Artigos sobre Inteligência Artificial

Partido Comunista Chinês alerta para riscos da inteligência artificial
O Partido Comunista Chinês (PCC) alertou hoje para os riscos inerentes aos avanços na inteligência artificial (IA) e pediu um reforço das medidas de segurança nacional.

Escritores acreditam que IA não será capaz de superar criatividade humana
Escritores e representantes do sector editorial defenderam em Madrid que a Inteligência Artificial (IA) não conseguirá replicar a criatividade do ser humano, durante um debate sobre as oportunidades e os riscos do surgimento destas novas ferramentas.

IA será omnipresente dentro de dez anos, diz ex-Google português
O cientista português Tiago Ramalho, antigo engenheiro na Google DeepMind Technologies, disse numa entrevista à Lusa que "daqui a dez anos" a população mundial já não vai "imaginar o que é a vida sem inteligência artificial".

Bill Gates prevê que IA levará ao fim dos motores de busca e lojas online
O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, antevê o surgimento num futuro próximo de uma aplicação de Inteligência Artificial (IA) que mudará completamente o comportamento do utilizador e erradicará ferramentas actualmente populares, como motores de busca ou lojas 'online'.

Cientistas alertam para perigos da IA embora não concordem com soluções
Os cientistas da computação que ajudaram a construir as bases da tecnologia de inteligência artificial (IA) actualmente em uso estão agora a alertar para os seus perigos, embora não concordem sobre quais são ou como evitá-los.

Inteligência Artificial torna urgente rever lei do "direito de autor"
A criação de obras de arte por Inteligência Artificial (IA) está a colocar problemas de direitos de autor, pela dificuldade em encontrar um humano na origem, urgindo, para um especialista ouvido pela Lusa, a criação de nova legislação.

“Ter acesso à tecnologia faz parte dos direitos humanos”
Mulheres e tecnologia são palavras que têm sido associadas muitas vezes como forma de empoderamento feminino.

Bill Gates: “Desenvolvimento da IA é tão fundamental como a criação do microprocessador, mas…”
Bill Gates, fundador da Microsoft, defende que o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) é tão importante para a História da Tecnologia como o surgimento dos microprocessadores. No entanto, Gates deixa o alerta: “IA pode decidir que os humanos são uma ameaça”.

As ferramentas de IA já estão a ajudar os criminosos a cometer ciberataques
Tradicionalmente, nos seus esforços de cibersegurança, as empresas têm apostado na formação dos colaboradores, capacitando-os para identificarem e prevenirem possíveis ameaças. No entanto, com os progressos recentes da Inteligência Artificial (IA), a simples formação de segurança dos utilizadores finais está a tornar-se cada vez menos eficaz para proteger as organizações contra ciberataques. As ameaças que recorrem a IA são cada vez mais sofisticadas e difíceis de detectar, mesmo para quem tem uma formação extensa.

Google desvenda Bard, o novo rival do ChatGPT
A Google lançou esta segunda-feira uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) denominada Bard, que parece ser uma resposta ao ChatGPT, da concorrente Microsoft e que alcançou uma grande popularidade em pouco mais de dois meses de existência.

Número de utilizadores do ChatGPT cresce em Cabo Verde
Encarrada como algo que pode vir a mudar a internet e a forma como lidamos com a tecnologia, a Inteligência Artificial, neste caso sob a forma do ChatGPT, está a ser vista como uma ‘revolução’ e o seu número de utilizadores está a crescer em Cabo Verde.

Edição 1102
As regras do novo Regime Jurídico do Seguro Obrigatório de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais fazem a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.

ChatGPT amigo ou ameaça?
Criado pela Open AI, uma empresa de Elon Musk e Sam Altman, o chatbot ChatGPT tem vindo a ganhar muita força entre o público por suas respostas detalhadas e semelhantes às de humanos. As vantagens são muitas, os receios também.

Pesquisa 4D, tradução de imagens e Maps imersivo chegam ao Google
Há muito que a base de qualquer pesquisa na internet é a escrita. Contudo, e com o evoluir da tecnologia, outras formas foram surgindo, como os comandos por voz e até as pesquisas através de imagens. Agora, a Google revela que quer continuar a apostar numa pesquisa mais natural e intuitiva, combinando de imagens, sons, texto e voz, tal como as pessoas o fazem naturalmente.

Erupção de estrela de neutrões libertou energia equivalente à criada pelo Sol em 100 mil anos
Foram medidas, pela primeira vez, as oscilações da luminosidade de um magnetar durante os seus momentos mais violentos. Em apenas um décimo de segundo, de acordo com o site zap.aeiou.pt, libertou energia equivalente à produzida pelo Sol em 100 mil anos.

NATO pede mais investimento em IA perante ameaça da China
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, pediu esta quinta-feira mais investimento em inteligência artificial (AI), para que os membros da Aliança Atlântica não fiquem para trás em relação a potências como a Rússia e a China.

Europa está 10 anos atrasada em Inteligência Artificial
A especialista em inteligência artificial (IA) Daniela Braga afirma que a Europa está "10 anos atrasada" em relação a esta tecnologia, destacando que agora há "uma vontade política", mas o processo ainda vai "devagarinho".

Bruxelas propõe primeira lei europeia para inteligência artificial
A Comissão Europeia vai apresentar uma proposta para regular a inteligência artificial, a primeira legislação ao nível da União Europeia (UE) e que visa atenuar os riscos da tecnologia, num dossier prioritário para a presidência portuguesa do Conselho.

Humanos e Inteligência Artificial colaboram em projecto
O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), em Portugal, coordena um projecto que visa colocar humanos e sistemas de Inteligência Artificial a trabalhar em conjunto para desenvolverem uma ferramenta "confiável e compreensível".

Inteligência artificial do MIT pode reviver línguas “mortas”
Um projecto de inteligência artificial desenvolvido pelo Laboratório de Ciências da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) pode trazer de volta à vida línguas há muito consideradas mortas, sem a necessidade de um idioma contemporâneo equivalente para se comparar, dizem os seus criadores.
mais