Artigos de António Monteiro no nosso arquivo
Até ao final do mandato, as nossas prioridades são a formalização e o financiamento do sector da cultura
Há pouco mais de dois meses como titular da pasta da Cultura, na sua primeira grande entrevista ao Expresso das Ilhas, Augusto Veiga expõe as suas prioridades para o sector cujas palavras-chave são a formalização e o financiamento. O ministro sublinha que vai dar especial atenção à inclusão na cultura e anunciou a construção de um novo edifício para o Arquivo Histórico Nacional e de um Data Center para efectivar a transição digital com vista à digitalização de todo o acervo do Arquivo Histórico. Pelo tempo que tem pela frente, Augusto Veiga diz sentir-se um pouco pressionado, “mas nós vamos responder com trabalho, com assertividade e tentar fazer a diferença para haver uma melhoria e uma sustentabilidade a nível do sector, mas, sobretudo, também trazer um bocadinho mais de dignidade e respeito pela classe da Cultura e das Indústrias Criativas”.
Nelson Neves e Sérgio Pires expõem no Luxemburgo
O artista plástico Nelson Neves e o fotógrafo Sérgio Pires, ambos de Santo Antão, expõem juntos na Chambre des Salariés, na cidade do Luxemburgo, entre 1 e 31 de Outubro.
"Reconstruindo Percurso", da autoria de Lino Magno apresentado na Praia
O livro é lançado esta quarta-feira, pelas 17h00, na Sala do Munícipe, nos Paços do Concelho da Praia. A apresentação estará a cargo do cientista político Aquilino Varela e do sociólogo Paulo Veríssimo.
Política & Economia, o novo livro de José Tomaz Veiga apresentado esta quinta-feira na Praia
"Política & Economia, Cabo Verde 2001/2015 – Contribuição para jornais e artigos de opinião" da autoria de José Tomaz Veiga é lançado esta quinta-feira, pelas 18:00, na Livraria Pedro Cardoso, na Praia. A apresentação estará a cargo do próprio autor.
“Nestas questões de biografia, o autor deve ser o escolhido do biografado e não propriamente o contrário”
“Kamal Hojeige - A experiência de um investidor em Cabo Verde”, terceira obra de Margarida Fontes, foi apresentada na Praia, pela própria autora, no dia 26 de Julho, num grande evento, num dos hotéis da capital. A actividade, ponto alto das comemorações dos 30 anos do Grupo Khym Negoce, foi uma iniciativa dos promotores do livro, e tinha como público os parceiros e amigos do Grupo. O livro terá outro lançamento na Cidade da Praia previsto para Setembro, mês do aniversário da autora, e em outros pontos do país e da diáspora, incluindo o Senegal, terra natal do biografado. Margarida Fontes revelou ao Expresso das Ilhas que, com a mente liberta e afastada de tudo o que era empecilho para a sua carreira literária, está agora a concluir uma colectânea de contos que homenageia a ilha do Fogo e a perspectivar um futuro romance, “se não surgirem, de repente, propostas de biografias para atrasar esses dois projetos”.
40 anos do maior festival de Cabo Verde
Arranca na noite desta quinta-feira, 15, a edição comemorativa do quadragésimo aniversário do emblemático Festival da Baía das Gatas. Para assinalar a efeméride, esta será a primeira edição que se vai prolongar por quatro dias.
“Temos um país mais resiliente que foi colocado a toda a prova”
No dia em que o Parlamento debate o estado da Nação, que marca o término do ano político, Ulisses Correia e Silva, traça o retrato de um país hoje mais resiliente depois de ter sido posto à prova pela pandemia da Covid-19 e pela crise inflacionista, provocada pela guerra na Ucrânia. O Primeiro-ministro considera que o país soube fazer face a estas crises, ressaltando o crescimento económico que o país registou nos últimos dois anos pós-pandemia. “Mas não é apenas o crescimento económico. É um crescimento económico com redução do desemprego, redução da taxa da pobreza, acompanhada de políticas inclusivas e activas de empregabilidade e de inclusão e protecção social, o que demonstra que conseguimos fazer face a situações difíceis; conseguimos recuperar, estamos a relançar a economia e há um sentimento de confiança positivo, não só a nível externo, mas também dentro de Cabo Verde”, ressalta. O Chefe do Executivo diz esperar deste estado da Nação um debate clarificador, com menos fricção e com apresentação de alternativas políticas por parte da oposição.
