Edição 1185

PorExpresso das Ilhas,14 ago 2024 0:00

Destaque de manchete para a polémica em torno do salário da Primeira Dama que a Inspecção Geral de Finanças considerou ilegal.

O salário auferido pela Primeira-Dama, Débora Katisa Carvalho, durante dois anos, não tem enquadramento legal, pelo que deverá ser devolvido. O mesmo se aplica ao vencimento atribuído, ao longo de 20 meses, à conselheira jurídica do Presidente da República, Marisa Morais, entretanto exonerada do cargo. Estas são algumas das conclusões e recomendações que constam do relatório da Inspecção Administrativa e Financeira à Presidência da República, divulgado esta segunda-feira, 12, e realizado na sequência de um pedido da própria Presidência. A devolução dos montantes, no valor de mais de 5 mil contos e mais de 2 mil, respectivamente, é, por enquanto, apenas uma recomendação e terá de ser efectivada pelo Tribunal de Contas.

Também em destaque está a entrevista com a presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Equidade e Igualdade do Género.

Marisa Carvalho, presidente do ICIEG, aborda, nesta conversa com o Expresso das Ilhas, os dados divulgados no relatório ‘Mulheres e Homens em Cabo Verde, factos e números’ e revela que se há dados em que Cabo Verde está a melhorar é, também, garantir que os homens não ficam para trás.

Na Economia abordamos a situação financeira do Banco de Cabo Verde.

O PAICV acusou o governo de pôr em causa a autonomia do Banco Central ao não cobrir o saldo negativo da instituição. Já o governo diz que foi o único a capitalizar o BCV, desde 2010, mas a pandemia travou mais financiamentos. Bancos centrais com capital negativo – apesar de ser uma situação incomum e controversa – há vários no mundo e podem continuar a operar normalmente.

Outro tema em destaque é o Fórum Jubilar dos Jovens Cabo-verdianos que decorreu de 04 a 12 de Agosto na cidade da Praia e deixou marcas indeléveis na juventude cabo-verdiana após uma semana de intensas actividades e reflexões. O fórum serviu como um espaço vital de reflexão e compromisso, preparando os jovens para o futuro de Cabo Verde e para o Jubileu dos 500 Anos da Diocese de Santiago, a ser celebrado em 2033.

Na Cultura damos destaque à edição comemorativa dos 40 anos do Festival da Baía das Gatas.

Arranca na noite desta quinta-feira a edição comemorativa do quadragésimo aniversário do emblemático Festival da Baía das Gatas. Para assinalar a efeméride, esta será a primeira edição que se vai prolongar por quatro dias.

A ler, igualmente, os artigos de opinião ‘Aprofundar a cooperação entre Cabo Verde e a Hungria’, escrito por Emília Fábián, Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da Hungria, ‘Construção da Identidade Nacional Cabo-Verdiana’, de Manuel Brito-Semedo e ‘O triunfo da aviação civil em Cabo Verde’ de Ildo Rocha Fortes.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,14 ago 2024 0:00

Editado porAndre Amaral  em  17 set 2024 11:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.