Edição 1186

PorExpresso das Ilhas,21 ago 2024 0:14

Destaque de manchete, nesta edição do Expresso das Ilhas, para a entrevista com Paulo Santos, Presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Numa conversa que teve como mote os 30 anos do IEFP, que se celebram a 22 de Agosto, o Presidente do Instituto, Paulo Santos, passa em revista as principais conquistas e traça a visão para o futuro. A questão da mobilidade, num mundo globalizado, é um ponto incontornável com Cabo Verde a querer instituir-se como polo formativo de excelência internacional. Hoje, a mão-de-obra cabo-verdiana é já um diferencial procurado por países estrangeiros, algo que, considera, nos deve orgulhar e que é preciso desdramatizar. Ao mesmo tempo, e olhando a migração de profissionais qualificados, Paulo Santos desconstrói discussões e refuta tratar-se de uma fuga “em desespero” por falta de oportunidades. Refuta ainda, apontando os dados da Formação Profissional, que o país se tenha esvaziado de mão-de-obra especializada. Estes são alguns dos temas abordados, numa entrevista onde Paulo Santos exorta ainda certos sectores competitivos, como o turismo, a aumentarem salários.

Também em destaque continua a polémica em volta dos salários pagos irregularmente à Primeira Dama.

O Conselho de Administração da Presidência da República refutou, esta segunda-feira, 19 de Agosto, as alegações de irregularidades apontadas no relatório da Inspecção Geral das Finanças (IGF), e afirmou que o relatório está sendo utilizado para tentar prejudicar a imagem do PR e fragilizar sua intervenção política. O Governo, por sua vez, esclarece que a Presidência actuou “à margem da lei” e pede que todas as responsabilidades sejam assumidas.

Na Economia abordamos o tema da privatização da CV Handling.

Governo já escolheu seis potenciais compradores para os 51% do capital da CV Handling. Das oito propostas recebidas, duas foram eliminadas.

Destaque igualmente para o Relatório de Estabilidade Financeira do Banco de Cabo Verde.

Apesar do contexto de grande instabilidade, relatório do Banco Central revela que sector bancário nacional cresceu e apresentou melhorias nos indicadores de capital, liquidez e rentabilidade. O índice global de estabilidade assinalou um crescimento sólido em 2023, atingindo o ponto mais alto desde 2010. No entanto, subsistem alguns riscos.

Dia 20 de Agosto assinalou-se o Dia Mundial do Mosquito e o Expresso das Ilhas foi saber o que é que está a ser feito no que respeita ao combate aos mosquitos transmissores de doenças como a dengue cujo número de casos tem vindo a crescer desde Novembro. A chegada das primeiras chuvas faz aumentar o nível de alerta das autoridades de saúde.

Na Cultura destaque para a entrevista com Margarida Fontes, autora da biografia “Kamal Hojeige - A experiência de um investidor em Cabo Verde”.

A obra foi apresentada na Praia, pela própria autora, no dia 26 de Julho, num grande evento, num dos hotéis da capital. A actividade, ponto alto das comemorações dos 30 anos do Grupo Khym Negoce, foi uma iniciativa dos promotores do livro, e tinha como público os parceiros e amigos do Grupo. O livro terá outro lançamento na Cidade da Praia previsto para Setembro, mês do aniversário da autora, e em outros pontos do país e da diáspora, incluindo o Senegal, terra natal do biografado. Margarida Fontes revelou ao Expresso das Ilhas que, com a mente liberta e afastada de tudo o que era empecilho para a sua carreira literária, está agora a concluir uma colectânea de contos que homenageia a ilha do Fogo e a perspectivar um futuro romance, “se não surgirem, de repente, propostas de biografias para atrasar esses dois projectos”.

Autoria:Expresso das Ilhas,21 ago 2024 0:14

Editado porAntónio Monteiro  em  13 set 2024 7:21