Artigos sobre Ministério da Educação

Mobilidade nas ilhas da Boa Vista e Sal aumenta desigualdades no acesso à educação e ensino à distância – consultora
A mobilidade de pessoas nas ilhas da Boa Vista e do Sal e da costa ocidental africana aumentou as desigualdades de condições de acesso à educação e dificultou o ensino à distância, revela o estudo do Impacto da Covid-19 na Educação.

Governo garante que pendências dos docentes têm sido solucionadas
A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Edna Oliveira, garante que desde 2016, após a aprovação do estatuto do pessoal da carreira docente, já foi regularizado um conjunto de pendências e de situações e que 1.926 professores foram promovidos e que 2.090 foram progredidos.

iib e Ministério da Educação atribuem bolsas de mérito e prémios aos melhores alunos das universidades nacionais
O Internacional Investment Bank (iib) e o Ministério da Educação atribuíram hoje bolsas de mérito e prémios de excelências aos melhores alunos dos cursos de licenciaturas nas áreas económicas e sociais das universidades públicas e privadas nacionais.

Se não entrarmos em rankings internacionais “vamos ficar sempre nesse achismo de dizer que tudo está mal”
Amiúde, surgem críticas ao sistema de ensino cabo-verdiano e à sua qualidade. Críticas dependem sempre do ponto de vista de quem as faz, e embora possa haver arestas a limar, dizer, por exemplo, que o “sistema educativo está pior do que antes? Só quem realmente não conhece o que está sendo feito…” considera o Director Nacional da Educação. Para Adriano Moreno, o ensino está hoje mais exigente, com docentes mais bem preparados, e melhores condições de ensino-aprendizagem. Os testes à reforma educativa em curso (como o EGRA - Early Grade Reading Assessment) já mostram bons resultados e pretende-se agora levar a cabo uma série de outras avaliações, que irão permitir que todos avaliem a qualidade do ensino, mas com evidências e “critérios claros e comparáveis a nível internacional”.

Qualidade de ensino “deixa muito a desejar”. E a culpa é do sistema
Para lá dos salários e progressão na carreira, há todo um conjunto de questões que preocupam sindicatos e professores e que afectam a qualidade do ensino em Cabo Verde. Apesar de algumas melhorias apontadas, o ensino “não está bem”, reconhecem, e falam dos factores que contribuem para a degradação da qualidade e do sucesso educativo. Entre os mais consensuais estão a falta de bases, nomeadamente, na Língua Portuguesa, que impacta todo o percurso escolar dos alunos e as passagens automáticas que arrastam os problemas. “O ministério está mais preocupado com os números”, acusam. Frequentes reformas, novas directivas constantes e falta de autonomia dos professores, bem como parca educação familiar também são notados como elementos que prejudicam a almejada qualidade.

Governo transfere 90 mil contos da FICASE para reabilitar escolas
O Governo autorizou a transferência de 105 milhões de escudos do orçamento da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE), dos quais 90 milhões para construção e reabilitação de escolas, conforme resolução oficial.

De olhos no céu
É um planeta? Uma estrela? Um satélite…? Olhar os céus e tentar saber o que esconde esse imenso (infinito?) universo é uma vontade ancestral da Humanidade. Nasceu daí uma das ciências também mais antigas, a Astronomia, cujo dia mundial se celebra a 8 de Abril. Em Cabo Verde, esta é uma ciência incipiente, onde falta quase tudo. Mas há algumas iniciativas em curso, que vão da academia ao turismo, para ver as estrelas no céu de Cabo Verde…

Cabo Verde quer descobrir talentos nas escolas com olimpíadas de desporto
Cabo Verde vai realizar na próxima semana as Olimpíadas do Desporto Escolar, orçadas em 136 mil euros, com mais de 400 alunos de todas as escolas do país, esperando descobrir talentos em várias modalidades, foi hoje anunciado.

Casos de violência entre menores são motivos de preocupação em Cabo Verde
Em apenas uma semana, o país registou dois casos mediáticos de violência entre menores. Na cidade da Praia uma criança de sete anos foi assassinada por um adolescente de 13 e, na Ilha Brava, um adolescente de 15 anos de idade, foi evacuado para a Praia após ter sido agredido por três adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos. Os casos chamam a atenção para a saúde mental de crianças e adolescentes, mas também para a necessidade de mecanismos de punição em situações mais graves.

