Artigos sobre SINDEP

Dia Mundial do Professor celebrado com sentimento de frustração – Sindep
O presidente do Sindicato Nacional dos Professores (Sindep), João Cardoso, afirmou que o Dia Mundial do Professor é celebrado este ano com o sentimento de frustração e não resolução de várias pendências acumuladas da classe docente.

Pendências dos professores resolvidas até final de 2023 - Amadeu Cruz
O ministro da Educação reafirma o compromisso de resolver todas as pendências dos professores até finais de 2023. Amadeu Cruz falava hoje à imprensa após um encontro com o Sindicato Nacional dos Professores (Sindep).

SINDEP acusa tutela de ignorar professores na alteração do calendário das provas finais no ensino básico
O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) contesta a alteração do calendário das provas finais no Ensino Básico Obrigatório referentes ao 8º Ano, para entre 8 e 14 de Julho. “A alteração ignorou o professor que planificou a sua vida profissional e pessoal em função do Calendário Escolar Oficial”, denunciou hoje o sindicato.

Manifestação dos professores adiada para Outubro
A manifestação e "luto" dos professores, agendados para o dia 23 de Abril, foram adiados. A informação foi avançada pelo presidente do Sindicato Nacional dos Professores (Sindep), em conferência de imprensa esta manhã, na cidade da Praia.

Professores em protesto prometem nova manifestação em Abril
Os professores filiados no Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) voltaram às ruas esta quarta-feira, em todo o país, exigindo a resolução de várias pendências. É a segunda manifestação em menos de dois meses.

Professores em greve protestam hoje em todo o país
Os professores realizam hoje uma greve nacional, com manifestações previstas para todas as ilhas, exigindo ao Governo a resolução de pendências em atraso e reclassificações, num protesto convocado pelo Sindicato Nacional dos Professores (Sindep).

Professores em greve prometem sair à rua em todo o país
Os professores promovem na quarta-feira uma greve e manifestações em todas as ilhas, depois de falhadas negociações com o Governo para resolução de pendências e reclassificações, referiu o presidente do Sindicato Nacional dos Professores (Sindep).

Professores agendam greve e manifestação para 23 de Março
O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) agendou uma greve nacional, acompanhada de uma manifestação, para o dia 23. Os professores reivindicam maior dignidade pessoal e profissional e resolução efectiva das reivindicações por parte do Ministério da Educação, anunciou hoje o líder sindical.

SINDEP pondera greve nacional dos professores em Março
O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) pondera avançar para uma greve nacional da classe docente, caso as reivindicações não sejam atendidas pelo executivo. Hoje, os professores manifestaram-se em diferentes pontos do país.

Professores manifestam-se nas ruas por melhores condições laborais. Governo pede bom-senso
Os professores filiados no Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) realizam hoje uma manifestação nas ilhas de Santiago, São Vicente e Santo Antão. A classe está “esgotada” com as promessas não cumpridas dos sucessivos governos.

Sindicatos denunciam que há turmas com 40 alunos
Dois sindicatos dos professores afirmaram hoje que o novo ano lectivo começou de forma “muito turbulenta”, alertam para a situação das pendências de 2016 a esta parte e já pediram intervenção do Ministério da Educação. Denunciam também a existência de turmas superlotadas, algumas chegando a 38 ou 40 alunos, em violação à regras de protecção contra à COVID-19.

Sindicato Nacional dos Professores pretende levar Ministério da Educação ao Tribunal
O presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) pretende entrar com uma acção nos tribunais contra o Ministério da Educação, se não forem resolvidos os pendentes para com a classe docente, nomeadamente as requalificações. Jorge Cardoso falava à Rádio Morabeza após o término da visita efectuada à região Fogo e Brava.

SINDEP não defende encerramento imediato das escolas
O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) não defende o encerramento imediato das escolas. A garantia foi dada hoje, em conferência de imprensa, em São Vicente, pelo secretário executivo regional.

A educação em Cabo Verde não vai bem- SINDEP
Para o presidente do SINDEP o governo deve sentar-se à mesa com os parceiros sociais para encontrar uma solução para o ensino por causa dos prejuízos causados pela pandemia.

Professores têm várias reivindicações por resolver - Sindicato
O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) alerta que há várias reivindicações da classe docente por resolver. Nicolau Furtado falava hoje em conferência de imprensa, na Praia.

SINDEP alerta para risco de perda de direitos dos professores devido à COVID-19
O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) considera que no contexto actual, alguns direitos da classe podem estar em risco. O presidente do sindicato aponta, nomeadamente, a segurança sanitária no exercício da sua profissão e uma carga horária nos limites da lei.

SINDEP sem razões para comemorar Dia do Professor
O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) considera que não há razões para comemorar o dia do professor cabo-verdiano, assinalado hoje. Em causa o contexto atípico que o país atravessa por causa da pandemia do novo coronavírus, e aquilo que chama de “injustiças que a classe tem enfrentado na sua vida profissional devido à má gestão de pessoal”.

99% dos professores contra o ensino à distância - inquérito SINDPROF
Um inquérito realizado pelo Sindicato Democrático dos Professores (SINDPROF) aponta que 99% dos professores são contra o ensino a distância. Sindicato mostra-se favorável ao ensino a distância, como terapia educacional e não com intuitos de avaliação.

“Ensino a distância é impraticável em Cabo Verde” - SINDEP
O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) aconselha o Ministério da Educação a arrepiar caminho relativamente à implementação do sistema de educação a distância, devido à COVID-19. Sugestão divulgada, hoje, por Nicolau Furtado, em declarações à imprensa.

Trabalhadores em São Vicente saíram à rua por um ambiente laboral “mais digno”
Os trabalhadores em São Vicente pediram hoje ao governo o cumprimento dos compromissos assumidos para a ambiente laboral no país. Posição defendida durante a manifestação convocada por 13 sindicatos, com foco no combate a precariedade, reposição do poder de compra, progressões, aumento salarial, diminuição da idade de reforma dos marítimos e impostos.
mais