Artigos sobre Ministério Público
Tráfico de Pessoas - Dez Anos de Lei, Uma Única Condenação
Chegou a Cabo Verde com a promessa de um trabalho, mas o que encontrou foi a exploração sexual, na turística ilha do Sal. Depois de uma denúncia, o caso chegou a julgamento, resultando na única condenação por tráfico de pessoas desde que o crime entrou na lei, em 2015. Desde então, pelo Ministério Público passaram 19 casos suspeitos: seis estão em andamento, 11 foram arquivados por falta de indícios e apenas dois foram julgados (esta condenação e uma absolvição). São dados partilhados pelo Observatório Nacional de Tráfico de Pessoas (ONTP), formalmente constituído há um ano, que reconhece que os números podem não contar todas as histórias: escondem uma realidade que ninguém consegue, a nível mundial, medir por completo. Com o seu trabalho de sensibilização, prevenção e articulação, o ONTP espera que este crime saia das sombras, num terreno onde as fronteiras do que constitui tráfico nem sempre são claras.
Prisão preventiva para arguido suspeito de abusar sexualmente da sobrinha menor em Santa Cruz
O Tribunal da Comarca de Santa Cruz aplicou prisão preventiva a um homem suspeito de abusar sexualmente da sobrinha menor, após detenção ordenada pelo Ministério Público no dia 8 de Novembro.
Ministério Público acusa homem de homicídio na Boa Vista
O Ministério Público acusou um homem de 29 anos pela prática de homicídio agravado e posse de arma na Boa Vista. O Tribunal decidiu que o arguido deve continuar em prisão preventiva, medida aplicada desde a fase inicial da investigação relativa ao crime ocorrido em junho deste ano, no Bairro da Boa Esperança, em Sal Rei.
Ministério público acusa quatro funcionários do INPS por lavagem de capitais
O ministério público deduziu acusação contra quatro cidadãos ligados ao Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) pela alegada prática, em coautoria material e na forma consumada, de um crime de lavagem de capitais.
Dois homens detidos em Santa Catarina suspeitos de vários crimes
O Ministério Público ordenou, nesta sexta-feira, a detenção, fora de flagrante delito, de dois homens residentes no Concelho de Santa Catarina, suspeitos de vários crimes, informou, hoje, a Procuradoria-Geral da República.
Pendências diminuíram a nível nacional
É pequena – 2% – mas não deixa de ser uma descida, como assinala o relatório de actividades do ano judicial de 2024/2025 do Ministério Público.
Presidente do CSMP confere posse a sete novos procuradores da república
O presidente do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), Luís Landim, conferiu esta quarta-feira a posse a 07 procuradores da república de 3ª classe, frisando que o dever dos magistrados é contribuir de forma responsável para dignificar o cargo.
Violência Sexual e IVG: Sementes do silêncio
A Lei do Aborto em vigor, que despenaliza a interrupção voluntária da gravidez (IVG) até às 12 semanas de gestação, não distingue pessoas, casos e circunstâncias. É igual para mulheres adultas ou crianças. É igual para gravidezes feitas no amor ou na violência. E parece haver um silenciamento quase total sobre estas últimas. Uma omissão geral do sistema e uma dupla falha quando se trata de crianças e adolescentes, faixa etária na qual o país se desdobra em papéis e leis sem nunca abordar esta problemática.
Ministério Público ordena detenção de seis indivíduos por crimes graves contra menores e violência baseada no género na Praia
Seis indivíduos, cinco homens e uma mulher, todos de nacionalidade cabo-verdiana e com idades entre os 18 e os 62 anos, foram detidos fora de flagrante delito por ordem do Ministério Público da Comarca da Praia, no âmbito de uma investigação que apura a prática de vários crimes graves, incluindo prostituição de menor com penetração, sequestro e abuso sexual de crianças.
Dados da PN sobre criminalidade: José Rebelo afirma que não há diminuição dos crimes, mas sim das queixas
O especialista em segurança José Rebelo afirmou à RCV que a aparente redução da criminalidade em Cabo Verde, divulgada nos dados da Polícia Nacional, não reflecte a realidade. Segundo o especialista, a diminuição registada diz respeito apenas ao número de ocorrências reportadas à polícia e não à real incidência de crimes no país.
