Artigos sobre Marisa Carvalho
ICIEG defende ambiente político igualitário e equitativo para construir uma sociedade cada vez mais democrática
A presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), Marisa Carvalho, defendeu hoje um ambiente político igualitário e equitativo visando a construção de uma sociedade cada vez mais democrática.
“Indicadores mostram que estamos em perigo de ficar para trás naquilo que são as garantias de direitos e deveres dos homens” - ICIEG
Marisa Carvalho, presidente do Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), aborda, nesta entrevista, os dados divulgados no relatório ‘Mulheres e Homens em Cabo Verde, factos e números’ e revela que se há dados em que Cabo Verde está a melhorar é, também, garantir que os homens não fiquem para trás.
Edição 1185
Destaque de manchete para a polémica em torno do salário da Primeira Dama que a Inspecção Geral de Finanças considerou ilegal.
ICIEG considera ser importante também trabalhar a dependência emocional das vitimas de VBG
A Presidente do Instituto Cabo-Verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), Marisa Carvalho, defende que para além de trabalhar a questão da dependência financeira é preciso trabalhar a independência emocional que é um factor bastante problemático. Marisa Carvalho falava à imprensa à margem da Feira de Empreendedores e Parceiros que acontece em celebração dos seus 30 anos de existência.
A violência também os atinge
A violência é um problema grave que afecta diversas camadas da sociedade e as suas vítimas podem ser encontradas em todos os géneros. Embora as estatísticas geralmente se concentrem nas mulheres como vítimas, os homens também enfrentam uma variedade de formas de agressão e muitas vezes em silêncio, em parte devido aos estigmas sociais associados à masculinidade.
Presidente do ICIEG diz que, apesar dos desafios, Cabo Verde está numa situação “bastante benéfica” na questão do género
A presidente do ICIEG defendeu hoje que Cabo Verde está numa situação “bastante benéfica” na questão do género relativamente aos outros países africanos, apesar de o arquipélago enfrentar ainda alguns desafios.
ICIEG pede criação de mecanismos para denunciar assédio no trabalho
A presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Marisa Carvalho, defende a criação de mecanismos nas instituições do país para garantir a segurança e permitir denunciar casos de assédio no trabalho.
Denúncias de casos de VBG aumentaram 15,8% em 2022
As denúncias de casos de VBG aumentaram 15,8% em 2022. Informação avançada aos jornalistas pela presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), no âmbito da V Semana de Reflexão sobre Violência Baseada no Género (VBG).
ICIEG actualiza relatório sobre uso do tempo e trabalho não remunerado
O Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) assinou um memorando de entendimento com o Instituto Nacional de Estatística (INE), no sentido de actualizar o relatório sobre “Uso do Tempo e Trabalho Não Remunerado em Cabo Verde”, realizado pela primeira vez em 2012.
Sororidade: “Juntas somos mais fortes”
Semelhante ao conceito de fraternidade, mas no feminino, sororidade é, resumidamente, a união, a empatia, e o apoio mútuo entre as mulheres para que juntas ultrapassem os desafios que a sociedade lhes impõe. Há muito que, mesmo sem usar o termo, organizações e movimentos tentam promovê-la, mas nunca como hoje ela foi ponto tão central nas questões de equidade de género. Três mulheres falam aqui dessa coisa feminina, que é a Sororidade.
Nova presidente do ICIEG promete melhorar celeridade nas respostas e fortalecer políticas de igualdade de género
A nova presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), empossada hoje, prometeu trabalhar para melhorar a coordenação e celeridade nas respostas e fortalecer a transversalização das políticas de promoção de igualdade de género.
mais