Artigos sobre CCSL

Centrais Sindicais congratulam-se com memorando com Portugal
As duas Centrais Sindicais cabo-verdianas congratulam-se com o memorandum de entendimento assinado entre o arquipélago e Portugal, afirmando que se trata de uma “iniciativa feliz” que valerá a pena, desde que se acautelem os direitos laborais.

Salário mínimo deverá subir para 14 mil escudos em 2023. Funcionários públicos com aumentos - CCSL
O salário mínimo nacional deverá subir de 13 para 14 mil escudos no próximo ano. Na administração pública haverá aumentos de 1 a 3,5% para salários até 69 mil escudos. Revelação feita pelo presidente da CCSL no final da reunião do Conselho de Concertação Social.

Primeiro-ministro garante melhoria salarial só depois da crise
Novo encontro entre governo e parceiros sociais decorreu esta terça-feira. À saída da reunião Ulisses Correia e Silva voltou a pôr de parte a possibilidade de em 2023 haver aumentos salariais.

Melhores salários só depois da crise
O Primeiro-ministro disse hoje que é preciso ultrapassar a crise para que seja possível aumentar salários. Ulisses Correia e Silva falava no término da reunião de Concertação Social, que decorreu esta manhã, na cidade da Praia.

Parceiros sociais unânimes: não há aumentos salariais
Não há condições para aumento salarial este ano. A decisão saiu do Conselho de Concertação Social, que decorreu esta manhã, na cidade da Praia, presidido pelo Primeiro-Ministro.

Concertação Social: CCSL diz que alteração ao Código Laboral pode esperar – UNTC-CS quer conhecer estudo de impacto
A Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres (CCSL) considerou hoje não ser o momento para alteração ao Código Laboral cabo-verdiano, justificando que o País vive ainda momento complicado provocado pela pandemia e também com os impactos da conjuntura internacional.

CCSL pede ao Governo que crie o ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social
A Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres (CCSL) manifestou-se hoje preocupada com o facto de alguns ministérios anunciados ontem, no acto de tomada de posse do novo governo, não comportarem sectores vitais e importantes para as organizações sindicais, que têm a ver com o sector do trabalho, emprego e segurança social.

Sem ilusões, patrões e trabalhadores não esperam facilidades em 2021
Sindicatos temem “desemprego em massa” e prometem “luta”. Empresários aguardam pelo segundo semestre e pedem resiliência.

Alteração do Código Laboral em Fevereiro de 2016, trouxe perdas e prejuízos incalculáveis para os trabalhadores - José Manuel Vaz
O ano de 2020 não foi fácil, nem para os trabalhadores, nem para as suas famílias. A afirmação é do presidente da Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres (CCSL), esta manhã, em conferência de imprensa, fazendo um balanço das actividades sindicais desenvolvidas no ano passado.

Lay-offs: Medida acertada, dizem parceiros sociais que prevêem um 2021 ainda mais difícil
“O lay-off permitiu salvaguardar 17 mil postos de trabalho”, anunciou, na passada quinta-feira, o ministro das Finanças, Olavo Correia, aquando da apresentação do Orçamento do Estado para 2021. Patrões e sindicatos são unânimes em defender que esta foi uma medida positiva e que permitiu aos trabalhadores manterem, ainda que parcialmente, o seu rendimento e o seu posto de trabalho. No entanto, as perspectivas para 2021 não são animadoras.

Concertação Social : “Medidas extraordinárias, para tempos extraordinários”
No dia em que se registou o primeiro óbito pela doença em Cabo Verde, governo e parceiros sociais assinaram um novo acordo de concertação social que prevê medidas de protecção ao emprego, protecção social e linhas de crédito de estímulo à economia nacional. Os objectivos do conjunto de medidas apresentadas pelo governo e aprovadas pelos parceiros entram imediatamente em vigor.

Privados e sindicatos “satisfeitos” com visão de Cabo Verde para 2030
Os representantes do privado, da CCSL e da UNTC-CS manifestaram-se, esta terça-feira, satisfeitos com o roteiro para a construção da visão do país para 2030, alegando que o desenvolvimento só será possível com a execução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Conselho de Concertação Social reuniu com os parceiros na cidade da Praia
A Reforma para impulsionar o sector do turismo, a Reforma da Administração Pública, a Reforma para melhorar o Ambiente de Negócios, a proposta de alteração dos Estatutos do INPS, e as Medidas de Políticas Activas do Governo, foram os pontos debatidos no Conselho de Concertação Social, reunido esta sexta-feira, na cidade da Praia.

“Não há espaço para mais aumentos”, diz ministro das Finanças
A UNTC-CS reclama um aumento salarial de 5%, CCSL quer 1,3%. O governo responde dizendo que é preciso “sentido de responsabilidade”. IRPS vai ser revisto no próximo ano.

Destaques da edição 933
Nesta edição especial comemorativa dos 60 anos da publicação do primeiro e único número do Suplemento Cultural e em saudação ao dia Nacional da Cultura, que se celebra a 18 de Outubro, o Expresso das Ilhas distribui hoje, juntamente com o jornal uma edição fac-similada do referido Suplemento. Com esta reedição o Expresso das Ilhas completa assim o ciclo de publicações que representam os marcos fundacionais da literatura moderna cabo-verdiana (Claridade -1936, Revista Certeza - 1944 e Suplemento Cultural - 1958).

Administração pública sem aumentos em 2020
No próximo ano não haverá aumentos salariais na função pública. Garantia deixada hoje, pelo vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, em declarações aos jornalistas, no término do Conselho de Concertação Social, reunido na cidade da Praia.

Empresários voltam a pedir soluções para “quebrar” monopólio nos transporte aéreos inter-ilhas
O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCISS) disse ontem que a falta de concorrência nos transportes aéreos inter-ilhas dificulta a unificação do mercado e entendeu ser preciso encontrar soluções para "quebrar o monopólio".

OE2019: Empresas pagam menos impostos e trabalhadores têm actualização salarial
Redução do IRPC, aumento salarial para o quadro comum da função pública, mais financiamento à economia. São estas as principais linhas com que se vai ‘coser’ o Orçamento do Estado para 2019. OE2019 tem um valor total de 71 milhões de contos.

Parceiros com avaliações distintas sobre encontro de Concertação Social
Joaquina Almeida não saiu satisfeita da reunião de Concertação Social. No final do encontro, a secretária-geral da UNTC-CS afirmou que os trabalhadores "ficaram mais uma vez desprotegidos".

UNTC-CS quer salários a crescer "não menos" de 5%
A UNTC-CS vai pedir ao governo um aumento salarial de cinco por cento. A revelação foi feita esta manhã, pela Secretária-Geral da central sindical, antes da entrada para a reunião do Conselho de Concertação Social, que decorre na Praia.
mais