Artigos sobre IILP
IILP - 35 anos depois….
O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) assinalou a 1 de novembro o 35º aniversário, evocando assim o 1º encontro de Chefes de Estado e de Governo de países de língua portuguesa, ocorrido em São Luís de Maranhão, no qual Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe decidiram a criação de um instituto para a promoção e difusão do idioma comum.
IILP viveu 35 anos "com resiliência" e precisa de mais investimento - CPLP
O director de acção cultural da CPLP defendeu hoje que o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) viveu 35 anos “com resiliência", 15 dos quais sem aumentos de orçamento, e precisa de mais investimento.
“Deus É Bom” de Damaris Ricalo vence 1ª edição do concurso internacional de contos “Minha língua, minha história e meu destino”
“Deus É Bom” de Damaris Enola Pinheiro Ricalo, da Escola Industrial e Comercial de Mindelo (Cabo Verde) é o vencedor da Iª edição do concurso internacional de contos “Minha língua, minha história e meu destino”. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 25, na cidade da Praia.
IILP convida Vera Duarte e Rogério Faria Tavares (Brasil) para 4ª sessão de Encontros com (a) História
O Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), na cidade da Praia convidou a escritora cabo-verdiana Vera Duarte e o jornalista, escritor e presidente emérito da Academia Mineira de Letras (Brasil) Rogério Faria Tavares, para a 4ª sessão do Encontros com (a) História, que acontece esta sexta-feira, 25.
Mais próximos…
A aproximação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) às pessoas (as comunidades de prática e de criação da língua) e àqueles que a estudam, a ensinam e a investigam (as comunidades de ciência) constituem dois dos desígnios do plano de ação traçado para este instituto no atual mandato diretivo.
Parceria IILP - EI cria o Corpus Jornalístico de Cabo Verde
O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e a Media Comunicações S.A., proprietária do Expresso das Ilhas (EI), assinaram um protocolo cuja relevância e o caráter inovador são merecedores do destaque que aqui, singelamente, se procura conferir. Por via do referido protocolo, o EIcede ao IILP, para efeitos de investigação, pelo próprio ou por terceiros, o acervo digital de todas as edições do jornal já publicadas, em número bem superior a um milhar.
A brecha digital e a governação da internet
Organizado pelo Comité Gestor da Internet do Brasil, o 1º Fórum Lusófono de Governação da Internet reuniu em São Paulo várias organizações de países da CPLP com intervenção na área. Para o IILP, convidado a intervir, esta foi a primeira aproximação a estas organizações, que não à temática, pois que no seu âmbito foi desenvolvido o estudo Organização da Presença do Português na Internet (PPI), de Daniel Pimienta e Gilvan Oliveira.
Um projeto para o IILP
O Conselho Científico (CC) do IILP - Instituto internacional da Língua Portuguesa efetuou, nos dias 6 e 7, a sua 19ª reunião ordinária, com um balanço que se pode considerar positivo e do qual importaria registar duas notas.
Português João Laurentino Neves assume em Janeiro direcção do IILP
O português João Laurentino Neves vai assumir, a partir de Janeiro, a direcção-executiva do Instituto Internacional da Língua Potuguesa (IILP), com sede em Cabo Verde, substituindo o guineense Incanha Itumbo, disse à Lusa fonte oficial da CPLP.
Temos que assumir, enfrentar e debater o descalabro do ensino público
Deputada, filóloga, escritora e ensaísta, mas, acima de tudo, professora. Ondina Ferreira dedicou toda uma vida à educação. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, por ocasião do dia do professor cabo-verdiano, que se celebra dia 23 de Abril, a professora partilha a sua história, e também as suas reflexões sobre o ensino público em Cabo Verde. Um ensino que, lamenta, está em decadência e carece de debate e crítica quanto à sua (fraca) qualidade. Por que é que a escola pública cabo-verdiana foi boa e já não o é, é a questão que se sublinha.
Calane da Silva, Meu Irmão Índico
Na ‘Carta para Manuel Bandeira’¹, o Poeta modernista cabo-verdiano Jorge Barbosa (Praia, 1902 – 1971), escreveu os seguintes versos para o Poeta brasileiro (Manuel Bandeira, 1886 – 1968) que não conhecia e de quem não tinha lido nenhum livro, apenas o poema ‘Estrela da Manhã’ e alguns outros:
IILP projecta parceria com Uni-CV para promoção da língua portuguesa
A direcção do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com sede na Cidade da Praia, está a projectar, para este ano, uma parceria com a Universidade de Cabo Verde para a promoção da língua portuguesa.
Morreu Amélia Mingas, antiga directora do IILP
Morreu na segunda-feira, 12, em Luanda (Angola), a linguista, professora universitária e antiga directora do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Amélia Mingas, aos 75 anos
CPLP discute propostas para garantir meios financeiros ao Instituto da Língua Portuguesa
O embaixador de Cabo Verde em Lisboa disse ontem à Lusa que os Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão a discutir propostas para garantir meios financeiros para o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).
Novo director executivo do IILP inicia funções em Janeiro
O guineense Incanha Intumbo inicia a 3 de Janeiro as funções como novo director executivo do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP).
Financiamento do Instituto de Língua Portuguesa é fundamental – novo director
O novo director-executivo do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), Incanha Intumbo, considerou hoje em Lisboa, após ter sido empossado no cargo, que “é fundamental” resolver o subfinanciamento da instituição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Tópicos de Relações Culturais
Um livro que surge para ajudar a ampliar a divulgação daquilo que une Brasil e Cabo Verde e também para incentivar e inspirar uma aproximação ainda maior entre os dois povos. A apresentação acontece amanhã, no Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).
CPLP com orçamento de 2,7 milhões de euros para o próximo ano
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa vai ter um orçamento de 2,7 milhões de euros para 2019, segundo resolução hoje aprovada na cimeira de Cabo Verde.
Cimeira da CPLP mais cara do que o previsto
Provisão inicial de 31 mil contos não foi suficiente e governo teve de injectar mais 12 mil contos para custear a realização da cimeira no Sal.
Futuro do IILP estará em cima da mesa
Situação actual do Instituto Internacional da Língua Portuguesa vai ser analisada durante a cimeira da CPLP que começa na próxima terça-feira no Sal.
mais