Artigos sobre Educação

Livro sobre 31 personalidades da educação apresentado esta sexta-feira na Praia
Do seu título completo “Biografias de 31 personalidades da educação – Cabo Verde . Século XX”, a obra da autoria de Maria Adriana Sousa Carvalho e de Ildo Augusto Sousa Carvalho compila 31 histórias de vida de homens e mulheres que se dedicaram à educação e ao ensino durante o século XX em Cabo Verde. O livro é lançado esta sexta-feira, pelas 17 horas, na Biblioteca Nacional, na Praia, com apresentação a cargo do linguista Eduardo Cardoso. Em entrevista ao Expresso das Ilhas os autores explicam o processo moroso e complexo da pesquisa subjacente à elaboração das 31 biografias dada a diversidade da documentação consultada e a interacção permanente com as inúmeras pessoas que colaboraram na construção das histórias de vida.

PR pede redobrar esforços para garantir condições e melhorar a qualidade do ensino
O Presidente da República instou os decisores do sector da educação a redobrarem os esforços para criar condições que permitam um bom desempenho da comunidade escolar, sublinhando que só assim será possível assegurar uma melhoria contínua da qualidade do ensino.

Educação, o alicerce que resiste às tempestades
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” — Charles Darwin

Cruz Vermelha entrega kits escolares a 134 crianças de Água Funda, na Praia
O Conselho Local da Praia da Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) entrega este sabádo, 13, kits escolares a 134 crianças do bairro de Água Funda (Jamaica), no município da Praia.

Cabo Verde prepara participação no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
Cabo Verde prepara-se para participar, em 2026, no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que permitirá comparar a qualidade do ensino com os países mais desenvolvidos, contando com financiamento do Banco Mundial, anunciou hoje o Governo.

Juventude: Presente Vivo, Futuro em Construção - Mais que um Ativo, uma Estratégia Nacional
Uma introdução que eu não queria ter de fazer....

Ano letivo 2025/2026 arranca a 15 de Setembro e termina a 26 de Junho de 2026
O ano lectivo 2025/2026 vai decorrer entre 15 de Setembro de 2025 e 26 de Junho de 2026, conforme determina o despacho do Ministério da Educação publicado esta quarta-feira, 6, no Boletim Oficial.

Ministério da Educação publica Perfil dos Alunos à Saída do Secundário
O documento define competências que os alunos devem atingir até ao final da escolaridade obrigatória e serve de base para reorientar a formação de professores.

ME proibe uso de telemóveis no Ensino Básico a partir do próximo ano lectivo
A partir do ano letivo 2025/2026, os alunos do Ensino Básico Obrigatório (do 1.º ao 8.º ano de escolaridade) deixarão de poder utilizar telemóveis durante o horário lectivo, em todos os espaços das escolas, salvo em situações devidamente autorizadas para fins pedagógicos, segundo anunciou hoje o Ministério da Educação.

Agregados familiares aumentaram em 2024 e mais da metade são chefiados por mulheres
Cabo Verde registou um acréscimo de 198 agregados familiares entre 2023 e 2024, totalizando 155.732. A dimensão média por agregado diminuiu ligeiramente, de 3,4 para 3,3 pessoas, sendo que, no meio rural, as famílias continuam maiores, com uma média de 3,5 pessoas, e a maioria dos agregados (53,8%) é chefiada por mulheres, tendência observada tanto nas zonas urbanas como nas rurais.

Mais de 80% dos alunos do 12.º ano concluíram com sucesso o ano lectivo 2024/25
Os dados provisórios do rendimento escolar do ano lectivo 2024/2025 apontam que a taxa de aprovação no 12.º ano atingiu os 80,91%.

Manuais do 11.º ano disponíveis no início do ano letivo e os do 12.º até Março de 2026
Os manuais escolares do 11.º ano de escolaridade estarão acessíveis a partir do início do ano lectivo 2025-2026 e os do 12.º ano ficarão prontos até Março de 2026.

Programa de Alimentação Escolar da FICASE beneficia mais de 90 mil alunos
Mais de 90 mil alunos das escolas nacionais recebem refeições através do Programa de Alimentação e Saúde Escolar, implementado pela Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE).

Bolsas de estudo para o Ensino Superior mais do que duplicam em oito anos
O número de bolsas de estudo atribuídas para o Ensino Superior passou de 679 no ano lectivo 2017/2018 para 1.416 em 2024/2025. Actualmente, o Programa de Bolsas de Estudos beneficia 3.560 estudantes, segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação.

Luto na Educação: Falecimento de quatro professores em menos de 48 horas
O sector da Educação em Cabo Verde vive um momento de profunda tristeza com o falecimento de quatro professores em menos de 48 horas, conforme noticiado na página oficial do Sindicato Democrático dos Professores (SINDPROF).

Contribuições voluntárias não podem ser cobradas como taxa de matrícula nas escolas públicas - Ministério da Educação
A Direção Nacional da Educação (DNE) alertou, hoje, que eventuais contribuições voluntárias feitas às associações de pais ou a outras iniciativas escolares não podem, em hipótese alguma, ser confundidas ou impostas como taxas de matrícula. A matrícula nas escolas públicas, tanto para novos alunos como para renovações, é totalmente gratuita.

Cabo Verde elogia compromisso dos Estados-membros da CPLP numa educação inclusiva e equitativa
O ministro da Educação destacou o reforço do compromisso dos Estados-membros com uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, tendo reafirmado o papel da educação como pilar do desenvolvimento sustentável

PR promete transmitir ao Governo críticas sobre falta de rigor no ensino do país
O Presidente da República declarou à Lusa, esta sexta-feira, que a qualidade do ensino cabo-verdiano foi uma das queixas recorrentes que recebeu das associações de estudantes cabo-verdianos em Portugal e que vai levar essa preocupação ao Governo.

Educação em Cabo Verde: Mais que uma solução, é o Futuro
“A Educação não é a preparação para a vida, a Educação é a própria vida” - John Dewey

Governo estuda alargamento de refeições escolares gratuitas até ao 12.º ano
As refeições gratuitas nas cantinas escolares deverão passar a abranger também os alunos até ao 12.º ano de escolaridade. A informação foi avançada hoje pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, que garantiu que está em estudo o alargamento do apoio actualmente existente.
mais