Artigos sobre Jorge Cardoso
SINDEP pede demissão “o quanto antes” do ministro da Educação
O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) volta a acusar o Governo de “atitude antidemocrática” e pede a demissão imediata do ministro da Educação, Amadeu Cruz. Desta vez, alega que o executivo enviou ao parlamento a proposta do Decreto-Lei que regulamenta o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) do Pessoal Docente, sem antes ouvir os sindicatos.
Lista por não redução da carga horária é consequência da greve, dizem sindicatos
O Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) e o Sindicato Democrático dos Professores (Sindprof) consideram que a publicação da lista de subsídio aos professores por não redução da carga horária é consequência da greve.
Professores garantem que vão continuar na luta para os seus direitos
Um grupo de professores de diversos municípios da ilha de Santiago reuniu-se, esta segunda-feira, numa manifestação pelos seus direitos, à margem do acto central da abertura do novo ano lectivo 2024/2025, realizado hoje em São Lourenço dos Órgãos.
SINDEP satisfeito com veto do PR ao PCFR e ameaça greve caso Governo não negocie com professores
O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) manifestou, esta manhã, satisfação com o veto do Presidente da República (PR) ao Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal docente e alertou para a possibilidade de uma greve, caso o Governo não apresente uma proposta que atenda às reivindicações da classe.
Sindicato de professores surpreso por falta de resposta para salários em atraso
O presidente do Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) expressou, hoje, surpresa pela ausência de solicitações no Tribunal de Contas para o pagamento de salários em atraso a 250 professores. Jorge Cardoso criticou o Ministério da Educação, destacando a demora em resolver processos burocráticos que afectam docentes desde Setembro.
Professores começam hoje greve de dois dias
Sindicatos garantem que a greve dos professores, agendada para hoje e amanhã, vai contar com a adesão de mais de 80% dos profissionais da classe docente. Depois de vários dias de negociações, sem acordo, o Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) exige respeito para com a classe e avança que os docentes irão partir para a paralisação total do ensino, caso as reivindicações não sejam atendidas.
Professores partem para greve a partir desta quarta-feira
O Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) confirmou hoje a realização da greve agendada para os dias 22 e 23 de Novembro, que conta com a adesão de mais de 80% dos professores. Depois de vários dias de negociações, sem acordo, o Sindep exige respeito para com a classe docente.
Sindep satisfeito com a reclassificação de 166 professores
O Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) mostrou-se, hoje, satisfeito com a publicação da lista de 166 professores, referente à reclassificação de 2019, mas não descarta a possibilidade de uma manifestação seguida de greve, caso os compromissos assumidos pelo Ministério da Educação não sejam cumpridos.
"Ministro da Educação tem estado a enganar os professores" - SINDEP
O ministro da Educação não valoriza a classe docente e apenas faz falsas promessas. Posição expressa pelo Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) ao falar esta manhã, em conferência de imprensa na cidade da Praia.
Professores entre a descrença no sistema de avaliação e a espera pela resolução de pendentes
Novo ano lectivo chega com esperanças e energias renovadas, mas também com problemas que tardam em ser resolvidos. Professores partilham preocupações e deixam alertas.
Professores sem cobertura do INPS - SINDEP
Os professores estão sem cobertura do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), apesar dos descontos feitos nos seus salários para o efeito. Denúncia feita, hoje, pelo Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP), que falava em conferência de imprensa na cidade da Praia.
Qualidade de ensino “deixa muito a desejar”. E a culpa é do sistema
Para lá dos salários e progressão na carreira, há todo um conjunto de questões que preocupam sindicatos e professores e que afectam a qualidade do ensino em Cabo Verde. Apesar de algumas melhorias apontadas, o ensino “não está bem”, reconhecem, e falam dos factores que contribuem para a degradação da qualidade e do sucesso educativo. Entre os mais consensuais estão a falta de bases, nomeadamente, na Língua Portuguesa, que impacta todo o percurso escolar dos alunos e as passagens automáticas que arrastam os problemas. “O ministério está mais preocupado com os números”, acusam. Frequentes reformas, novas directivas constantes e falta de autonomia dos professores, bem como parca educação familiar também são notados como elementos que prejudicam a almejada qualidade.
Pendências dos professores resolvidas até final de 2023 - Amadeu Cruz
O ministro da Educação reafirma o compromisso de resolver todas as pendências dos professores até finais de 2023. Amadeu Cruz falava hoje à imprensa após um encontro com o Sindicato Nacional dos Professores (Sindep).
Manifestação dos professores adiada para Outubro
A manifestação e "luto" dos professores, agendados para o dia 23 de Abril, foram adiados. A informação foi avançada pelo presidente do Sindicato Nacional dos Professores (Sindep), em conferência de imprensa esta manhã, na cidade da Praia.
Professores agendam greve e manifestação para 23 de Março
O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) agendou uma greve nacional, acompanhada de uma manifestação, para o dia 23. Os professores reivindicam maior dignidade pessoal e profissional e resolução efectiva das reivindicações por parte do Ministério da Educação, anunciou hoje o líder sindical.
Sindicato Nacional dos Professores pretende levar Ministério da Educação ao Tribunal
O presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) pretende entrar com uma acção nos tribunais contra o Ministério da Educação, se não forem resolvidos os pendentes para com a classe docente, nomeadamente as requalificações. Jorge Cardoso falava à Rádio Morabeza após o término da visita efectuada à região Fogo e Brava.
A educação em Cabo Verde não vai bem- SINDEP
Para o presidente do SINDEP o governo deve sentar-se à mesa com os parceiros sociais para encontrar uma solução para o ensino por causa dos prejuízos causados pela pandemia.
SINDEP com reservas quanto ao "bom arranque" do novo ano lectivo
O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) manifesta alguma reserva em relação ao início do ano lectivo sem sobressaltos, conforme prometido na semana passada pela ministra da Educação. A colocação dos professores e a disponibilização dos manuais antes do novo ano escolar são considerados essenciais.
SINDEP fala de perseguição e intimidação de professores
O SINDEP denuncia uma alegada perseguição e intimidação de professores por parte da tutela. A acusação foi expressa em conferência de imprensa, hoje, pelo vice-presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP), Jorge Cardoso.
SINDEP denuncia falta de manuais e alunos sem professores
A falta de manuais escolares em quase todas as disciplinas do 1º ao 6º ano de escolaridade está a causar grandes constrangimentos no processo ensino-aprendizagem. A denúncia é do Sindicato Nacional dos Professores de Cabo Verde.
mais