Artigos de António Monteiro no nosso arquivo

“O cabo-verdiano, em qualquer parte do mundo, sente-se igual a qualquer povo e a qualquer raça”, Dom Arlindo Furtado
O Bispo da Diocese de Santiago acredita que com inteligência, esforço humano e sabedoria Cabo Verde poderá atenuar os efeitos da crise que o país e o mundo atravessam.

“Temos a missão de servir, no caso da Ribeira Grande, os munícipes, e o governo, os cabo-verdianos”
Nas vésperas do Dia do Município, que se comemora na próxima terça-feira (31), o edil ribeira-grandense faz um balanço positivo do seu mandato, apontando a pobreza, a dispersão territorial, a seca prolongada, a requalificação ambiental e urbana, o custo da patrimonialidade e a baixa arrecadação de receitas próprias como factores que têm dificultado a implementação da sua agenda governamental. Nelson Moreira regozija-se com a retoma “dentro de dias” das obras da Orla Marítima que, nas suas palavras, irá capitalizar ainda mais a zona classificada Património Mundial.

“A SCM deu passos significativos para a profissionalização da defesa dos direitos dos compositores”
A SCM está numa nova era e no caminho de crescimento e o futuro será ainda mais próspero, avalia Solange Cesarovna nas vésperas do Dia Mundial do Compositor que se assinala no dia 15 de Janeiro.

Betú e Teté Alhinho defendem a dignificação do criador
Em Cabo Verde estão criadas as condições para a defesa dos direitos autorais e a Sociedade de Música Cabo-verdiana tem vindo a fazer um trabalho sem precedentes na defesa desses direitos. Entretanto, os dois compositores ouvidos pelo Expresso das Ilhas consideram que os criadores não recebem ainda o reconhecimento nem a devida divulgação.

“Os sucessivos governos não têm sido nada solidários com S. Nicolau”
As festas do Município da Ribeira Brava que decorrem desde o início do mês até 7 de Dezembro, em meio de várias actividades culturais, desportivas e inaugurações, deram ensejo para esta entrevista com o presidente da edilidade local, cuja tónica mais marcante é o velho problema de sempre: a precária e irregular ligação marítima e aérea de S. Nicolau com outras ilhas. “Eu penso que resolvendo o problema dos transportes tanto aéreo como marítimo, S. Nicolau e Ribeira Brava em particular têm um grande contributo a dar para o desenvolvimento deste país”, considera José Martins.

Novo livro de Adriana Carvalho utiliza a ficção como fonte histórica
A obra “Crónicas de História da Educação –Recortes no Tempo” sob a chancela da Editora/Livraria Pedro Cardoso que será apresentada esta sexta-feira, na Praia, resulta das crónicas da autora publicadas no jornal Expresso das Ilhas entre princípios de 2017 e meados de 2021. O livro aborda temas sobre a cultura, a sociedade e a educação no passado que se reportam a temáticas ainda actuais. Em conversa com o Expresso das Ilhas, Adriana Carvalho, especialista em História da Edução e autora de uma dezena de livros, explica a nova metodologia seguida nas Crónicas, onde a escrita ficcional, em alguns casos, não é apenas um recurso ilustrativo da história, mas a fonte principal da narrativa. “Não me subordinei aos cânones que tenho observado ao longo da minha vida académica, em teses e artigos científicos, caracterizados pela ortodoxia da escrita”, ressalta.

Produtor português classifica o funaná como o melhor género musical cabo-verdiano
Miguel Garcia vai mais longe considerando o funaná o ritmo africano que mais pode ser competitivo para o mainstream a nível mundial. Entretanto relativiza: se for trabalhado de forma conveniente, inteligente e capaz.

Paulo Veiga apela aos deputados a discutirem ideias e políticas e não pessoas e coisas
O recém-eleito líder parlamentar do MpD perspectiva um ano parlamentar extremamente exigente, apelando aos eleitos da Nação “a porem de lado as politiquices e a pensarem em Cabo Verde e no povo cabo-verdiano”. Neste sentido Paulo Veiga manifestou “a total abertura do Grupo Parlamentar do MpD com o Grupo Parlamentar do PAICV e com os deputados da UCID” na procura dos consensos necessários para mitigar os efeitos das sucessivas crises que estão a ter impacto a nível mundial.

"São Miguel já é um município de destino"
São Miguel é hoje um município mais competitivo, mais atractivo com melhor qualidade de vida para as pessoas que vivem, trabalham e visitam este concelho no interior de Santiago. Isto é inegável, diz Herménio Fernandes em entrevista/balanço do 25º aniversário da criação do município.

Especial XXX Aniversário da Constituição da República: Cinco personalidades analisam os 30 anos de vigência da Constituição da República
Comemora-se este domingo, 25 de Setembro, o 30º aniversário da Constituição da República de 1992.

“Dentro de alguns meses a situação habitacional na ilha do Sal será muito boa”
A ilha do Sal vive nestes dias sob o signo das festas do Dia do Município e da Santa Padroeira que culminarão com o Festival Internacional de Santa Maria nos dias 16 e 17. Nesta entrevista o edil salense fala das actividades comemorativas que decorrem até o dia 17 e da retoma económica na ilha mais turística de Cabo Verde, menciona os programas do governo e do município para a erradicação das barracas e perabeniza o contrato de concessão dos aeroportos assinado com o grupo Vinci como a melhor opção governo.

