Esta semana mostramos-lhe algumas das melhores imagens dos desfiles de Carnaval que encheram as principais ruas do Mindelo e da Praia.
Outro destaque desta edição vai para a entrevista com Leonilde Santos, PCA da ARME.
Com a introdução do 5G em Cabo Verde, a presidente da ARME, Leonilde Santos, garante uma transição assente na partilha de infraestruturas, na cobertura nacional e na regulação transparente do espectro, defendendo que a nova tecnologia será um acelerador da transformação digital, sem deixar para trás as zonas mais remotas do país.
Também em destaque está o caso do salário da primeira-dama com o Ministério Público a acusar formalmente quatro arguidos ligados à Presidência da República.
O Ministério Público (MP) deduziu acusação formal contra quatro arguidos ligados à Presidência da República pelos crimes de peculato, participação ilícita em negócios e recebimento indevido de vantagem. Entre os envolvidos está a Primeira-Dama, que recebeu durante dois anos um salário mensal e outros benefícios sem amparo legal. O caso tornou-se público em Dezembro de 2023 e a devolução dos montantes não impediu o avanço do processo.
Na Política o destaque vai para a publicação do calendário eleitoral pela Comissão Nacional de Eleições.
A campanha eleitoral para as legislativas de 17 de Maio decorrerá das 00h00 do dia 30 de Abril até às 24h00 do dia 15 de Maio, enquanto a apresentação das candidaturas junto dos Tribunais de Comarca está marcada para o intervalo entre 28 de Março e 7 de Abril.
Na Economia olhamos para o estudo sobre as fintech em Cabo Verde.
Como o nome indica, fintech significa tecnologia financeira – designação que serve de referência aos novos players emergentes no mercado financeiro e cujos modelos de negócio contemplam a criação de soluções inovadoras de base tecnológica relacionadas com serviços financeiros, mas também que identifica as próprias tecnologias digitais aplicadas aos serviços financeiros para a criação dessas soluções inovadoras. O BCV quis saber quantos são, onde estão, o que fazem e que dificuldades enfrentam e para isso fez um estudo de caracterização das iniciativas fintech em Cabo Verde.
Destaque ainda para a reportagem sobre a adopção de animais na cidade da Praia.
A Associação Bons Amigos e o Movimento Cívico Comunidade Responsável (MCCR) partem de experiências distintas, mas cruzam-se no mesmo terreno: a defesa dos animais e a construção de uma política pública mais eficaz para a gestão da população canina e felina do país. O ano de 2025 surge como um marco simbólico, sobretudo na Cidade da Praia, onde se regista, pela primeira vez em mais de duas décadas, uma lista de espera para adopções.
A ler igualmente os artigos de opinião ‘Carnaval: um olhar sobre alguns componentes’ de Carlos Filipe Gonçalves e ‘A CPLP como ecossistema vivo. Uma visão para o futuro da lusofonia’ escrito por Paulo Veiga
homepage







