Artigos sobre Amadeu Cruz
Sindicato dos professores exige esclarecimentos sobre falhas na previdência social
O Sindicato dos Professores da ilha de Santiago (Siprofis) solicitou, hoje, explicações ao ministro da Educação, Amadeu Cruz, sobre a suspensão da cobertura de Previdência Social para os professores nos últimos três meses.
Governo lança programa de apoio à Reforma Educativa em Cabo Verde
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, apresentou hoje as principais diretrizes do novo Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária em Cabo Verde (PAREP-CV 2024-2029), financiado pelo Global Partnership for Education (GPE), em 5 milhões de dólares. O programa visa a consolidação das reformas no ensino básico e a reestruturação do ensino pré-escolar, uma prioridade do governo.
Governo publica lista de pendências por não redução da carga horária. Mais de mil professores beneficiados.
O governo anuncia a publicação da lista de pendências relativas ao subsídio por não redução de carga horária de 1005 professores que leccionam no 1º ciclo do ensino básico, no regime de monodocência. A medida representa um gasto anual de cerca de 250.000 contos.
Ano lectivo 2024-2025 arranca com 130 mil alunos e reformas estruturais
O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, anunciou hoje que o ano lectivo 2024-2025 começará com mais de 130 mil alunos em todo o país e conta com reformas estruturais planeadas, investimentos em infraestruturas e modernização tecnológica nas escolas. O governo também se comprometeu a resolver questões pendentes e a garantir um ambiente escolar positivo e colaborativo.
Governo confirma negociações para evitar greve no início do ano lectivo
Em resposta ao pré-aviso de greve apresentado pelos sindicatos SINDEP e SINDPROF, o ministro da Educação, Amadeu Cruz, garantiu hoje que o Governo está a trabalhar para evitar a paralisação prevista para os dias 19 e 20 de Setembro. A greve foi convocada em protesto contra o atraso na publicação do subsídio por não redução de carga horária para os professores, um tema que está no centro das reivindicações sindicais.
Edição 1189
Destaque de manchete para o centenário de Amílcar Cabral e a entrevista com o politólogo Daniel dos Santos.
Ministério da Educação lamenta rejeição do acordo para carreira do docente
O Ministério da Educação lamenta a decisão dos sindicatos de não assinar o acordo para a estabilização da carreira do pessoal docente. Os sindicatos entendem que o documento apresentado não traduz os entendimentos assumidos há duas semanas.
Ministro diz que acordo alcançado com os docentes vai ao encontro das possibilidades do país
O ministro da Educação assegurou hoje que o Governo vai cumprir com aquilo que foi prometido aos professores, e sublinhou que a actualização da tabela remuneratória da classe foi actualizada de acordo com as possibilidades do país.
Ministério da Educação já requalificou todos os professores que adquiriram grau de licenciatura - ministro
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, garantiu esta quarta-feira, na ilha do Maio, que todos os professores que adquiriram o grau de licenciatura já foram requalificados.
Ministro da Educação pede diálogo consciente para evitar prejuízos ao sistema educacional
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, destacou hoje a necessidade de estabelecer um diálogo consciente com os professores para evitar prejudicar o desempenho escolar dos alunos, enquanto o governo trabalha para resolver as reivindicações dos docentes e implementar melhorias salariais e outras medidas de apoio à carreira.
Professores começam hoje greve de dois dias
Sindicatos garantem que a greve dos professores, agendada para hoje e amanhã, vai contar com a adesão de mais de 80% dos profissionais da classe docente. Depois de vários dias de negociações, sem acordo, o Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) exige respeito para com a classe e avança que os docentes irão partir para a paralisação total do ensino, caso as reivindicações não sejam atendidas.
“Aumento de 36,6 % dos salários dos professores é absolutamente incomportável e devastador para a economia” – ministro
O ministro da Educação disse hoje que o pedido de aumento de 36,6 % dos salários dos professores é “absolutamente incomportável e devastador” para economia nacional, sublinhando que “não há nenhum” país e governo que aguente este aumento.
Ministro diz que desconhece motivações da marcha pacífica convocada por professores
O ministro da Educação disse hoje desconhecer os motivos da marcha pacífica convocada pelos professores para quarta-feira, 18, garantindo que o Governo tem estado a resolver as pendências da classe e tem atendido os compromissos assumidos com os sindicatos.
“Não há reformas constantes. É preciso desmistificar”
Com olhos no novo ano lectivo e pés assentes na realidade e limitações cabo-verdianas, o ministro da educação faz o ponto de situação da reforma educativa, iniciada em 2017, e dos caminhos que se pretendem para o ensino cabo-verdiano.
Ano lectivo arranca com 130 mil alunos e 6.500 professores
O ano lectivo 2023-2024, que se inicia na próxima segunda-feira, arranca com 130 mil alunos e 6.500 professores do ensino básico e secundário. Dados avançados, hoje, pelo ministro da Educação em conferência de imprensa na Cidade da Praia.
Edição 1137
Manchete, nesta edição, para o fenómeno da criminalidade juvenil na cidade da Praia.
País tem taxa de analfabetismo de 11 % para população com mais de 15 anos e de 2,1% com idade inferior aos 15 anos
Cabo Verde conta com uma taxa de analfabetismo de 11 por cento (%) em 2021 para a população com mais de 15 anos e de 2,1 % para as pessoas com idade inferior aos 15 anos.
130 mil alunos do pré-escolar ao secundário vão frequentar novo ano lectivo a partir de 18 de Setembro - Ministro
Cerca de 130 mil alunos, do pré-escolar ao secundário, regressam às aulas no dia 18 de Setembro, no país, estando 28 mil inscritos no Ensino Secundário (ES), 17 mil no pré-escolar e os restantes no Ensino Básico Obrigatório.
Rede Nacional de Campanha de Educação para Todos de Cabo Verde quer Educação com 20% do OE
O coordenador da Rede Nacional de Campanha de Educação para Todos de Cabo Verde (RNCEPT-CV), realçou hoje a necessidade do aumento do orçamento para a Educação. Abraão Borges falava aos jornalistas no âmbito do Fórum Nacional sobre Financiamento da Educação, dedicado à reflexão sobre práticas de investimento na educação implementadas no país.
Cabo Verde vai submeter candidatura ao Fundo Global para a Educação – ministro
O ministro da Educação avançou hoje que o País “vai submeter brevemente” a candidatura ao novo modelo de financiamento do Fundo Global para a Educação (GPE), tendo em vista a modernização e desenvolvimento do sector educativo.
mais