Artigos sobre Património Cultural Imaterial

Promover o Desenvolvimento Comum através da Abertura e Cooperação
Em dezembro do ano passado, o Festival da Primavera, práticas sociais do povo chinês em celebração ao ano novo tradicional, foi inscrito como património cultural imaterial pela UNESCO. Durante o recente feriado do Ano Novo Chinês, o fluxo de turistas alcançou 14,36 milhões, enquanto produtos importados, como kiwi da Nova Zelândia e cerejas do Chile, ganharam popularidade no mercado chinês. O período também testemunhou os sucessos da cinemateca chinesa e do crescimento de startups de inteligência artificial, como DeepSeek.

Cimboa elevada a Património Cultural Imaterial de salvaguarda urgente
A cimboa, instrumento musical monocórdico mais antigo em Cabo Verde, trazida “provavelmente” pelos escravos africanos, no decurso do tráfico negreiro, foi elevada à categoria de Património Cultural Imaterial de salvaguarda urgente.

Documentário "Tabanka ka ta kaba" na III Amostra Internacional de Obras Audiovisuais sobre Património Cultural Imaterial
O documentário “Tabanka ka ta kaba” realizado pelo antropólogo visual do Instituto do Património Cultural, Carlos Alberto Barbosa, foi seleccionado para integrar na III Amostra Internacional de Obras Audiovisuais sobre Património Cultural Imaterial, que acontece entre os dias 25 a 28 de Março, no México.

Tabanca e Língua Cabo-verdiana elevadas a património cultural imaterial
A decisão de elevar a tabanca e a língua cabo-verdiana a património cultural imaterial foi tomada esta semana na reunião do Conselho de Ministros, anunciou hoje o ministro da Cultura, Abraão Vicente.
mais