Paris2024: Governo agracia David de Pina com a Medalha de Mérito Desportivo de 1º Grau

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,13 ago 2024 17:01

O pugilista internacional cabo-verdiano David Pina, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, vai ser condecorado na quarta-feira, 14, pelo Governo com a Medalha de Mérito Desportivo de 1.º Grau.

Vencedor da primeira medalha olímpica de sempre para Cabo Verde, feito conquistado em Paris2024, David de Pina, de acordo com uma nota de imprensa do Governo, vai ser laureado “como reconhecimento pelas suas conquistas e representação exemplar dos valores do desporto” e “motivo de orgulho para toda a nação cabo-verdiana”.

“Esta condecoração, sob liderança do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, visa homenagear publicamente as notáveis qualidades pessoais e profissionais deste jovem atleta”, lê-se na nota.

David de Pina, de acordo com a fonte, permanecerá como "uma referência desportiva", projectando o espírito de "resiliência e superação" característicos do povo cabo-verdiano e inspirando futuras gerações a sonharem alto.

Daniel David Varela de Pina, conhecido no meio desportivo como David de Pina, nasceu em Santa Cruz, na ilha de Santiago, a 07 de agosto de 1996 e iniciou a sua carreira no boxe em 2012, aos 15 anos, na Escola Berna em Santa Cruz, e rapidamente se destacou como uma figura proeminente no desporto de combate.

Durante sua trajectória, David de Pina conquistou vários títulos, incluindo quatro campeonatos nacionais em três categorias diferentes (49kg, 52kg e 57kg), seis títulos regionais e dois títulos da Taça de Portugal, além de prémios em competições internacionais.

“Um dos seus momentos mais marcantes ocorreu nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, onde enfrentou o campeão olímpico e mundial Zoirov Shakhobidin, do Uzbequistão, apresentando uma performance notável”, lê-se na missiva governamental.

Nos Jogos Olímpicos de Paris2024, David de Pina fez história ao garantir uma medalha olímpica, a primeira para Cabo Verde desde a sua estreia nos Jogos Olímpicos em 1996, ao vencer adversários de renome e avançar para as meias-finais na categoria até 51kg.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,13 ago 2024 17:01

Editado porAndre Amaral  em  16 set 2024 17:21