Artigos de António Monteiro no nosso arquivo

Relembrar os 50 anos do processo de saneamento político em Cabo Verde
Completaram-se, no passado sábado, 50 anos da publicação do Decreto-Lei nº 12/75, de 22 de Março, promulgado pelo Governo de Transição de Cabo Verde, ao abrigo do qual se procedeu ao saneamento político dos funcionários cabo-verdianos que não davam garantias de idoneidade para colaborar activa e lealmente no processo de descolonização e independência de Cabo Verde. Nesse processo foram demitidos da função pública, entre 17 de Maio e 2 de Julho de 1975, 18 cidadãos e, a 13 de Dezembro de 1975, foram aposentados compulsivamente dois funcionários. Este Decreto-Lei só viria a ser revogado 15 anos depois, na sessão de Maio de 1990 da Assembleia Nacional Popular. O jurista Eurico Pinto Monteiro recorda na sua página do Facebook, cujos extractos reproduzimos abaixo, “os tristes eventos de um tempo que passou, mas que marcaram, negativa e indelevelmente, algumas famílias cabo-verdianas!”

5º livro de Casimiro de Pina é apresentado esta sexta-feira na Praia
“Ética e Deontologia do Advogado, Metodologia Jurídica e Direitos Fundamentais” da autoria do advogado e consultor jurídico, Casimiro de Pina, vai ser lançado esta sexta-feira, 28, pelas 17:00, na Biblioteca Nacional, na Praia. A apresentação pública da obra estará a cargo da ministra da Justiça, Joana Rosa, e do jurisconsulto, Geraldo Almeida. Ao Expresso das Ilhas o autor explica o que o motivou a escrever o primeiro livro de um autor cabo-verdiano sobre ética e deontologia profissional do advogado, no qual aborda simultaneamente questões como direitos fundamentais, interpretação jurídica, metodologia da prática jurídica, Teoria Geral do Direito e filosofia.

Pedro Cardoso anuncia novo álbum “Cabo Verde, a Menina dos meus Olhos”
O mais recente trabalho discográfico de Pedro Cardoso (Pedrinho di Nova), Cabo Verde, a Menina dos meus Olhos, vai ser lançado no mês de Julho e será dedicado ao 50º aniversário da independência de Cabo Verde. São dez faixas abrangendo diferentes géneros musicais, kolá, morna e coladeira.

Livro sobre tecnologias e inovação da autoria de Isaías Barreto da Rosa apresentado esta sexta-feira na Praia
O livro Promover o Desenvolvimento de Cabo Verde através das TIC resulta da compilação de algumas dezenas de artigos que abordam diversas temáticas relativas a políticas públicas sobre tecnologias e inovação publicados pelo autor, entre 2010 e 2013, no primeiro caderno sobre tecnologias em Cabo Verde, fruto de uma parceria entre a UniPiaget e o Expresso das Ilhas. A obra será lançada esta sexta-feira, pelas 16:00, na Universidade Jean Piaget, com apresentação a cargo de Carlos Sá Nogueira e Juvenal Pereira. Nesta breve entrevista, a apresentação aos nossos leitores é feita pelo próprio autor, Isaías Barreto da Rosa, Pós-doutor em Informática e actual Representante da UNESCO na República Democrática do Congo.

Novo livro de António Ludgero Correia é apresentado esta sexta-feira, na Praia
A Correspondência de Fidalgo Preto é o título do mais recente livro da autoria de António Ludgero Correia. A obra literária reúne 81 cartas escritas e expedidas entre 2000 e 2008. Os destinatários das correspondências, conforme o autor, são os concidadãos e ‘quem de direito’. “A ideia-base foi recusar fazer parte do rol dos bons que pecam pelo silêncio quando o momento exige que eles se posicionem inequivocamente contra os desmandos e mostrar um pouco que há espaço para participação, para lá da ida às urnas”. O lançamento da oitava obra literária de Ludgero Correia acontece esta sexta-feira, pelas 18 horas, na Livraria Pedro Cardoso, cuja apresentação estará a cargo de Adriana Carvalho. Em conversa com o Expresso das Ilhas o autor levanta o véu sobre algumas questões abordadas no livro.

Presidente da República considera que Carlos Veiga merece ser distinguido como “champion da liberdade e da democracia”
O Presidente da República, José Maria Neves, enalteceu esta segunda-feira, o primeiro chefe do governo da II República como “champion da liberdade e da democracia, pelo seu pensamento, pela sua visão, pelo seu desempenho e pela sua realização”.

