Artigos sobre Ministério da Educação

“Imposição de uma das variantes é confusão lançada para impedir pessoas de se concentrarem no que importa”
Em entrevista ao Expresso das Ilhas, Eleutério Afonso aborda a questão da padronização da língua cabo-verdiana e explica do que se fala quando se faz referência à sua didactização.

Manual de Língua e Cultura Cabo-verdiana gera polémica
Num artigo de opinião publicado no Santiago Magazine, Eleutério Afonso, Professor e co-criador do programa do 10º ano de língua cabo-verdiana, defende que a língua cabo-verdiana, o berdianu, como o autor a designa, não está em processo de padronização, mas sim de didactização e tece críticas à forma como o processo de ensino da língua cabo-verdiana tem vindo a ser conduzido. O escritor e ensaísta José Luís Hopffer Almada fala em “aberração linguística”.

Governo lança primeiro manual digital de Lingua e Kultura Kabuverdiana
Para assinalar o Dia Internacional da Língua Materna, o Ministério da Educação lançou o primeiro manual de Lingua y Kultura Kabuverdiana para o 10.º ano. O material estará disponível em formato digital, em caráter experimental, conforme o decreto-lei n.º 28/2022.

Governo autoriza pagamento de docentes contratados para garantir funcionamento das escolas
O Governo autorizou o pagamento das remunerações vencidas aos docentes e ao pessoal de apoio operacional contratados para garantir a normalidade do funcionamento das escolas e do sistema educativo. A decisão, publicada no Boletim Oficial desta quarta-feira, 12, visa evitar a interrupção das aulas e assegurar a continuidade dos serviços prestados na área da educação.

Professores do CEMAM, no Sal, anunciam paralisação das aulas a partir de amanhã
Os professores do Complexo Educativo Manoel António Martins (CEMAM), na ilha do Sal, anunciaram a paralisação das aulas a partir da próxima terça-feira, 11, motivada pela falta de pagamento dos salários referentes ao mês de janeiro, pela pendência dos pagamentos das horas extras trabalhadas no ano lectivo anterior e pela ausência de nomeações no Boletim Oficial.

Estudantes de PALOP acusam escola do Porto de racismo, residências sobrelotadas e atrasos nas bolsas
Situação está a afectar estudantes de Angola e São Tomé e Príncipe

Professores cabo-verdianos queixam-se de atrasos nos salários e falta de segurança social
Problemas estão a provocar endividamento crescente, problemas emocionais e dependência da solidariedade de colegas e familiares, dizem à Lusa.

Sindicato dos professores exige esclarecimentos sobre falhas na previdência social
O Sindicato dos Professores da ilha de Santiago (Siprofis) solicitou, hoje, explicações ao ministro da Educação, Amadeu Cruz, sobre a suspensão da cobertura de Previdência Social para os professores nos últimos três meses.

“Continuamos a esperar resultados diferentes, mas com os mesmos actores e as mesmas políticas”
Um mundo em ebulição, e um ano que se revela complicado para todos. Por cá, continuamos “a viver como se os problemas globais fossem algo distante” e a esperar resultados diferentes com os mesmos actores e práticas. A observação é de Manuel Brito-Semedo que escolhe a palavra incerteza para perspectivar 2025, numa entrevista em que também se passa em revista 2024.

Sindprof e Sindep acusam Ministério da Educação de “punir professores injustamente”
O Sindicato Democrático dos Professores (Sindprof) e o Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) acusaram, hoje, o Ministério da Educação de aplicar punições financeiras “injustas e fora do prazo”, alegando que as medidas visam compensar problemas orçamentários.

Professores criticam penalidades aplicadas após protesto e afirmam que se recusam a pagar multa de 10 mil escudos
O Núcleo dos Professores de Cabo Verde criticaram hoje o desfecho dos processos disciplinares aplicados àqueles que, em protesto, deixaram de registar notas no Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE) durante o segundo trimestre do ano lectivo passado e se recusam a pagar multa de mil escudos, considerando o processo injusto e desproporcional.

