Segundo uma nota do ICIEG, esta marcha sob o lema "Existir Sem Medo: Pela Liberdade de Ser", é um marco importante que não só comemora as conquistas alcançadas, mas também destaca os desafios contínuos enfrentados pela comunidade LGBTI em todo o mundo.
O evento ocorrerá no Plateau, com concentração na Praça Alexandre Albuquerque, a partir das 11h00, e incluirá discursos, performances culturais e uma demonstração vibrante de solidariedade e apoio mútuo.
A mesma fonte explicou que o ICIEG, através do projecto “Nu Sta Li”, reconhece e valoriza o trabalho incansável da comunidade LGBTI na promoção e defesa dos direitos humanos, da diversidade e da inclusão de todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, identidade ou expressão de género.
“Estamos cientes dos desafios e obstáculos que a comunidade LGBTI enfrenta, mas também reconhecemos a sua resiliência, coragem e determinação como fontes de inspiração e esperança para muitos que sofrem discriminação e violência por causa de quem são ou de quem amam”, reconhece.
Conforme a mesma fonte, o ICIEG e o projecto “Nu Sta Li” reafirmaram o seu compromisso com a luta pela igualdade e pela dignidade de todas as pessoas. “Continuaremos a apoiar o desenvolvimento de acções de formação, informação, sensibilização e advocacia que contribuam para uma sociedade mais justa, tolerante e respeitadora da diversidade humana”.
“Nu Sta Li” é um projecto que visa o empoderamento da comunidade LGBTI em Cabo Verde.