“Que haja a coragem política para dar início a uma verdadeira reforma do ensino em Cabo Verde”
Fausto do Rosário perspectiva que 2025 será um ano pontuado por confrontos e debates acesos, apelando, entretanto, aos actores políticos que se cinjam aos parâmetros da ética e da cidadania. Condecorado, em 2019, pelo Presidente da República com a Medalha de Mérito – Primeira Classe - pelos 40 anos dedicados à docência, Fausto do Rosário aplaude o novo PCFR dos professores alegando, porém, que só terá relevância significativa “se se atender a remoção doutras “pedras no caminho”, como a progressão na carreira, os incentivos e outras compensações que vemos noutras classes e que nos fazem sentir como se fossemos filhos de um deus menor”. Instado a antecipar a escolha da Palavra do Ano 2025, Fausto do Rosário não hesitou muito: SOLIDARIEDADE. “Foi assim que chegamos até aqui e, para mim, este é o maior valor do nosso povo”.

Faleceu hoje o músico Vaiss
Morreu, esta sexta-feira, em Lisboa, vítima de doença prolongada, o instrumentista, compositor e cantor Vaiss, nome artístico de Osvaldo Marcos Dias.

“É sempre bom saber que o trabalho que fizeste foi apreciado por outros que vieram depois”
Joaquim Morais, primeiro presidente da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV), foi homenageado “pelo abnegado trabalho à frente da instituição durante mais de uma década”, no dia 29 de Novembro, durante a sessão solene de celebração dos 25 Anos da BNCV. Nomeado em Maio de 1999 presidente do então Instituto da Biblioteca Nacional, Joaquim Morais inicia actividades em Junho do mesmo ano, visando a transformação do edifício recém-inaugurado numa Biblioteca funcional, desempenhando as funções de Biblioteca Nacional e Biblioteca Pública da Praia. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, Morais recorda os primeiros anos da instituição que dirigiu durante 15 anos, descrevendo-a como um projecto que começou quase do nada até se tornar “uma instituição cultural de referência no país”.

Até ao final do mandato, as nossas prioridades são a formalização e o financiamento do sector da cultura
Há pouco mais de dois meses como titular da pasta da Cultura, na sua primeira grande entrevista ao Expresso das Ilhas, Augusto Veiga expõe as suas prioridades para o sector cujas palavras-chave são a formalização e o financiamento. O ministro sublinha que vai dar especial atenção à inclusão na cultura e anunciou a construção de um novo edifício para o Arquivo Histórico Nacional e de um Data Center para efectivar a transição digital com vista à digitalização de todo o acervo do Arquivo Histórico. Pelo tempo que tem pela frente, Augusto Veiga diz sentir-se um pouco pressionado, “mas nós vamos responder com trabalho, com assertividade e tentar fazer a diferença para haver uma melhoria e uma sustentabilidade a nível do sector, mas, sobretudo, também trazer um bocadinho mais de dignidade e respeito pela classe da Cultura e das Indústrias Criativas”.

Nelson Neves e Sérgio Pires expõem no Luxemburgo
O artista plástico Nelson Neves e o fotógrafo Sérgio Pires, ambos de Santo Antão, expõem juntos na Chambre des Salariés, na cidade do Luxemburgo, entre 1 e 31 de Outubro.

"Reconstruindo Percurso", da autoria de Lino Magno apresentado na Praia
O livro é lançado esta quarta-feira, pelas 17h00, na Sala do Munícipe, nos Paços do Concelho da Praia. A apresentação estará a cargo do cientista político Aquilino Varela e do sociólogo Paulo Veríssimo.

Política & Economia, o novo livro de José Tomaz Veiga apresentado esta quinta-feira na Praia
"Política & Economia, Cabo Verde 2001/2015 – Contribuição para jornais e artigos de opinião" da autoria de José Tomaz Veiga é lançado esta quinta-feira, pelas 18:00, na Livraria Pedro Cardoso, na Praia. A apresentação estará a cargo do próprio autor.

“Nestas questões de biografia, o autor deve ser o escolhido do biografado e não propriamente o contrário”
“Kamal Hojeige - A experiência de um investidor em Cabo Verde”, terceira obra de Margarida Fontes, foi apresentada na Praia, pela própria autora, no dia 26 de Julho, num grande evento, num dos hotéis da capital. A actividade, ponto alto das comemorações dos 30 anos do Grupo Khym Negoce, foi uma iniciativa dos promotores do livro, e tinha como público os parceiros e amigos do Grupo. O livro terá outro lançamento na Cidade da Praia previsto para Setembro, mês do aniversário da autora, e em outros pontos do país e da diáspora, incluindo o Senegal, terra natal do biografado. Margarida Fontes revelou ao Expresso das Ilhas que, com a mente liberta e afastada de tudo o que era empecilho para a sua carreira literária, está agora a concluir uma colectânea de contos que homenageia a ilha do Fogo e a perspectivar um futuro romance, “se não surgirem, de repente, propostas de biografias para atrasar esses dois projetos”.

