Artigos sobre ICIEG

ICIEG apresenta projecto “Dona di nha vida” com foco no combate à VBG
O ICIEG apresenta, esta segunda-feira, na Praia, o projecto “Dona di Nha Vida”, um programa de mentoria e iniciação de negócios destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade, e que representa uma importante acção de combate à Violência Baseada no Género.

Falta de férias e salário muito baixo entre principais queixas dos trabalhadores domésticos
A presidente da Associação de Trabalhadores Domésticos de Cabo Verde (ATD-CV) afirmou hoje, que as principais queixas que esta associação tem recebido todas as semanas por parte dos trabalhadores domésticos é a falta de férias e salário baixo.

Cabo Verde e Cooperação Portuguesa lançam projecto para apoiar mulheres
O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) e a Cooperação Portuguesa querem aumentar a produtividade e a autonomia económica das mulheres com um projecto hoje assinado.

A violência também os atinge
A violência é um problema grave que afecta diversas camadas da sociedade e as suas vítimas podem ser encontradas em todos os géneros. Embora as estatísticas geralmente se concentrem nas mulheres como vítimas, os homens também enfrentam uma variedade de formas de agressão e muitas vezes em silêncio, em parte devido aos estigmas sociais associados à masculinidade.

Presidente do ICIEG diz que, apesar dos desafios, Cabo Verde está numa situação “bastante benéfica” na questão do género
A presidente do ICIEG defendeu hoje que Cabo Verde está numa situação “bastante benéfica” na questão do género relativamente aos outros países africanos, apesar de o arquipélago enfrentar ainda alguns desafios.

ICIEG propõe criminalização da homofobia
O Instituto Cabo-verdiano de Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) está empenhado em promover maior segurança e igualdade de tratamento para a comunidade LGBTI em Cabo Verde, por meio de uma proposta de criminalização da homofobia. O objectivo é tornar ilegais os actos de violência, discriminação e incitação ao ódio com base na orientação sexual.

Edição 1124
Manchete, esta semana, para a entrevista com Carlos Veiga, ex-primeiro-ministro e ex-presidente do MpD.

ICIEG pede criação de mecanismos para denunciar assédio no trabalho
A presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Marisa Carvalho, defende a criação de mecanismos nas instituições do país para garantir a segurança e permitir denunciar casos de assédio no trabalho.

Cabo Verde quer reforçar conciliação entre trabalho e vida privada
Todos têm a sua vida privada. E praticamente todos têm também a sua vida laboral, seja no sector formal, seja no informal. Mas conciliar as duas, como todos nós sabemos, nem sempre é fácil, principalmente para as mulheres. Cabo Verde já tomou vários passos no sentido desta conciliação – que se traduz em ganhos sociais, mas também maior produtividade – e promete continuar a tomar. Para tal, serão importantes instrumentos como a Convenção 156 da Organização Internacional do Trabalho, que foi alvo de reflexão e plaidoyer na semana passada. Mas, afinal, em que consta e o que se pretende?

“As mulheres continuam ainda limitadas nos seus direitos” – presidente do ICIEG
A presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Marisa Carvalho, considerou hoje que muitas mulheres continuam ainda a estar “muito limitadas” dos seus direitos a nível social, saúde e financeiro.

Denúncias de casos de VBG aumentaram 15,8% em 2022
As denúncias de casos de VBG aumentaram 15,8% em 2022. Informação avançada aos jornalistas pela presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), no âmbito da V Semana de Reflexão sobre Violência Baseada no Género (VBG).

ICIEG actualiza relatório sobre uso do tempo e trabalho não remunerado
O Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) assinou um memorando de entendimento com o Instituto Nacional de Estatística (INE), no sentido de actualizar o relatório sobre “Uso do Tempo e Trabalho Não Remunerado em Cabo Verde”, realizado pela primeira vez em 2012.

42 mil contos para manter vítimas de VBG longe do agressor
O fundo de apoio às vítimas de violência baseada no género será materializado em 2023, no valor de 42 mil contos. Garantia do ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, em declarações aos jornalistas à entrada do segundo diálogo político de alto nível sobre o plano de acção conjunto para melhoria da implementação da Lei da VBG. O evento decorre na Praia.

Governo desenvolve rede de creches para manter mães adolescentes no sistema educativo
O governo está a desenvolver um plano de manutenção, que deverá estar pronto em Dezembro, no sentido de criar uma rede de creches de suporte às mães adolescentes dentro do sistema educativo ou no sistema de formação profissional.

Mais de 400 mulheres serão empoderadas com formação em diversas áreas de negócio
Mais de 400 mulheres de quatro ilhas de Cabo Verde vão ser empoderadas com formação em diversas áreas de negócio, visando com isso uma maior qualificação, experiência e oportunidade para autoemprego.

ICIEG confirma aumento de casos de VBG e associa-o ao contexto pós-pandemia, crise económica e período de férias
Os casos de VBG em Cabo Verde têm aumentado nas últimas semanas, segundo a presidente do ICIEG, que acredita que o motivo se deve ao contexto pós-pandemia, a crise económica provocada pela guerra e o período de férias.

O Liberalismo nos Costumes em Cabo Verde: entre a Tolerância Tácita e a Revolta conveniente!
“… a morabeza, a nossa morabeza, tinha uma espiritualidade muito própria da alma crioula; uma forma de ser e de estar que transmitia generosidade e inspirava confiança; um estilo peculiar que presenteava amabilidade e cativava quem a descobria.

Conto “A menina dos sonhos roubados" vence 4ª edição do concurso “Contos Igualdade de Género”
O conto “A menina dos sonhos roubados" de Renato Tomar Dos Santos Oliveira Andrade, aluno da Escola Secundária Baltazar Lopes da Silva, Ilha de São Nicolau, é o grande vencedor da 4ª edição do concurso “Contos Igualdade de Género”.

Campanha quer sensibilizar para a saúde mental da mulher na gravidez e pós-parto
Para muitas, ter um bebé é de muita felicidade. Por outro lado, algumas mães desenvolvem problemas mentais, podendo ser uma experiência extremamente stressante e estigmatizante. A atenção à saúde mental das gestantes e puérperas é objecto da campanha Maio Furta-Cor que decorre durante o mês de Maio. O Expresso das Ilhas foi conhecer o projecto.

ICIEG reprova bullying contra candidata nas redes sociais
O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) reprovou, através de um comunicado no Facebook, os ataques e humilhações nas redes sociais contra uma das concorrentes do concurso Miss Fogo 2022, realizado no passado dia 20 de Abril.
mais