“As condições da liberdade só na Segunda República foram consignadas nos normativos constitucionais”
Em Cabo Verde, o Dia da Liberdade de Pensamento passou, este ano, quase despercebido, não obstante ser considerado uma pedra angular dos direitos humanos e fundamentais em sociedades democráticas. Para fazer uma reflexão sobre o significado desta efeméride o Expresso das Ilhas conversou com o Professor de Filosofia, Carlos Bellino Sacadura, autor do livro Uma visão ética da liberdade, democracia e sociedade aberta na perspetiva global e cabo-verdiana editado pela Livraria Pedro Cardoso e que já se encontra disponível nas plataformas electrónicas Fnac.pt e booki.pt e que versa sobre a cultura da liberdade, tanto na vertente histórica como na actualidade, numa perspectiva universal e cabo-verdiana. Referentemente a Cabo Verde o Professor Bellino considera que, embora a Constituição de 1992 garanta a liberdade de pensamento e de expressão, no nosso país como em muitas outras latitudes, a questão económica é central. “Importa não fazer uma dicotomia como às vezes se coloca, que, bom, as liberdades não interessam, vamos ao que interessa, que é a economia e há uma tendência para basear a liberdade apenas no cálculo, no quantificável”, afirma, acrescentando que “é preciso restabelecer o primado dos valores da pessoa humana, incluindo os seus direitos sociais e culturais”.
INPS reage ao comunicado do Governo que determina melhorias no processo de leilões de depósitos
Em nota de imprensa divulgada esta sexta-feira, a Comissão Executiva do Instituto Nacional de Previdência Social, na sequência do comunicado do governo de 9 de Julho que recomenda a anulação do segundo leilão de depósitos a prazo e a execução de um conjunto de acções de melhoria, esclarece que o INPS, dentro das suas competências, atribuições e visão para o sector, procurou projectar e conduzir os procedimentos à luz dos critérios de imparcialidade, rigor e transparência.
"A Macaronésia trocada por miúdos" da autoria de Susana Gramilho apresentado na Praia
A apresentação do livro infantil "A Macaronésia trocada por miúdos" acontece esta sexta-feira, pelas 10h30, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Praia. A cerimónia de lançamento será conduzida pela professora e declamadora Alice Moreira, e a apresentação do livro estará a cargo da escritora Natacha Magalhães.
Livro de Jacinto Santos sobre a evolução do municipalismo cabo-verdiano apresentado hoje na Praia
O Poder Local: A Evolução do Municipalismo Cabo-Verdiano - Do povoamento à instalação do Poder Local Democrático", da autoria de Jacinto Santos vai ser lançado na Praia, esta sexta-feira, dia 17. A apresentação estará a cargo do consultor jurídico, Mário Silva.
Andyra Lima estreia-se na literatura com livro de poemas "Despida até à alma"
A obra será lançada na tarde desta quarta-feira, na Praia, a coincidir com o aniversário da autora. A escritora Vera Duarte assinou o prefácio e a apresentação estará a cargo de Jocob Vicente e Evelise Carvalho. Em conversa com o Expresso das Ilhas a propósito deste primeiro lançamento, Andyra Lima fala do labor poético que vai culminar amanhã com a apresentação pública do seu livro, anuncia novos projectos e refere-se às influências literárias que marcaram o seu estilo poético com o qual espera “conseguir tocar muitas almas, e levar o belo, o mundo está cheio de coisas feias, temos que ter a capacidade de ver o belo em todos os detalhes”.