40 anos do maior festival de Cabo Verde
Arranca na noite desta quinta-feira, 15, a edição comemorativa do quadragésimo aniversário do emblemático Festival da Baía das Gatas. Para assinalar a efeméride, esta será a primeira edição que se vai prolongar por quatro dias.

“Temos um país mais resiliente que foi colocado a toda a prova”
No dia em que o Parlamento debate o estado da Nação, que marca o término do ano político, Ulisses Correia e Silva, traça o retrato de um país hoje mais resiliente depois de ter sido posto à prova pela pandemia da Covid-19 e pela crise inflacionista, provocada pela guerra na Ucrânia. O Primeiro-ministro considera que o país soube fazer face a estas crises, ressaltando o crescimento económico que o país registou nos últimos dois anos pós-pandemia. “Mas não é apenas o crescimento económico. É um crescimento económico com redução do desemprego, redução da taxa da pobreza, acompanhada de políticas inclusivas e activas de empregabilidade e de inclusão e protecção social, o que demonstra que conseguimos fazer face a situações difíceis; conseguimos recuperar, estamos a relançar a economia e há um sentimento de confiança positivo, não só a nível externo, mas também dentro de Cabo Verde”, ressalta. O Chefe do Executivo diz esperar deste estado da Nação um debate clarificador, com menos fricção e com apresentação de alternativas políticas por parte da oposição.

“As condições da liberdade só na Segunda República foram consignadas nos normativos constitucionais”
Em Cabo Verde, o Dia da Liberdade de Pensamento passou, este ano, quase despercebido, não obstante ser considerado uma pedra angular dos direitos humanos e fundamentais em sociedades democráticas. Para fazer uma reflexão sobre o significado desta efeméride o Expresso das Ilhas conversou com o Professor de Filosofia, Carlos Bellino Sacadura, autor do livro Uma visão ética da liberdade, democracia e sociedade aberta na perspetiva global e cabo-verdiana editado pela Livraria Pedro Cardoso e que já se encontra disponível nas plataformas electrónicas Fnac.pt e booki.pt e que versa sobre a cultura da liberdade, tanto na vertente histórica como na actualidade, numa perspectiva universal e cabo-verdiana. Referentemente a Cabo Verde o Professor Bellino considera que, embora a Constituição de 1992 garanta a liberdade de pensamento e de expressão, no nosso país como em muitas outras latitudes, a questão económica é central. “Importa não fazer uma dicotomia como às vezes se coloca, que, bom, as liberdades não interessam, vamos ao que interessa, que é a economia e há uma tendência para basear a liberdade apenas no cálculo, no quantificável”, afirma, acrescentando que “é preciso restabelecer o primado dos valores da pessoa humana, incluindo os seus direitos sociais e culturais”.

INPS reage ao comunicado do Governo que determina melhorias no processo de leilões de depósitos
Em nota de imprensa divulgada esta sexta-feira, a Comissão Executiva do Instituto Nacional de Previdência Social, na sequência do comunicado do governo de 9 de Julho que recomenda a anulação do segundo leilão de depósitos a prazo e a execução de um conjunto de acções de melhoria, esclarece que o INPS, dentro das suas competências, atribuições e visão para o sector, procurou projectar e conduzir os procedimentos à luz dos critérios de imparcialidade, rigor e transparência.

"A Macaronésia trocada por miúdos" da autoria de Susana Gramilho apresentado na Praia
A apresentação do livro infantil "A Macaronésia trocada por miúdos" acontece esta sexta-feira, pelas 10h30, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Praia. A cerimónia de lançamento será conduzida pela professora e declamadora Alice Moreira, e a apresentação do livro estará a cargo da escritora Natacha Magalhães.

Livro de Jacinto Santos sobre a evolução do municipalismo cabo-verdiano apresentado hoje na Praia
O Poder Local: A Evolução do Municipalismo Cabo-Verdiano - Do povoamento à instalação do Poder Local Democrático", da autoria de Jacinto Santos vai ser lançado na Praia, esta sexta-feira, dia 17. A apresentação estará a cargo do consultor jurídico, Mário Silva.
mais