Edição 1253

PorExpresso das Ilhas,3 dez 2025 0:00

Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a inauguração da expansão do Parque Eólico de Santiago.

A Cabeólica e o Governo de Cabo Verde assinalaram, a 27 de Novembro, no Parque Eólico de Monte São Filipe, na cidade da Praia, a cerimónia oficial de inauguração do Novo Projecto de Expansão do Parque Eólico de Santiago. O investimento total, que ronda os 40 milhões de euros, foi concebido para reforçar de forma estrutural a capacidade de produção de energia renovável e a estabilidade do sistema eléctrico nacional.

Também em destaque está a reportagem sobre os 15 anos da Fundação Donana.

Criada há 15 anos, a Fundação Donana nasceu da institucionalização de um trabalho solidário que Ana Fonseca Hopffer Almada já fazia há décadas, acudindo a quem lhe batia à porta a pedir ajuda. O próprio nome vem desse apelo: "Don'Ana, mesti don'Ana", diziam, e "Donana" ficou. Com a criação da fundação, o que era ajuda informal ganhou estrutura e escala, numa organização que se tornou referência nacional na solidariedade e cidadania. Hoje congrega dezenas de parceiros e beneficia anualmente milhares de pessoas através do Banco Alimentar, casas da sopa, formação e integração socioeconómica. Uma aritmética que dona Ana explica: "A solidariedade é a única operação onde divisão significa multiplicação".

Na Economia damos destaque à mais recente missão do Grupo de Apoio Orçamental a Cabo Verde.

A missão do GAO, realizada de 20 a 28 de Novembro, terminou com uma avaliação positiva dos progressos registados por Cabo Verde em 2025, mas acompanhada de vários alertas sobre riscos persistentes e a necessidade de acelerar reformas consideradas essenciais para a sustentabilidade económica e social do país. O grupo, que reúne o Governo e seis parceiros internacionais, analisou a evolução macroeconómica, as contas públicas, o sector empresarial do Estado, as políticas sociais, o emprego, a acção climática, os transportes e a modernização administrativa.

Há igualmente espaço para o relatório sobre a desigualdade no mundo que foi apresentado durante a Cimeira do G20 que se realizou em Joanesburgo, na África do Sul.

É um relatório histórico, publicado na última reunião do G20, na África do Sul, e liderado pelo Prémio Nobel da Economia Joseph Stiglitz, e faz soar o alarme sobre a "emergência da desigualdade". A boa notícia é que apesar de ser uma opção, a desigualdade não é inevitável e pode ser revertida.

Na opinião o destaque vai para ‘Renovação Urbana Sustentável do Mindelo – O que fazer com as Casas de Tambor?’, escrito por James Silva Ramos e ‘O Filho Pródigo Está de Volta’, da autoria de João Carlos Silva.

A terminar o destaque vai para o obituário de Vasco Martins escrito por Manuel Brito-Semedo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,3 dez 2025 0:00

Editado porAndre Amaral  em  3 dez 2025 0:04

pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.