A comunicação foi oficializada esta manhã pela Embaixada de Cabo Verde em Portugal, que convida todos os cabo-verdianos a acolher “o jovem herói cabo-verdiano” David de Pina no aeroporto de Lisboa no dia 12 de Agosto, pelas 22:30, com “a morabeza de sempre” dos cabo-verdianos.
“E vamos levar connosco um familiar ou amigo, fazendo disso uma festa, ordeira, viva e bonita! Viva Cabo Verde”, lê-se na página da representação diplomática cabo-verdiana nas redes sociais.
De acordo com a fonte, o atleta ganhou uma medalha que “sabe a ouro” pelas “circunstâncias difíceis” que teve de enfrentar, tendo lançado um convite a todos no sentido de “comparecerem em força” no aeroporto de Lisboa para mostrar “a gratidão e o reconhecimento” por este “feito histórico” de um jovem cabo-verdiano, fruto de “muito trabalho, dedicação e sacrifícios”.
O feito alcançado pelo pugilista David de Pina é inédito na história da nação cabo-verdiana, tornando-se no primeiro atleta nacional a garantir uma medalha olímpica desde a primeira participação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, lê-se na missiva.
David de Pina venceu em Paris o tailandês Thitisan Panmot e o zambiano Patrick Chinyemba, campeão africano, antes de cair nas meias-finais ante o uzbeque Hasanboy Dusmatov, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016.
David de Pina reside em Portugal nos últimos anos.