento do Estado para 2019. OE2019 tem um valor total de 71 milhões de contos.

UNTC-CS assinala 40º aniversário com conferência internacional e homenageia sindicalista Osvaldo Custódio
A mais antiga central sindical cabo-verdiana assinala, esta sexta-feira, o 40º aniversário com uma conferência internacional e homenageia o poeta e sindicalista Oswaldo Osório.

Parceiros com avaliações distintas sobre encontro de Concertação Social
Joaquina Almeida não saiu satisfeita da reunião de Concertação Social. No final do encontro, a secretária-geral da UNTC-CS afirmou que os trabalhadores "ficaram mais uma vez desprotegidos".

UNTC-CS quer salários a crescer "não menos" de 5%
A UNTC-CS vai pedir ao governo um aumento salarial de cinco por cento. A revelação foi feita esta manhã, pela Secretária-Geral da central sindical, antes da entrada para a reunião do Conselho de Concertação Social, que decorre na Praia.

Aumento da produtividade não pode ser conseguido à custa dos direitos dos trabalhadores
No dia1 de Maio de 1886, milhares de trabalhadores de Chicago juntaram-se nas ruas para protestar contra as suas más condições de trabalho e para exigir 8 horas de trabalho diárias. Uma marcha que devia ser pacífica acabou em confrontos com a polícia, de que resultaram mortos e feridos, a partir daí conhecidos como “os Mártires de Chicago”. Em 1889, o Congresso Internacional em Paris decidiu que o dia 1 de Maio passaria a ser o Dia do Trabalhador, em homenagem a esses trabalhadores norte-americanos. Em Cabo Verde, o primeiro 1º de Maio comemorou-se em 1974. 44 anos depois, a secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical, fala das reivindicações actuais dos trabalhadores cabo-verdianos.

Câmara Municipal do Maio nega "trabalho escravo"
O presidente da câmara municipal da ilha do Maio estranha as denúncias da secretária-geral da UNTC-CS que, na semana passada, alertou para situações que se assemelham a “trabalho escravo” na ilha. Miguel Rosa fala em situação pontual e acusa a secretária geral da UNTC-CS de má fé.

UNTC-CS alerta para "situação que se assemelha a trabalho escravo" no Maio
A União Nacional dos trabalhadores de Cabo Verde - Central Sindical alerta para aquilo que classifica de atropelos aos direitos dos trabalhadores, nas ilhas do Sal, Maio, Fogo e Brava . A secretária-geral fala em ameaças de despedimentos, contratos precários e diz que na ilha do Maio há casos que se assemelham a "trabalho escravo".

Joaquina Almeida promete cumprir o mandato até ao fim
A Secretária geral da UNTC-CS não admite ingerências na gestão da Central Sindical. A afirmação é de Joaquina Almeida, que falava hoje, em conferência de imprensa, reagindo às acusações de Arnaldo Cardoso, de prática de assédio moral e perseguição no seio da central por parte da secretária-geral.

STAPS quer Joaquina Almeida fora da UNTC-CS
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública de Santiago pede a demissão da Secretária-Geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde. O sindicato, através do membro da direcção, Arnaldo Cardoso, considera que Joaquina Almeida está a denegrir a imagem da central sindical.

Centrais sindicais querem IGT no terreno a fiscalizar implementação do salário mínimo
É chegada a hora de a Inspecção-Geral do Trabalho fiscalizar o cumprimento da implementação do salário mínimo nacional, que passa a ser de 13 mil escudos, alertam as centrais sindicais. "Agora é o momento de todos os inspectores saírem à rua", apela a UNTC-CS.

UNTC-CS desmente acusações de Tomás de Aquino
A União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde (UNTC-CS) classifica de “descabidas”, “sem fundamento” e de “inverdades”, as razões apresentadas pelo segundo vice-secretário-geral, Tomás de Aquino, para justificar o seu pedido de demissão do cargo.

Mais uma baixa na UNTC-CS. Tomás de Aquino demitiu-se do cargo de segundo vice-secretário geral
Tomás de Aquino demitiu-se do cargo de segundo vice-secretário geral da União Nacional dos trabalhadores de Cabo Verde. Em causa, aquilo que define de incompatibilidades com Joaquina Almeida relativamente à sua gestão na central sindical.
mais