Artigos sobre Dia do Professor Cabo-verdiano
Dia do Professor cabo-verdiano: SIPROFIS alerta que falta de resolução dos problemas da classe pode impactar fim e início do ano lectivo
Em comemoração ao Dia do Professor cabo-Verdiano, celebrado hoje, o SIPROFIS (Sindicato de Professores - Ilha de Santiago) e o SINDPROF (Sindicato Democrático dos Professores) apontaram os desafios da classe, enfatizando a necessidade de reformas para melhorar o status e as condições dos professores.
Edição 1116
Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a qualidade do ensino em Cabo Verde.
Temos que assumir, enfrentar e debater o descalabro do ensino público
Deputada, filóloga, escritora e ensaísta, mas, acima de tudo, professora. Ondina Ferreira dedicou toda uma vida à educação. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, por ocasião do dia do professor cabo-verdiano, que se celebra dia 23 de Abril, a professora partilha a sua história, e também as suas reflexões sobre o ensino público em Cabo Verde. Um ensino que, lamenta, está em decadência e carece de debate e crítica quanto à sua (fraca) qualidade. Por que é que a escola pública cabo-verdiana foi boa e já não o é, é a questão que se sublinha.
Edição 1064
Esta semana, o destaque principal do Expresso das Ilhas vai para a entrevista com a Ondina Ferreira, que assinala o dia do Professor Cabo-verdiano.
PM defende aposta no reforço de competências
Dez milhões de dólares. Montante financiado pelo Banco Mundial ao governo de Cabo Verde, para reforço do sistema educativo e melhoria de competências. Número avançado esta manhã, pelo Primeiro-Ministro, no acto central da celebração do Dia do Professor Cabo-verdiano, promovido pelo SIPROFIS, em parceria com a FECAP, em Assomada.
SINDEP fala de perseguição e intimidação de professores
O SINDEP denuncia uma alegada perseguição e intimidação de professores por parte da tutela. A acusação foi expressa em conferência de imprensa, hoje, pelo vice-presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP), Jorge Cardoso.
Governo espera resolver “todas as pendências” dos professores até final do ano
O secretário de Estado para a Educação assegura que o Governo espera resolver, ao longo de 2019, “todas as pendências” dos professores, nomeadamente as dívidas acumuladas desde 2010 devido à não redução da carga horária.
Presidente do SIPROFIS reconhece que governo está a responder às reivindicações dos professores
O presidente do Sindicato dos Professores da ilha de Santiago (SIPROFIS) reconhece que as reivindicações da classe docente estão a ser atendidas pela tutela, mas afirma que ainda existem pendênciaspor resolver.
mais