“Formalizar e abrir para intercâmbio, com parceiros a nível internacional será uma bênção” - Lígia Timas
A Cesária Évora Academia de Artes (CEAA) começou as suas actividades em 2017, com sete alunos e um professor. E hoje tem uma grande dinâmica de aulas e alunos de várias idades. A instituição é um espaço de aprendizado, com aulas de canto coral, guitarra, violino, cordas clássicas, violoncelo, viola e contrabaixo. Para saber mais sobre a academia que foi baptizada com o nome de Cesária Évora, o Expresso das Ilhas esteve em conversa com a coordenadora Lígia Timas.

Cozinheiras de cantinas escolares formadas em "Cozinha Básica” e “Primeiros Socorros e Combate a Incêndio”
Mais de 400 cozinheiras de cantinas escolares receberam hoje certificados de formação em “Cozinha Básica” e “Primeiros Socorros e Combate a Incêndio”.

CNDHC lança Materiais Educacionais no âmbito do Projecto “Direitos Humanos para Crianças”
A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) fez hoje o lançamento dos Materiais Educacionais no âmbito do Projecto “Direitos Humanos para Crianças”.

Governo pede convergência para alinhar sistema educativo com padrões de qualidade internacionais
O ministro da educação, Amadeu Cruz, pede a criação de um quadro de convergência nacional para alinhar o sistema de ensino aos padrões de qualidade dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). O governante diz que as reformas em curso visam a qualificação do sistema de ensino, mas lembra que o processo não fica concluído num mandato.

PAICV alerta para “cobrança de taxas adicionais” nas escolas que causam graves problemas às famílias
O PAICV exige o fim da cobrança das taxas adicionais que, segundo diz, têm sido cobradas ilegalmente nas escolas. A exigência foi feita esta manhã em conferência de imprensa por Paula Moeda, membro da Comissão política do maior partido da oposição.

Ano lectivo 2022/2023 com novo sistema de avaliação das aprendizagens – ME
O ano lectivo 2022/2023 vai contar com a implementação do novo sistema de avaliação das aprendizagens, que preconiza reforçar as exigências e os critérios de avaliação dos alunos e a criação de condições para a integração do novo sistema educativo nos rankings internacionais da qualidade do ensino.

Reacender o gosto pelo conhecimento
Entrou Setembro e as escolas, os pais e os alunos preparam-se para um novo ano lectivo. Prevê-se um total de quase 114 mil alunos distribuídos em cerca de 82 mil pelo Ensino Básico e de 32 mil pelo Ensino Secundário. Segundo o ministério da Educação está tudo a postos para um começo na normalidade.

“A nossa ambição é alinhar o sistema de ensino com os padrões de qualidade dos países mais avançados”
O ano escolar já começou e a 19 de Setembro arranca o ano lectivo. Um ensino de qualidade continua a ser o desiderato maior, e domina grande parte desta conversa com o Ministro da Educação, Amadeu Cruz. As reformas e programas em curso têm como base essa ambição de colocar o ensino cabo-verdiano ao nível dos melhores rankings internacionais. A destacar, depois da reforma já feita no ensino básico e reforma do secundário, em curso, os programas de capital humano e digital, entre outros passos com vista a consolidar todos os pilares da qualidade.

Cabo Verde com taxa de aprovação de 83,9% no Ensino Básico e 73,7% no Secundário
A taxa de aprovação no ano lectivo 2021/2022 no Ensino Básico Obrigatório (EBO), a nível nacional, foi de 83,9% e 73,7% no Ensino Secundário (ES), segundo dados do Ministério da Educação consultados pelo Expresso das Ilhas. Num universo de 130 mil alunos, 0,1% abandonou o Ensino Básico e 1,5% o Ensino Secundário.

Manuais escolares até o 8º ano estão disponíveis nas papelarias e online
Os manuais de todas as disciplinas do 1º ao 8ºano de escolaridades, já estão disponíveis nas agências dos Correios de Cabo Verde, papelarias e livrarias. Os mesmos também se encontram disponíveis online, segundo o Ministério da Educação.

Aulas começam a 19 de Setembro
As aulas começam no dia 19 de Setembro. O ano escolar perspectiva continuar a reduzir as lacunas que possam ter surgido com a pandemia da COVID-19, o que implica identificar as necessidades específicas de cada aluno e responder a elas de forma personalizada.
mais