David Pina, pugilista internacional cabo-verdiano, 27 anos, oriundo de Santa Cruz, interior de Santiago, e a residir nos últimos anos em Portugal, fez história ao conquistar a primeira medalha olímpica de sempre para Cabo Verde. O feito, a conquista da Medalha de Bronze, na categoria -51 Kg, aconteceu nas XXXIII Olimpíadas de Paris, que decorre até 11 do corrente, ao derrotar, com mestria, nas quartas-de-final, o zambiano, Patrick Chinyemba, campeão africano, por 5-0.
Destaque igualmente para a entrevista com Nelson Faria o novo presidente da Associação de Defesa do Consumidor.
Eleito em Junho novo presidente da Associação para Defesa do Consumidor (ADECO), Nelson Faria assume a ambição de conseguir aumentar a rede nacional da organização, a par da melhoria da cultura de consumo no país, com maior noção de direitos e deveres. Na forja está a proposta para uma Lei do Consumidor mais moderna e adequada às actuais condições de mercado.
Na Política damos destaque às mudanças no governo.
A Saída de Abraão Vicente do governo para se candidatar às eleições autárquicas ‘obriga’ a mudanças. Augusto Veiga vai assumir a pasta da Cultura e Indústrias Criativas e Jorge Santos acumula o ministério das Comunidades com o cargo de Ministro do Mar.
Ainda na Política damos destaque à apresentação dos candidatos do MpD às Assembleias Municipais que vão decorrer este ano.
Fernando Elísio Freire, vice-presidente do partido, garantiu, em conferência de imprensa que o partido está empenhado em continuar a ser “o maior partido autárquico alinhado com o ADN dos cabo-verdianos”. Igualdade de género garantida através da divisão igual de candidaturas entre homens e mulheres.
Na reportagem desta semana abordamos o problema da falta de mão-de-obra qualificada em Cabo Verde.
No sector da construção civil, a emigração tem revelado uma dificuldade distinta: embora a quantidade de trabalhadores disponíveis não tenha diminuído significativamente, a qualidade desta tem-se tornado uma preocupação crescente. Enquanto a demanda por projectos de construção aumenta, a carência de carpinteiros, ladrilhadores, pintores e outros especializados torna-se um desafio para o sector.
A ler, igualmente os artigos de opinião ‘Instituições ocas e dirigentes submissos’ de Irlando Ferreira e ‘Vamo-nos divertir (Let’s have fun)!’ de Lígia Dias Fonseca.