Governo e UNICEF lançam Programa de Apoio à Reforma Educativa com subvenção de 5 milhões de dólares
O Governo, através do Ministério da Educação, em parceria com o UNICEF, anunciou o lançamento do Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária em Cabo Verde (PAREP-CV), após a aprovação do financiamento da subvenção da Global Partnership for Education (GPE), no valor de 5 milhões de dólares.

“Não vejo razão para essa busca em massa por estudos em Portugal”
A Universidade Lusófona e a Universidade de Santiago são duas entre as 12 instituições que compõem o panorama do ensino superior em Cabo Verde. Em conversa com o Expresso das Ilhas, os reitores, Carlos Delgado e Gabriel Fernandes, falam sobre a visão estratégica destas universidades e seu alinhamento com os desígnios de desenvolvimento do país. Temas mais amplos, como a “fuga” de estudantes e a Investigação, são também abordados numa análise geral sobre o sistema e desafios do ensino superior cabo-verdiano.

Professores confirmam greve a 19 e 20 de Setembro
Caíram por terra as negociações entre o Ministério da Educação e o SINDPROF. Professores vão mesmo partir para a greve nos dias 19 e 20 de Setembro.

Professores confirmam greve para 19 e 20 após falha nas negociações com ME
O Sindicato Democrático dos Professores(SINDPROF)anunciou hoje a confirmação da realização de uma greve nacional dos docentes nos dias 19 e 20 de Setembro, após o encontro de negociação com o Ministério da Educação (ME), mediado pela Direção-Geral do Trabalho (DGT), ter terminado sem um acordo.

O conhecimento não se gera só no ambiente das escolas e universidades
A qualidade do ensino básico e secundário em Cabo Verde e as competências dos alunos à entrada na universidade são recorrentemente tema de debate e críticas. A pouco tempo do início de mais um ano lectivo, este foi também o principal tópico de uma conversa com o Reitor da Universidade de Cabo Verde, que defende, por um lado, a necessidade de adaptar o ensino aos novos tempos e “à forma como a nova geração percebe o mundo” e, por outro, a importância de manter o que é “essencial e perene” para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os efeitos do uso inadequado dos ecrãs, que moldam os cérebros, afectando habilidades de leitura e concentração são também abordados por Arlindo Barreto. E uma ideia permeia toda a entrevista: a qualidade de educação, preparação e criação de competências nos alunos é um trabalho colectivo, que envolve vários actores e vai muito além das salas de aula.

A gratuidade do ensino básico em Cabo Verde – desinformação e desafios
O início do ano lectivo é um período crítico para muitas famílias em Cabo Verde e a gratuidade do ensino básico alivia o peso financeiro das famílias. No entanto, a realidade nas escolas da Cidade da Praia demonstra alguma desinformação sobre esta política, com muitos pais enfrentando cobranças inesperadas e falta de clareza sobre o que é realmente gratuito. Ao Expresso das Ilhas, o director nacional da Educação, Adriano Moreno, explicou que as contribuições voluntárias não são obrigatórias e devem ser acordadas em reuniões formais no Conselho Escolar, onde há a representação de pais e professores.

Brava: Diagnóstico aponta problemas, autarca quer ver lado positivo
Relatório elaborado por uma técnica da Câmara Municipal de Oeiras (Portugal), a pedido da Câmara Municipal da Brava, destaca problemas como o abandono escolar ou a redução de população na ilha. Francisco Tavares, autarca da Brava defende que mais do que olhar para os aspectos negativos é necessário ver os aspectos positivos que o documento destaca.

Manuais escolares disponíveis a partir de 2 de Setembro em todo o território nacional
O Ministério da Educação informou, hoje, que os manuais escolares do 1º ao 9º ano de escolaridade estarão disponíveis a partir do dia 2 de Setembro em todo o território nacional. Os manuais de todas as disciplinas poderão ser adquiridos nos postos de venda credenciados, como os Correios de Cabo Verde e livrarias/papelarias.

Próximo ano lectivo arranca a 16 de Setembro
O ano lectivo 2024/2025 iniciaa 16 de Setembro e o Governo quer continuar a “reduzir as lacunas” que possam ter surgido da crise sanitária provocada pela pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.
mais