Artigos sobre Ministério da Educação

Ministério da Educação prepara plano de acção para recuperar escolas em São Vicente antes do início do ano lectivo
O Ministro da Educação anunciou a elaboração “urgente” de um plano de acção e contingência para garantir que o novo ano lectivo, previsto para começar a 15 de Setembro, possa decorrer com alguma normalidade, apesar dos danos causados pelas recentes inundações.

Governo afecta 233 apartamentos ao Ministério da Educação para criação de residências universitárias
O Ministério da Educação passa a dispor de 233 apartamentos nas cidades da Praia e do Mindelo para uso exclusivo como residências universitárias, no âmbito de uma medida governamental que visa facilitar o acesso ao ensino superior por parte dos estudantes deslocados das suas ilhas de origem.

Mais de mil estudantes beneficiaram de apoio para pagar propinas desde 2018
Um total de 1.071 estudantes universitários já beneficiaram, desde 2018, do Programa Extraordinário de Apoio Pontual aos Finalistas (PEAP), uma iniciativa do Governo que visa apoiar a regularização de dívidas de propinas em instituições de ensino superior.

Programa de Alimentação Escolar da FICASE beneficia mais de 90 mil alunos
Mais de 90 mil alunos das escolas nacionais recebem refeições através do Programa de Alimentação e Saúde Escolar, implementado pela Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE).

Governo defende carácter experimental do manual de Língua e Cultura Cabo-verdiana do 10.º ano
Na sequência das críticas que consideram um “atentado linguístico”, uma tentativa de “engenharia artificial” e de “criação de uma nova variedade linguística”, o Ministério da Educação esclareceu que o manual da disciplina de Língua e Cultura Cabo-verdiana, introduzida de forma opcional no 10.º ano, tem carácter experimental e visa fomentar a construção de consensos pedagógico-científicos sobre o ensino da língua cabo-verdiana.

Cabo Verde investe na formação de 75 monitoras para reforçar educação pré-escolar
O Ministério da Educação, FICASE e EU Católica assinaram hoje acordo para financiar a formação superior de 75 monitores do pré-escolar, reforçando a inclusão e melhoria na qualidade do ensino infantil no país.

Estudo visa novo modelo de financiamento do Ensino Superior “mais justo e sustentável”
A Direcção-Geral do Ensino Superior está a promover um estudo abrangente para apoiar a reforma do modelo de financiamento do sector, buscando soluções "mais justas e sustentáveis".

Ministério da Educação publica lista provisória de transição do pessoal docente
O Ministério da Educação divulgou, este sábado, 10, a lista provisória de transição do pessoal docente, documento que visa a regularização das pendências de promoção e o consequente novo enquadramento salarial dos professores.

Ministério da Educação entrega hoje nova Escola Básica de Achada Biscainhos
O Ministério da Educação realiza hoje a entrega oficial da Escola Básica de Achada Biscainhos à comunidade educativa do concelho do Tarrafal. A obra representa um investimento total de 10 mil contos, financiados pelo fundo do tesouro.

“Imposição de uma das variantes é confusão lançada para impedir pessoas de se concentrarem no que importa”
Em entrevista ao Expresso das Ilhas, Eleutério Afonso aborda a questão da padronização da língua cabo-verdiana e explica do que se fala quando se faz referência à sua didactização.

Manual de Língua e Cultura Cabo-verdiana gera polémica
Num artigo de opinião publicado no Santiago Magazine, Eleutério Afonso, Professor e co-criador do programa do 10º ano de língua cabo-verdiana, defende que a língua cabo-verdiana, o berdianu, como o autor a designa, não está em processo de padronização, mas sim de didactização e tece críticas à forma como o processo de ensino da língua cabo-verdiana tem vindo a ser conduzido. O escritor e ensaísta José Luís Hopffer Almada fala em “aberração linguística”.

Governo lança primeiro manual digital de Lingua e Kultura Kabuverdiana
Para assinalar o Dia Internacional da Língua Materna, o Ministério da Educação lançou o primeiro manual de Lingua y Kultura Kabuverdiana para o 10.º ano. O material estará disponível em formato digital, em caráter experimental, conforme o decreto-lei n.º 28/2022.

Governo autoriza pagamento de docentes contratados para garantir funcionamento das escolas
O Governo autorizou o pagamento das remunerações vencidas aos docentes e ao pessoal de apoio operacional contratados para garantir a normalidade do funcionamento das escolas e do sistema educativo. A decisão, publicada no Boletim Oficial desta quarta-feira, 12, visa evitar a interrupção das aulas e assegurar a continuidade dos serviços prestados na área da educação.

Professores do CEMAM, no Sal, anunciam paralisação das aulas a partir de amanhã
Os professores do Complexo Educativo Manoel António Martins (CEMAM), na ilha do Sal, anunciaram a paralisação das aulas a partir da próxima terça-feira, 11, motivada pela falta de pagamento dos salários referentes ao mês de janeiro, pela pendência dos pagamentos das horas extras trabalhadas no ano lectivo anterior e pela ausência de nomeações no Boletim Oficial.

Estudantes de PALOP acusam escola do Porto de racismo, residências sobrelotadas e atrasos nas bolsas
Situação está a afectar estudantes de Angola e São Tomé e Príncipe

Professores cabo-verdianos queixam-se de atrasos nos salários e falta de segurança social
Problemas estão a provocar endividamento crescente, problemas emocionais e dependência da solidariedade de colegas e familiares, dizem à Lusa.

Sindicato dos professores exige esclarecimentos sobre falhas na previdência social
O Sindicato dos Professores da ilha de Santiago (Siprofis) solicitou, hoje, explicações ao ministro da Educação, Amadeu Cruz, sobre a suspensão da cobertura de Previdência Social para os professores nos últimos três meses.

“Continuamos a esperar resultados diferentes, mas com os mesmos actores e as mesmas políticas”
Um mundo em ebulição, e um ano que se revela complicado para todos. Por cá, continuamos “a viver como se os problemas globais fossem algo distante” e a esperar resultados diferentes com os mesmos actores e práticas. A observação é de Manuel Brito-Semedo que escolhe a palavra incerteza para perspectivar 2025, numa entrevista em que também se passa em revista 2024.

Sindprof e Sindep acusam Ministério da Educação de “punir professores injustamente”
O Sindicato Democrático dos Professores (Sindprof) e o Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) acusaram, hoje, o Ministério da Educação de aplicar punições financeiras “injustas e fora do prazo”, alegando que as medidas visam compensar problemas orçamentários.

Professores criticam penalidades aplicadas após protesto e afirmam que se recusam a pagar multa de 10 mil escudos
O Núcleo dos Professores de Cabo Verde criticaram hoje o desfecho dos processos disciplinares aplicados àqueles que, em protesto, deixaram de registar notas no Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE) durante o segundo trimestre do ano lectivo passado e se recusam a pagar multa de mil escudos, considerando o processo injusto e desproporcional.
mais