PR representa Cabo Verde no bicentenário da independência do Brasil
José Maria Neves participa nos dias 6,7 e 8 de Setembro nas comemorações oficiais do Bicentenário da Independência da República Federativa do Brasil a convite do seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro.

Mãe, a sua Benção, a primeira obra literária de Frutuoso Carvalho
O livro terá a primeira apresentação pública esta sexta-feira (26) na Livraria Pedro Cardoso, na Praia, e no dia seguinte, no Falucho Paradise, em Pedra Badejo. Na Praia a apresentação da obra estará a cargo do escritor António Ludgero Correia e em Pedra Badejo será feita pela Professora Manuela Silva.

“O turismo pode perfeitamente ser o segundo motor do município”
Decorrem desde o início do mês de Julho no concelho de São Lourenço dos Órgãos várias actividades para assinalar as festividades de Nhu San Lorensu e do 17º aniversário da criação do município que culminou esta terça-feira com a tradicional sessão solene comemorativa na sala de conferências do Liceu Luciano Garcia. As duas efemérides deram o mote à entrevista ao edil laurentino que fala do impacto da seca prolongada neste município no interior de Santiago que vive quase exclusivamente da agricultura e pecuária e que se agravou com a pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia. Apesar de todos estes desafios, Carlos Vasconcelos perspectiva um futuro mais próspero para o município baseado na agricultura e pecuária com o turismo como segundo motor de desenvolvimento.

“Acredito que resolvendo o problema dos transportes é possível arrancar em grande com o turismo”
Transportes, ligação marítima e ligação aérea são as palavras mais recorrentes nesta entrevista com o edil tarrafalense por ocasião do Dia do Município que se celebrou esta terça-feira, 2 de Agosto. Apesar de a ilha estar situada no coração do arquipélago, nas palavras de José Freitas a deficiente ligação com as outras ilhas continua a ser ainda um grande entrave para o desenvolvimento de São Nicolau cujo potencial turístico é sempre referenciado, embora ainda sem grandes resultados. A redução da captura do atum que é a matéria-prima da fábrica SUCLA, as medidas do governo e da câmara municipal para minimizar os efeitos da pandemia da Covid, da seca prolongada e da escalada de preços provocada pela guerra na Ucrânia são outros temas abordados nesta entrevista.

“O estado da Nação é de emergência”
Para o líder do maior partido da oposição, Cabo Verde vive numa situação de emergência, já que foi o próprio governo a declará-la. Rui Semedo admite que o executivo poderá estar a trabalhar, mas para as pessoas o que conta são os resultados e esses, na sua opinião, não estão à altura das necessidades reais das pessoas.

Livraria Pedro Cardoso assinala 8º aniversário com ciclo de debates e conferências
Criada em Julho de 2014, a Livraria Pedro Cardo (LPC) tem marcado a cena livresca e editorial em Cabo Verde publicando quase 100 títulos nos últimos seis anos. O Administrador da LPC, Mário Silva, faz um balanço positivo dos 8 anos de actividade da Livraria destacando a sua contribuição na divulgação da cultura cabo-verdiana em toda a sua dimensão através da edição e venda de livros, realização de debates, conferências, mesas redondas, exposições, feiras do livro e projecção de filmes. “O que é o mesmo que dizer que a Livraria Pedro Cardoso tornou-se num verdadeiro Centro Cultural da Cidade”, enaltece.

“Páginas de um Tempo Pretérito” da autoria de Lopes Talaia é apresentado esta sexta-feira na Biblioteca Nacional
Depois da sua ilha natal São Nicolau é a vez da Cidade da Praia receber o lançamento do primeiro livro de poemas de Lopes Talaia, pseudónimo do diplomata, político, jurista e compositor Amilcar Spencer Lopes. A apresentação estará a cargo de Antonieta Lopes e de Carlos Bellino Sacadura.

Actriz cabo-verdiana é uma das protagonistas da websérie “Tray São”
A cabo-verdiana Maísa Ribeiro (São) é um dos rostos principais da websérie “Tray São» cujos primeiros três episódios já estão disponíveis no canal do YouTube da Santano Productions. Em conversa com o Expresso das Ilhas a actriz cabo-verdiana, o produtor angolano Henrique Sungo e o diretor são-tomense Filipe Anjos falam deste e de outros projectos em carteira.

Francisco Tavares, Presidente da CM da Brava: "Novo Centro de Saúde irá diminuir evacuações"
O dia do município e do santo padroeiro, São João Baptista, que se comemora no dia 24 de Junho deu o mote à entrevista com Francisco Tavares sobre os grandes desafios da Ilha das Flores até o final do seu mandato. Nesta ordem de prioridade o edil bravense destaca a Construção de um novo Centro de Saúde, o projecto já em curso da instalação de uma primeira dessanalizadora que irá produzir até três vezes mais água do que a quantidade disponível neste momento e a criação de uma espécie de táxi marítimo para fazer unicamente a ligação Brava/Fogo, Fogo/Brava garantindo assim a conectividade diária com a ilha do Fogo sobretudo quando chega um avião e o passageiro que quiser chegar à Brava não tenha que permanecer muitas horas na ilha do Fogo. “Com isso teríamos resolvido os três grandes problemas da ilha e não tenho dúvidas que seriam um sinal de confiança e farão com que os emigrantes reformados retornem ainda em maior número. Não tenho dúvidas que com isso a economia bravense receberá uma injecção de milhares de dólares e tudo melhorará”.
mais