Acções do projecto Escola Segura aumentaram 17% afirma ministro
As acções do projecto Escola Segura registaram um aumento de 17% e continuarão a ser reforçadas, afirmou o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, ao abordar os episódios de violência registados nos liceus da ilha do Sal. O governante confirmou ainda que as forças de segurança realizaram várias detenções, incluindo casos de agressão entre alunos, porte de armas brancas e substâncias estupefacientes.
Tribunal aplica medidas cautelar e prisão preventiva a menores detidos na Brava
O Tribunal da Comarca da Brava aplicou medidas cautelar e prisão preventiva a dois menores detidos numa operação conjunta da Polícia Nacional, do Ministério Público e do Tribunal, que resultou na apreensão de 3.970 gramas de produtos suspeitos de serem estupefacientes, nomeadamente marijuana.
MP arquiva investigação sobre gestão da TACV
O Ministério Público decidiu arquivar o processo, iniciado em 2017, que investigava possíveis ilícitos criminais na gestão dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) durante o Governo do PAICV. A decisão de arquivamento foi comunicada publicamente pela Procuradoria-Geral da República, após a conclusão da instrução do inquérito, conduzida pelo Departamento Central de Ação Penal (DCAP).
Atacar e desacreditar a Justiça para se assegurar a impunidade
“Os delitos deixam de ser punidos, de acordo com as conveniências de livrar os criminosos da vez. Já era assim no Brasil colonial, quando o sistema costumava fazer vistas grossas para roubos, contrabandos e até assassinatos, caso o perdão atendesse a interesses específicos. Em muitos episódios, mesmo na hipótese de ser aplicada alguma pena, ela raramente era cumprida de forma integral.”
Campanhas eleitorais prematuras tiram tranquilidade e foco ao país
O mundo inteiro continua a observar com um misto de fascínio e inquietação as primeiras semanas do governo Donald Trump. Chama a atenção a rapidez com que se move para desarticular estruturas como a USAID e para se intrometer em sectores-chave da administração federal com objectivos claros de forçar a saída de altos funcionários, de moldar o comportamento das instituições com prejuízo para o cumprimento da lei e de se posicionar para aceder a informações privilegiadas de privados, empresas e outras entidades. Fica evidente a dificuldade dos poderes legislativo e judicial em enfrentar o autêntico blitzkrieg que tem sido a acção do poder executivo de Trump e uma das razões para isso é que não funcionam à mesma velocidade.
Portugal: Agente da PSP contradiz-se sobre faca e Ministério Público investiga alegada falsificação de auto
O agente da PSP acusado de homicídio de Odair Moniz, na Cova da Moura, admitiu à Polícia Judiciária que não foi ameaçado com uma faca, apesar de o ter mencionado no auto de notícia enviado ao Ministério Público
Ministério Público português acusa de homicídio agente da PSP envolvido na morte de Odair Moniz
O Ministério Público português (MP) acusou de homicídio o agente da PSP envolvido na morte de Odair Moniz no bairro da Cova da Moura (Amadora), distrito de Lisboa, confirmou hoje à agência Lusa o advogado do arguido.
Implementação do SIJ inicia com 16 dias de atraso nas Comarcas da Praia e São Vicente
O Procurador-Geral da República determinou a operacionalização do Sistema de Informação da Justiça (SIJ) para os serviços do Ministério Público das Comarcas da Praia e de São Vicente. A implementação do sistema, que se tornou obrigatória a partir de 1 de Janeiro, está com 16 dias de atraso.
Ministério Público abre instrução sobre menor que disparou arma de fogo na Brava
O Ministério Público (MP) anunciou esta quarta-feira, 15, a abertura de instrução para apurar responsabilidades no caso do disparo de arma de fogo ocorrido na cidade de Nova Sintra, ilha Brava. O incidente envolveu um menor de 14 anos, que disparou contra um colega, e o pai do menor, detido por posse ilegal de munições.
CNE remete sete queixas ao Ministério Público por indícios de crimes eleitorais
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) informou esta quinta-feira, 26, que remeteu ao Ministério Público sete das 52 queixas recebidas, no âmbito das eleições autárquicas de 1 de Dezembro deste ano, por indícios de crimes eleitorais previstos no Código Eleitoral.
mais
homepage







