Artigos sobre mão-de-obra

Primeiro-ministro britânico anuncia medidas para reduzir imigração
Keir Starmer prometeu hoje "retomar finalmente o controlo das fronteiras do Reino Unido" ao anunciar um plano para reduzir a imigração, numa altura em que o Reino Unido assiste ao aumento da direita populista.

Maio: Falta de mão-de-obra qualificada condiciona construção civil e restauração – empresários
A falta de mão-de-obra qualificada tem condicionado a construção civil e a restauração na ilha do Maio, muito devido a saída de jovens da ilha e a falta de formação profissional para os que ficam.

“O Sal já é um destino de excelência”
Cabo Verde recebeu em 2024 uma fasquia histórica de turistas, 1,2 milhões, cerca de metade dos quais no Sal. Com o número em tendência crescente e a diversificação a ganhar força, este é um momento de muitas oportunidades, mas também vários desafios para a ilha mais turística do arquipélago, que é já um destino conhecido “a nível mundial”. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o presidente da Câmara Municipal do Sal fala dos investimentos em curso, dos novos hotéis e novos tipos de turismo. Fala ainda desafios habitacionais existentes, que tendem a agravar-se, e a que se junta o “novo” fenómeno do alojamento local, bem como da carência de mão-de-obra, que poderá modificar as tabelas salariais. Júlio Lopes sublinha ainda o desafio do desenvolvimento sustentável nas suas três vertentes (ambiental, social e económica) e, optimista quanto ao futuro, deixa, no entanto, um aviso: "É preciso cuidar do Sal, porque, se não, poderá haver impactos negativos para todo o país no futuro."

Entre pragas, muita chuva e falta de mão-de-obra
O cenário agrícola deste ano apresenta desafios distintos. Em algumas regiões, a falta de chuvas e a proliferação de pragas, nomeadamente a lagarta- do-cartucho, ameaçam a produção do milho e feijão, enquanto outras enfrentam o excesso de chuvas, causando o apodrecimento das raízes das plantas. O encarecimento da mão-de-obra devido à emigração dos jovens, é um dos desafios que fazem com que haja incertezas quanto à colheita.

“Não podemos dramatizar a mobilidade”
Numa conversa que teve como mote os 30 anos do IEFP, que se celebram a 22 de Agosto, o Presidente do Instituto, Paulo Santos, passa em revista as principais conquistas e traça a visão para o futuro. A questão da mobilidade, num mundo globalizado, é um ponto incontornável com Cabo Verde a querer instituir-se como polo formativo de excelência internacional. Hoje, a mão-de-obra cabo-verdiana é já um diferencial procurado por países estrangeiros, algo que, considera, nos deve orgulhar e que é preciso desdramatizar. Ao mesmo tempo, e olhando a migração de profissionais qualificados, Paulo Santos desconstrói discussões e refuta tratar-se de uma fuga “em desespero” por falta de oportunidades. Refuta ainda, apontando os dados da Formação Profissional, que o país se tenha esvaziado de mão-de-obra especializada. Estes são alguns dos temas abordados, numa entrevista onde Paulo Santos exorta ainda certos sectores competitivos, como o turismo, a aumentarem salários.

“O que falta não é mão-de-obra, mas mão-de-obra qualificada” – empresários
No sector da construção civil, a emigração tem revelado uma dificuldade distinta: embora a quantidade de trabalhadores disponíveis não tenha diminuído significativamente, a qualidade desta tem-se tornado uma preocupação crescente. Enquanto a demanda por projectos de construção aumenta, a carência de carpinteiros, ladrilhadores, pintores e outros especializados torna-se um desafio para o sector.

Edição 1184
A conquista da primeira medalha olímpica para Cabo Verde faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.

Seca, roubos e invasão de água salobra diminuem produção em Santa Cruz
O concelho de Santa Cruz, conhecido pela abundante produção de bananas no país, enfrenta uma diminuição considerável na colheita. Em Ribeira dos Picos, o cenário de bananeiras a perder de vista deu lugar a várias áreas vazias, resultado da falta de chuvas e da invasão de água salobra nos terrenos, conforme relataram ao Expresso das Ilhas os produtores locais.

“A capacidade de formação de Cabo Verde não cobre as necessidades do sector da hotelaria e turismo” - Presidente da Câmara de Turismo
O presidente da Câmara de Turismo considera que a capacidade de formação de Cabo Verde não cobre as necessidades do sector da hotelaria e turismo, porque muitos dos formandos emigram, atraídos por Portugal e outros países.

Presidente da AECV constata que emigração está a provocar escassez de mão-de-obra qualificada em Cabo Verde
O presidente da Associação Empresarial de Cabo Verde (AECV), Andrea Benolli, afirmou hoje que o fluxo crescente de pessoas em busca de melhores condições de vida no estrangeiro está a provocar a escassez de mão-de-obra qualificada no País.

Alsa Todi vai recrutar mais 18 motoristas em Cabo Verde
A empresa de transportes rodoviários na Península de Setúbal Alsa Todi, em Portugal, tem a decorrer um processo que vai permitir contratar mais 18 motoristas oriundos de Cabo Verde.

Depois da Carris, AVF quer recrutar motoristas em Cabo Verde
A empresa portuguesa Auto Viação Feirense (AVF) vai recrutar motoristas de autocarro na cidade da Praia, para trabalhar em Portugal.
mais