Artigos sobre ICIEG

ICIEG actualiza relatório sobre uso do tempo e trabalho não remunerado
O Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) assinou um memorando de entendimento com o Instituto Nacional de Estatística (INE), no sentido de actualizar o relatório sobre “Uso do Tempo e Trabalho Não Remunerado em Cabo Verde”, realizado pela primeira vez em 2012.

42 mil contos para manter vítimas de VBG longe do agressor
O fundo de apoio às vítimas de violência baseada no género será materializado em 2023, no valor de 42 mil contos. Garantia do ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, em declarações aos jornalistas à entrada do segundo diálogo político de alto nível sobre o plano de acção conjunto para melhoria da implementação da Lei da VBG. O evento decorre na Praia.

Governo desenvolve rede de creches para manter mães adolescentes no sistema educativo
O governo está a desenvolver um plano de manutenção, que deverá estar pronto em Dezembro, no sentido de criar uma rede de creches de suporte às mães adolescentes dentro do sistema educativo ou no sistema de formação profissional.

Mais de 400 mulheres serão empoderadas com formação em diversas áreas de negócio
Mais de 400 mulheres de quatro ilhas de Cabo Verde vão ser empoderadas com formação em diversas áreas de negócio, visando com isso uma maior qualificação, experiência e oportunidade para autoemprego.

ICIEG confirma aumento de casos de VBG e associa-o ao contexto pós-pandemia, crise económica e período de férias
Os casos de VBG em Cabo Verde têm aumentado nas últimas semanas, segundo a presidente do ICIEG, que acredita que o motivo se deve ao contexto pós-pandemia, a crise económica provocada pela guerra e o período de férias.

O Liberalismo nos Costumes em Cabo Verde: entre a Tolerância Tácita e a Revolta conveniente!
“… a morabeza, a nossa morabeza, tinha uma espiritualidade muito própria da alma crioula; uma forma de ser e de estar que transmitia generosidade e inspirava confiança; um estilo peculiar que presenteava amabilidade e cativava quem a descobria.

Conto “A menina dos sonhos roubados" vence 4ª edição do concurso “Contos Igualdade de Género”
O conto “A menina dos sonhos roubados" de Renato Tomar Dos Santos Oliveira Andrade, aluno da Escola Secundária Baltazar Lopes da Silva, Ilha de São Nicolau, é o grande vencedor da 4ª edição do concurso “Contos Igualdade de Género”.

Campanha quer sensibilizar para a saúde mental da mulher na gravidez e pós-parto
Para muitas, ter um bebé é de muita felicidade. Por outro lado, algumas mães desenvolvem problemas mentais, podendo ser uma experiência extremamente stressante e estigmatizante. A atenção à saúde mental das gestantes e puérperas é objecto da campanha Maio Furta-Cor que decorre durante o mês de Maio. O Expresso das Ilhas foi conhecer o projecto.

ICIEG reprova bullying contra candidata nas redes sociais
O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) reprovou, através de um comunicado no Facebook, os ataques e humilhações nas redes sociais contra uma das concorrentes do concurso Miss Fogo 2022, realizado no passado dia 20 de Abril.

ICIEG diz que recentes crimes de VBG exigem “pulso firme” face à gravidade dos actos
O ICIEG considerou este domingo que os recentes crimes que vitimaram uma adolescente e um homem no Sal e uma mulher no Fogo exigem de todos medidas e “acções concretas” e “pulso firme” face à gravidade dos actos cometidos.

Nova presidente do ICIEG promete melhorar celeridade nas respostas e fortalecer políticas de igualdade de género
A nova presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), empossada hoje, prometeu trabalhar para melhorar a coordenação e celeridade nas respostas e fortalecer a transversalização das políticas de promoção de igualdade de género.

Marisa Carvalho é a nova presidente do ICIEG
Marisa Carvalho é a nova presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género(ICIEG) e toma posse na próxima segunda-feira,8.

Concurso “Contos igualdade de género” do ICIEG recebe elogios e vai ser replicado a nível da CPLP
O concurso “Contos igualdade de género”, idealizado pelo ICIEG e parceiros, tem recebido elogios dos ministros da CPLP que tutelam a igualdade do género, indicando a iniciativa como exemplo a ser replicado nos estados membros.

Mães antes do tempo
Os números sobre gravidez precoce no Inquérito Demográfico de Saúde Reprodutiva III (IDSR) do INE indicavam que em 2018 havia 9.593 grávidas, entre os 10 e os 19 anos. No momento do inquérito, 12% das adolescentes de 15 a 19 anos de idade já tinham tido, pelo menos, um filho (nado-vivo), contra 15,2% em 2005. Três anos depois deste estudo, a gravidez na adolescência continua sendo uma preocupação. Neste sentido, o ICIEG lançou, no passado mês do Julho, a campanha “Adolescência primeiro, gravidez depois”.

“A Minha Idade” vence 3ª edição do Concurso Contos Igualdade de Género
O conto “A minha idade” de Néliciete Barbosa Tavares, é o vencedor da segunda edição do Concurso Nacional Contos Igualdade de Género.

ICIEG lança campanha “Adolescência primeiro, gravidez depois”.
A presidente do ICIEG afirma que a gravidez na adolescência é uma preocupação e alerta que, neste momento, há um aumento do número de alunas grávidas nas diversas escolas do país, nomeadamente em Porto Novo, Boa Vista e no Sal. Rosana Almeida falava a imprensa durante o lançamento da campanha “Adolescência primeiro gravidez depois”.

ICIEG satisfeito com a criação do Fundo de Apoio a Vítima do VBG
O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) congratulou-se com a decisão do governo em criar o Fundo de Apoio a Vítima de Violência Baseada no Género (VBG).

Grupo Ecobank associa-se ao ICIEG para capacitar 100 mulheres líderes empresárias
O grupo Ecobank e o ICIEG assinaram sexta-feira, 18, um memorando de entendimento, que visa a capacitação de 100 mulheres líderes empresariais cabo-verdianas, em praticamente, todas as áreas de negócio, promovendo a igualdade de género e de oportunidades.

Cabo Verde eleito membro da Comissão sobre o Estatuto da Mulher para o período 2022-2026
Cabo Verde foi eleito, por aclamação, como membro da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CEM), para o período de 2022-2026, e passa a participar directamente nas deliberações da comissão com direito ao voto.

Um caminho irreversível
O aumento da licença de maternidade em Cabo Verde tem vindo a ser recomendado por diversos organismos internacionais e nacionais. Ainda recentemente, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC) levou essa recomendação ao governo, em acção que se soma a várias outras já feitas nesse sentido, com destaque para uma Petição da sociedade civil lançada em 2016. A par desse aumento, a criação de uma licença de paternidade, é outro desígnio nacional. A pandemia veio baralhar um pouco as contas, mas, mais tarde ou mais cedo, Cabo Verde terá de avançar nesse sentido. É “irreversível”, acredita o promotor da Petição, Vladmir Silves Ferreira. Entretanto, esta é uma questão que engloba quase todas as vertentes públicas e privadas da sociedade, e todos terão de ser envolvidos …
mais