Artigos de Shi Leike no nosso arquivo

O bastão de tarifas dos EUA prejudica não apenas os outros países mas a si mesmo
No dia 2 de abril, os Estados Unidos emitiram uma ordem executiva anunciando a imposição de chamadas “tarifas recíprocas” sobre os seus principais parceiros comerciais, incluindo uma tarifa de 34% sobre os produtos da China (incluindo as Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau). Nos últimos três meses, o governo dos EUA tem abusado das tarifas como arma política. Seja qual for o pretexto, a essência permanece a mesma: unilateralismo e protecionismo. Tais atos de bullying económico anti-globalização ameaçam a estabilidade das cadeias globais de produção e acabam por prejudicar os interesses dos cidadãos e empresas dos EUA.

Promover o Desenvolvimento Comum através da Abertura e Cooperação
Em dezembro do ano passado, o Festival da Primavera, práticas sociais do povo chinês em celebração ao ano novo tradicional, foi inscrito como património cultural imaterial pela UNESCO. Durante o recente feriado do Ano Novo Chinês, o fluxo de turistas alcançou 14,36 milhões, enquanto produtos importados, como kiwi da Nova Zelândia e cerejas do Chile, ganharam popularidade no mercado chinês. O período também testemunhou os sucessos da cinemateca chinesa e do crescimento de startups de inteligência artificial, como DeepSeek.

A Iniciativa de Segurança Global Aponta Direção à Paz Duradoura e à Segurança Universal
A comunidade internacional está a enfrentar múltiplos desafios, que se assolam pelo mundo com a pandemia da covid-19, agravando-se com os impactos do confronto entre a Rússia e a Ucrânia, gerando assim diversas ameaças à segurança mundial.
mais