Sindicatos esperam "contributo" dos deputados para chumbar proposta do PCFR

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,5 out 2024 14:43

Os sindicatos nacionais dos professores querem contar com contributo dos vários deputados, que são também professores, no sentido de chumbarem a proposta do decreto-lei do Plano de Cargos, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal docente.

Esta intenção foi manifestada à imprensa, hoje, quando os três sindicatos nacionais dos professores, nomeadamente o Sindicato Nacional dos Professores (Sindep),  Sindicato Democrático dos Professores (Sindprof) e o Sindicato dos Professores de Santiago (Siprofis) se preparavam para mais uma manifestação de âmbito nacional.

Jorge Cardoso, do Sindep, indica que os professores protestam, sobretudo, contra o envio ao parlamento da proposta do decreto lei que aprova o PCFR para a classe docente.

“Nós acreditamos que também o parlamento, na pessoa de deputados que são representantes do povo, deve defender uma classe que tem mais de 8 mil pessoas, do que defender 20 e tal pessoas que são membros do Governo”, defende.

Por seu lado, o dirigente do Siprofis, António Barros, assegura que "todos os sindicatos estão unidos na luta em prol da classe docente no país, no intuito de fazer o Governo cumprir com os compromissos assumidos ".

Já o dirigente do Sindprof, Silvestre Andrade, lamenta  que o Dia Internacional do Professor," seja marcado por protestos para  demonstrar que os professores estão numa fase crítica, devido a vários problemas básicos e pendentes por resolver".

Além de lutas permanentes, sindicatos nacionais dos professores  dizem estar unidos para formalizar uma  queixa contra o Governo de Cabo Verde  junto de organizações internacionais.

De recordar que o Presidente da República, José Maria Neves, vetou no dia 04 de Setembro o decreto-lei do Governo que aprova o PCFR do pessoal docente e afastou a possibilidade de reconsiderar a sua posição em relação ao diploma.

Em resposta, o Governo anunciou a reconfiguração do Decreto-Lei que regulamenta o PCFR do Pessoal Docente, transformando-o numa Proposta de Lei a ser submetida à Assembleia Nacional.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,5 out 2024 14:43

Editado pormaria Fortes  em  17 out 2024 23:25