Edição 1254

PorExpresso das Ilhas,10 dez 2025 0:00

Destaque de manchete, nesta edição do Expresso das Ilhas, para a entrevista com Júlio Martins Jr., Bastonário da Ordem dos Advogados por ocasião dos 25 anos desta organização.

A Ordem dos Advogados de Cabo Verde assinalou, no dia 4 de Dezembro, 25 anos de existência. Foram duas décadas e meia de caminhada, de afirmação da justiça e de consolidação do Estado de Direito Democrático, garantindo que a justiça sirva o cidadão e que o advogado continue a ser a voz livre do Direito. Nesta entrevista, o Bastonário Júlio Martins Júnior, agora eleito para um segundo mandato, revisita a história desta instituição, reflecte sobre o presente e projecta o futuro da advocacia no país.

Também em destaque está o óbito de José Filomeno Monteiro, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros.

Cabo Verde perdeu esta segunda-feira, 8 de Dezembro de 2025, uma das personalidades mais marcantes da sua diplomacia contemporânea. José Filomeno de Carvalho Dias Monteiro, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional e diplomata de carreira, faleceu na Cidade da Praia, aos 70 anos. O funeral realizou-se esta terça-feira no Cemitério da Várzea. 

Na capa desta edição damos também destaque à conferência sobre Regulação e Constituição onde o Presidente da República, José Maria Neves, defendeu a necessidade de um debate aprofundado sobre o funcionamento das agências de regulação em Cabo Verde. 

Outro tema em destaque é o relatório do Grupo Banco Mundial sobre as tendências digitais em todo o mundo. A revolução da inteligência artificial (IA) está a transformar a economia, os mercados de trabalho e as sociedades em todo o mundo. Mas, à medida que se avança nesta nova era digital, os riscos de exclusão aumentam de forma exponencial, alerta o Banco Mundial. 

No fundo, defende o documento consultado pelo Expresso das Ilhas, a desigualdade digital está a aprofundar-se na era da Inteligência Artificial. 

Há outra entrevista em destaque nesta edição do Expresso das Ilhas. Desta vez com Artur Correia, antigo Director Nacional de Saúde que defende que em “Cabo Verde não há uma saúde para ricos e outra para pobres”.

A entrevista surge porque no dia 12 assinala-se o Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde, este ano com o lema: Custos de saúde inacessíveis? Chegamos ao limite! [no original, em inglês: Unaffordable health costs? We’re sick of it!]. Hoje, mais da metade da população mundial ainda não tem acesso a serviços essenciais de saúde. E um quarto dessa população enfrenta dificuldades financeiras ao ter que pagar por cuidados de saúde do próprio bolso, muitas vezes em detrimento de alimentação, educação ou habitação. Para perceber o cenário cabo-verdiano actual, o Expresso das Ilhas falou com Artur Correia, que além de ter sido Director Nacional de Saúde, ocupou, entre outros cargos, o de director do Hospital Agostinho Neto, de secretário executivo do Comité de Coordenação de Combate à Sida (CCS- Sida), e de Director Nacional do Programa de Combate a Doenças de Transmissões Vectoriais. 

No Desporto o destaque vai para o sorteio do Campeonato do Mundo de Futebol em que os Tubarões Azuis ficaram a conhecer os seus adversários. Espanha, Uruguai e Arábia Saudita são as equipas que a Selecção Nacional vai ter pela frente nesta primeira fase da prova. 

Na opinião o destaque vai para os artigos ‘Profissionalizar para vencer’ escrito por Paulo Veiga; ‘O Manual de Língua e Cultura Cabo-Verdiana e a Grafia que Precipitou o Debate’ de Manuel Brito-Semedo; e ‘A hermenêutica do amor’ de Lino Magno.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,10 dez 2025 0:00

Editado porAndre Amaral  em  10 dez 2025 0:00

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.