Artigos sobre inclusão

Grupo Oásis participa no projeto Down Cooking
Iniciativa de inclusão desenvolvida pela Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), a Associação Chefs de Cabo Verde e o Colégio Letrinhas.

“Educar é reinventar o futuro”
A nova rubrica “Repensar a Educação” apresenta-se como um espaço de reflexão crítica e de construção de ideias sobre o papel central da educação em Cabo Verde. Mais do que um simples meio de transmissão de conhecimentos, a escola deve ser encarada como um agente de transformação social, formando cidadãos críticos, com acesso a dados fiáveis e instrumentos eficazes, e promovendo o desenvolvimento colectivo. Este projecto visa reavaliar o contributo da escola na sociedade, destacando a aprendizagem contínua como uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança.

Maioria dos cabo-verdianos apoia casamento entre pessoas do mesmo sexo
O estudo sobre “Perceção da população cabo-verdiana acerca da comunidade LGBTIQ+” do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) revelou que 51% da população cabo-verdiana apoia o casamento civil e a união de facto entre pessoas do mesmo sexo.

Governo apresenta estratégia para inclusão de pessoas com deficiência
O Governo apresentou hoje, na Praia, uma estratégia para reforçar a aplicação de políticas a favor da inclusão de pessoas com deficiência, visando, nomeadamente, promover a sua ascensão social e a autonomia financeira.

MpD afirma que o país está a crescer e a incluir e oposição diz que a população não sente os efeitos do crescimento
O MpD realçou hoje, no parlamento, a melhoria dos indicadores económicos, salientando que Cabo Verde está a crescer e a incluir, enquanto que a oposição sublinhou que a população não está a sentir os efeitos desse crescimento.

Governo vai aprovar resolução que regulamenta o rendimento social de inclusão emergencial
O governo irá aprovar na próxima sexta-feira, em Conselho de Ministros, a resolução que regulamenta o rendimento social de inclusão emergencial e irá fazer uma portaria que permite às pessoas que estão nos sectores informais serem integrados no cadastro social único.

Covid-19/Inclusão : O que muda na vida de pessoas com deficiência auditiva?
Não é novidade que a pandemia da COVID-19 afectou a todos. Entretanto, para as pessoas com deficiência auditiva, que antes já enfrentavam várias dificuldades na comunicação com a sociedade, a pandemia elevou e expôs as vulnerabilidades. Isso, em todo o mundo. Por cá, diz a intérprete Adelsa Tavares que os surdos querem ter acesso a todas as informações sobre o novo coronavírus, pelo que apela a uma maior aposta na linguagem gestual, por forma a se passar todas as mensagens e para que ninguém fique de fora. Já a Escola Eugénio Tavares, que lida com crianças nesta situação, já está a reenquadrar-se no contexto da pandemia.

Destaques da edição 983
A entrevista com José Almada Dias, Presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde TradeInvest faz a manchete da edição desta semana. “A procura por Cabo Verde não diminuiu, pelo contrário”, diz Almada Dias nesta conversa com o Expresso das Ilhas.

“Inclusão de pessoas com deficiência é um direito humano fundamental” – António Guterres
O secretário-geral da ONU, António Guterres, considera que a inclusão de pessoas com deficiência “é um direito humano fundamental” e só garantindo o seu pleno respeito se pode defender “os valores e princípios da Carta das Nações Unidas.”

Praia recebe em Junho intercâmbio inclusivo entre profissionais da CPLP
A ANAPEE-CV promove, de 06 a 08 de Junho, o I intercâmbio inclusivo entre profissionais dos países da CPLP, um evento que visa debater temáticas ligadas à acessibilidade, cultura, educação e desporto e promover a inclusão social.

Editorial: Não há inclusão sem qualidade
Para este ano lectivo o lema adoptado foi “Mais Educação, Mais Inclusão”. No ano de 2017 tinha sido “Educação: um compromisso para o presente e para o futuro” e em 2016 fora “Todas e Todos Sem Distinção de Nenhuma Ordem, Têm Direito a Uma Educação de Qualidade”. Todos belos lemas em que os objectivos de inclusão, qualidade e compromisso com o futuro são reafirmados como, aliás, desde há décadas o foram pelos sucessivos governos. O problema porém é que todos constatam no dia-a-dia: a inclusão tem sido em boa parte uma miragem; a qualidade é o objectivo mais sacrificado; e há que reconhecer que o compromisso com o futuro não tem sido cumprido quando se vê os muitos jovens desempregados saídos de todos os níveis de ensino. Por outro lado, já é notória a procura activa por franjas cada vez mais amplas da classe média do país de outras soluções que não a escola pública para colocar os filhos.

Cabo Verde será farol da inclusão no continente africano - investigadora
Cabo Verde vai ter em breve legislação sobre a educação inclusiva, que está a ser preparada com apoio da investigadora portuguesa Célia Sousa, que considera que o país será "farol" da inclusão em África.
mais