Professores sem cobertura do INPS - SINDEP

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,4 ago 2023 14:22

Presidente do SINDEP, Jorge Cardoso
Presidente do SINDEP, Jorge Cardoso Rádio Morabeza

Os professores estão sem cobertura do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), apesar dos descontos feitos nos seus salários para o efeito. Denúncia feita, hoje, pelo Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP), que falava em conferência de imprensa na cidade da Praia.

O presidente do sindicato, Jorge Cardoso, exige que o Governo reponha de imediato a legalidade relativamente ao pagamento das prestações ao INPS

“Estamos indignados com a situação que os docentes enfrentam pela desconsideração e falta de respeito por parte do Ministério da Educação. Para piorar a situação dos docentes, tomamos conhecimento de que estão descobertos da previdência social, porquanto são efetuados os descontos mensalmente e não fazem transferência para o INPS. Optaram por prejudicar o elo mais fraco que são os trabalhadores, neste caso concreto os docentes. Exigimos do Governo, mais concretamente o Ministério da Educação, reponha de imediato a legalidade sob pena de tomarmos as medidas necessárias que se impõem”, avança.

Jorge Cardoso alerta que caso o Ministério da Educação não resolva o problema, o SINDEP vai trabalhar com os professores para condicionar o próximo ano lectivo.

"Nós vamos trabalhar juntos dos professores para não haver o arranque do ano lectivo", avisa.

O presidente do SINDEP aproveitou a oportunidade para pedir à tutela que cumpra com as promessas e resolva, definitivamente, os problemas pendentes da classe, nomeadamente as reclassificações que remontam a 2019, os subsídios pela não redução da carga horária desde 2018, a transição dos professores licenciados e o descongelamento da carreira.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,4 ago 2023 14:22

Editado porSara Almeida  em  25 abr 2024 23:28