“O saudoso Presidente Mascarenhas Monteiro terá sempre, segura, indiscutivelmente e por mérito próprio, um lugar cativo, na galeria das grandes figuras históricas de Cabo Verde”
O primeiro Presidente da II República completaria na próxima sexta-feira, 16 de Fevereiro, 80 anos de idade. Esta efeméride deu o mote à entrevista com Amílcar Spencer Lopes que foi o Presidente da Assembleia Nacional que conferiu posse ao antigo Presidente da República. Spencer Lopes recorda o estadista como um democrata convicto e coerente e um exemplo de rigor, exigência, visão de longo prazo e solidariedade social e institucional. “Ele era um homem de grandes qualidades: era inteligente, ponderado, discreto e, de mais a mais, uma pessoa bem formada e culta. Tinha, por isso, uma grande autoridade moral”, acentua Amílcar Spencer Lopes.
Livro sobre pesca artesanal em Cabo Verde da autoria de João José Semedo Lopes é apresentado esta quinta-feira na Praia
É lançada esta quinta-feira, 8, na Praia, a obra A Pesca Artesanal em Cabo Verde: o caso do litoral da Praia e a sua relação com o turismo da autoria do sociólogo João José Semedo Lopes. A apresentação estará a cargo de Jacinto Santos.
Uni-CV acolhe I Colóquio Internacional “Novos Rumos para a Filosofia da Educação”
Sob o lema “O Professor como intérprete e incitador de caminhos”, decorre hoje (19) no Polo III da Universidade de Cabo Verde, na Cidade de Assomada, o I Colóquio Internacional “Novos Rumos para a Filosofia da Educação”.
“O 13 de Janeiro foi um movimento social, não foi sequer um movimento partidário”
Fez parte do grupo dos dirigentes do MpD que negociou a transição com o PAICV, participou na elaboração do programa político do Movimento para a Democracia e nas reformas constitucionais, económicas e financeiras do governo MpD saído das primeiras eleições democráticas em Cabo Verde.
O exercício das funções presidenciais em colisão com a Constituição causa tensão política
Baseado na técnica da sociologia politica, o ex-presidente da Câmara Municipal da Praia lança um olhar sobre os principais temas que marcaram o ano político no país e perspectiva os seus desenvolvimentos em 2024: o “caso” do salário da Primeira-Dama; as eleições autárquicas deste ano tendo como pano de fundo as crises nas câmaras da Praia e de S. Vicente e a tensão no relacionamento entre o Presidente da República e o Governo em que Jacinto Santos considera que o Presidente está a trabalhar com uma Constituição na cabeça que não corresponde ao que está estabelecido na Constituição de 1992, defendendo a introdução do princípio do impeachment quando o Presidente entra em confronto directo com a Constituição.
Simão Rodrigues, o jornalista que se apaixonou pelo fascínio das objectivas
Esteve patente nos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Praia, de 1 a 8 de Dezembro, a primeira exposição de fotografias do jornalista Simão Rodrigues realizada em parceria com o seu irmão, Luís Rodrigues, que expôs em paralelo uma colecção de discos vinil antigos. Em entrevista ao Expresso das Ilhas Simão Rodrigues fala dos seus 35 anos de carreira, dos jornais em que já trabalhou e obviamente da génese das 45 fotografias que retratam o quotidiano das nossas ilhas.
Sociedade Cabo-verdiana de Música eleita membro do Comité Executivo do Comité Africano da CISAC
A SCM (Sociedade Cabo-verdiana de Música) já é membro do Comité Executivo do Comité Africano da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (CISAC). A eleição realizou-se na reunião inaugural da Constituição do Comité Executivo do Comité Africano da CISAC que aconteceu, no dia 27 de Novembro, na capital de Marrocos, Rabat.
“Escritos Ucranianos” de Jorge Carlos Fonseca lançado hoje na Praia
“Escritos Ucranianos”, a mais recente obra do poeta e ex-Presidente da República é lançada esta quarta-feira, na Biblioteca Nacional. A apresentação estará a cargo de Hermano Lopes da Silva e de Manuel Varela Neves. O livro de 220 páginas já foi apresentado no Sal, no mês de Junho, no âmbito do “Festival de Literatura Mundo” pelo escritor e jornalista Joaquim Arena e depois em Lisboa pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e por José Eduardo Cunha, crítico literário e poeta cabo-verdiano. Depois da Praia, o autor manifestou o interesse em apresentar o seu livro em outras ilhas de Cabo Verde.
mais