Artigos sobre VBG
São Filipe com casa de casa de acolhimento de vítimas de VBG
A cidade de São Filipe conta com uma casa de acolhimento das vítimas da violência baseada no género (VBG) com capacidade para acolher oito vítimas para um período máximo de seis meses.
Prisão preventiva e apresentação periódica a homens suspeitos de vários crimes no Fogo
O Tribunal da Comarca de São Filipe decretou prisão preventiva, apresentação periódica e outras medidas de coação que implicam proibição do contacto com a vítima, a cinco suspeitos de violência baseada no género, abuso sexual na forma tentada, maus tratos a ascendentes, ameaças e furtos.
Licença para matar
A violência contra as mulheres no âmbito familiar continua a ser considerada normal e aceitável na nossa sociedade, embora os discursos políticos neguem essa realidade. E combater essa mentalidade exige que os tribunais tenham uma postura firme e uma compreensão integral do espírito da lei e da dignidade da pessoa humana que é uma mulher.
Rede quer 2025 como ano de prevenção e luta contra a VBG
A Violência Baseada no Género (VBG) é uma situação urgente e exige um esforço de todos no seu combate e prevenção. É com esta perspectiva que a Rede Interinstitucional de Promoção de Igualdade e Equidade de Género e Combate à VBG no sector da pesca artesanal sustentável em São Vicente quer que 2025 seja declarado como ano de prevenção e combate à VBG.
Apresentação periódica e proibição de contacto com a vítima ao suspeito de VBG no Fogo
O Tribunal da Comarca de São Filipe, no Fogo, decretou, como medida de coacção a proibição de contacto com a vítima e apresentação periódica às autoridades policiais, um indivíduo suspeito de quatro crime de violência baseada no género na forma agravada.
Prisão preventiva para suspeito de VBG e crime de armas no Fogo
O Tribunal da Comarca de São Filipe decretou prisão preventiva para um indivíduo de 22 anos, natural da ilha do Fogo, investigado por crimes de violência baseada no género e crime de armas.
Tribunal proíbe suspeito de VBG de se aproximar da vítima
Segundo o Ministério Público, o homem de 32 anos foi detido no âmbito de uma investigação.
MP detém dois indivíduos por crimes de violência doméstica e maus tratos na Praia
Aos suspeitos o Tribunal proibiu o contacto e a aproximação das vítimas e apresentação periódica.
Presidente do ICIEG “preocupada” com homicídios com base em Violência Baseada no Género
A presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Marisa Carvalho, manifestou-se hoje preocupada com situações de homicídios no país com base na Violência Baseada no Género (VBG) e apelou a mais denúncias.
Dois suspeitos de crimes de VBG detidos em São Vicente.
O Ministério Público ordenou a detenção, fora de flagrante delito, de dois indivíduos do sexo masculino, por suspeita da pratica do crime de Violência Baseada no Género (VBG) na ilha de São Vicente.
PAICV aponta áreas críticas de actuação e MpD destaca avanços e compromisso com políticas sociais
No debate parlamentar que se iniciou hoje, o Movimento para a Democracia (MpD) e o Partido Africano Para Independência de Cabo Verde (PAICV) apresentaram perspectivas divergentes sobre o estado das políticas sociais no país. Enquanto o PAICV destacou áreas críticas que demandam uma actuação mais enérgica por parte do governo o MpD enfatizou os avanços significativos e reiterou o compromisso com a inclusão e o bem-estar dos cabo-verdianos.
ICIEG assina protocolo para construção de centros de acolhimento para mulheres em situação de risco
O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, os Irmãos Capuchinhos de Cabo Verde e a Fundación Religiosos para la Salud, assinaram hoje um protocolo de cooperação para a instalação de Centros de Acolhimento de Mulheres em situação de vulnerabilidade e Vítimas de VBG
Não é só uma nódoa, Senhor Presidente!
Ainda nem conseguimos perceber a razão última que levou à morte de uma mulher pelo seu companheiro e já somos novamente assombrados por uma outra morte de mulher, igualmente causada, tudo indica, por um homem com quem ela vivia ou viveu. E nos últimos tempos tem sido assim. Violência atrás de violência contra as mulheres, em muitos casos, seguida do suicídio do autor do homicídio. Uma tragédia que aumenta de dimensão sempre que para trás ficam crianças.
ICIEG apela à denúncia de VBG para prevenir tragédias
O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) fez um apelo para que as vítimas denunciem casos de violência baseada no género (VBG) nas relações, visando evitar tragédias, e também destacou a importância da divulgação responsável das informações relacionadas a esses casos.
Apresentações periódicas a suspeitos de VBG e abuso sexual de crianças
O Tribunal da Comarca da Praia decretou apresentação periódica e outras medidas de coação que implicam proibição do contacto com a vítima, a seis suspeitos de crimes de violência baseada no género – agravado e abuso sexual de crianças.
Apresentação periódica para suspeitos de maus-tratos e VBG no Fogo
O Tribunal da Comarca de São Filipe e o Tribunal da Comarca de Mosteiros decretaram medidas de apresentação periódica e proibição de contacto com as vítimas a três indivíduos, sendo um deles atleta, após serem indiciados por crimes de maus-tratos a ascendentes e violência baseada no género. Dois dos arguidos cometeram os crimes contra as suas respetivas mães.
PM reitera "tolerância zero" para os casos de VBG
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reiterou esta sexta-feira, na Cidade da Praia, “tolerância zero" contra os casos de Violência Baseada no Género (VBG).
Dezenas de mulheres marcharam no Mindelo contra a VBG
Dezenas de mulheres marcharam este 8 de Março, no Mindelo, contra a violência sobre as mulheres. De branco e em silêncio, as mulheres carregaram cartazes a pedir medidas eficazes para combater e prevenir a VBG e o Feminicídio.
Prisão preventiva para emigrante suspeito de tentativa de homicídio e VBG
O Tribunal da Comarca da Praia decretou prisão preventiva para um cabo-verdiano de 53 anos, emigrante na França, suspeito de tentativa de homicídio e de dois crimes de violência baseada no género na forma agravada. O referido arguido já tinha sido detido, apresentado ao primeiro interrogatório judicial e aplicado algumas medidas de coação.
ICIEG considera ser importante também trabalhar a dependência emocional das vitimas de VBG
A Presidente do Instituto Cabo-Verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), Marisa Carvalho, defende que para além de trabalhar a questão da dependência financeira é preciso trabalhar a independência emocional que é um factor bastante problemático. Marisa Carvalho falava à imprensa à margem da Feira de Empreendedores e Parceiros que acontece em celebração dos seus 30 anos de existência.
mais