Artigos sobre China

De mãos dadas a lidar com a pandemia para acolher um futuro brilhante
Desde o surto da covid-19, o governo chinês sempre insistiu na política de pessoas e vidas em primeiro lugar, coordenando efetivamente a prevenção e o controlo da pandemia com o desenvolvimento socio-económico e ajustando científica e dinamicamente a estratégia de prevenção e controlo da pandemia com base nas suas próprias condições nacionais, o que culmina em proteger ao máximo a vida e a saúde de mais de 1,4 bilhão de cidadãos chineses, reduzindo o impacto da pandemia no desenvolvimento socio-económico e alcançando realizações brilhantes com remarque mundial.

Milhões de chineses receosos no regresso a casa após fim de restrições
Por estrada ou por mar, de avião ou de comboio, milhões de chineses estão a caminho da terra natal para festejar a passagem do ano lunar com a família, na maior migração interna do planeta.

COVID. Áustria junta-se aos que exigem teste negativo a quem vem da China
A Áustria juntou-se hoje aos países que exigem a quem vem da China um teste negativo de COVID-19 para entrar, anunciaram as autoridades de saúde, depois da União Europeia ter recomendado fortemente esta medida.

Estimativa aponta 40% da população chinesa infectada com COVID só no último mês
Especialistas locais estimam que um total de 600 milhões de pessoas terá sido infectada com covid-19 na China, ao longo do último mês, depois de o país ter posto fim à política de 'zero casos'.

Em 2022 o mundo mudou
É hoje ponto geralmente assente que o mundo mudou em 2022. Ao longo da década passada grandes mudanças já se vinham verificando a todos os níveis designadamente políticos, económicos, sociais e culturais.

O ano da guerra
Destacam-se, em 2022, uma boa e uma “grande” má notícia. A boa notícia foi a esperada retoma à “normalidade”, após as restrições da pandemia da Covid-19: O mundo voltou às ruas, os eventos culturais saíram do zoom, e o turismo renasceu. A má notícia, em destaque, é a guerra na Ucrânia, com a crise de refugiados provocada e os seus impactos brutais nos preços de quase tudo. Mas vários outros acontecimentos merecem destaque neste ano que ora finda… Este é 2022 em revista.

OMS discute com China explosão de casos de Covid-19 pede dados
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou hoje que participou numa reunião de alto nível com duas organizações de saúde chinesas, para discutir a explosão de casos de covid-19 naquele país e solicitar dados em tempo real.

“A inflação de forma generalizada e a expectativa negativa dos consumidores e empresas podem ser destacadas como factos mais preocupantes do ano”
A perda de poder de compra causada pela inflação sem dúvida trará grandes preocupações para os decisores e politicas públicas mais eficazes serão necessárias para contrariar as expectativas negativas dos agentes económicos e garantir a necessária dinámica do crescimento económico do país.

“Saúde Mental: Criatividade, Ousadia e Solidariedade, precisa-se”
Ainda que todas as implicações da Covid-19 na saúde das pessoas não tenham sido totalmente avaliadas, não restam dúvidas de que a saúde mental é das áreas mais afetadas.

China e Rússia concluem exercícios militares navais conjuntos
A China e a Rússia terminaram os exercícios militares navais, iniciados há uma semana, nas águas a leste da China, noticiou hoje a agência oficial chinesa Xinhua.

Pequim nega existência de esquadras secretas no estrangeiro
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse na quinta-feira que "não existem de todo" esquadras secretas no estrangeiro, respondendo às investigações de alguns países sobre a alegada presença destes espaços no seu território.

COVID-19: Crematórios sobrecarregados na China com explosão de casos
Vários crematórios chineses admitiram estar sobrecarregados devido a uma onda de casos de covid-19, apesar de o número oficial de mortos divulgado pelas autoridades ser reduzido, noticiou hoje a agência francesa AFP.

China pode repor normalidade pré-pandemia a partir de Março de 2023
O epidemiologista chinês Zhong Nanshan prevê que a China possa repor a normalidade do quotidiano pré-pandemia por volta do segundo trimestre de 2023, de acordo com declarações à imprensa.

As dinâmicas na política internacional, atualmente uma guerra que não é apenas dos Russos e dos Ucranianos
A guerra na Ucrânia de algum tempo a esta data deixou de ser apenas uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia, pois ela está a mobilizar todos os atores internacionais de maior influência, porquanto nenhum destes a ela é indiferente. A dinâmica das relações internacionais é hoje particularmente condicionada pelas atitudes e ações à volta deste conflito.

China anula várias medidas de prevenção e sinaliza fim da estratégia ‘zero casos’ de covid-19
A China aboliu hoje várias medidas de prevenção contra a covid-19, incluindo o isolamento em instalações designadas de todos os casos positivos, sinalizando o fim da estratégia ‘zero casos’, que é fonte de descontentamento popular.

Análise simples pode detectar Alzheimer numa fase inicial
Um novo estudo da Shanghai Jiao Tong University e do Institute of Biophysics, Chinese Academy of Sciences, na China, revelou que um simples teste à urina pode ajudar a identificar Alzheimer num estágio precoce.

Maior cidade do sul da China volta a ser palco de confrontos
Cantão, a maior cidade do sul da China, voltou hoje a registar confrontos violentos entre manifestantes e agentes da polícia, depois de um fim de semana marcado por manifestações em todo o país contra a estratégia 'zero covid'.

Anthony Fauci acusa China de falta de transparência
O epidemiologista chefe dos Estados Unidos, Anthony Fauci, defendeu hoje que faltou transparência e uma maior protecção da população mais vulnerável na estratégia do governo chinês de combate à pandemia de Covid-19.

COVID-19: Protestos crescem na China contra estratégia de tolerância zero
As manifestações contra as restrições impostas pela China na estratégia 'zero covid' espalharam-se este fim de semana por grandes cidades como Pequim, Xangai e Nanjing, de acordo com imagens divulgadas nas redes sociais.

Dissidência política na China aumenta apesar de repressão do regime
A dissidência política está a aumentar de forma generalizada na China, apesar do clima de repressão do regime de Pequim, conclui um estudo de uma organização não governamental, citado pela Freedom House.
mais