Artigos sobre Amilcar Cabral

José Maria Neves: "Precisamos de um novo momento sísmico que leve à mudança de paradigmas"
Todas as nações têm os seus mitos, heróis e narrativas dominantes. Em jeito de comemoração do Dia dos Heróis Nacionais, foi esse o ponto de partida para uma conversa com José Maria Neves, ex-Primeiro-ministro de Cabo Verde, que enquanto presidente do PAICV levou o partido fundado pelos combatentes da Independência para a política democrática do século XXI. Heróis ainda são necessários e serão, agora, aqueles que forem capazes de libertar Cabo Verde da dependência da ajuda pública ao desenvolvimento.

Primeiro-ministro considera que é preciso que Cabo Verde esteja em paz com a sua história
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, considerou hoje, em São Vicente, que é preciso que Cabo Verde e todos os cabo-verdianos estejam “em paz” com a história e valorizar os “bons momentos” da nação cabo-verdiana.

Jorge Santos classifica deposição de flores no memorial Amílcar Cabral sinal de respeito e valorização da história de Cabo Verde
Celebra-se hoje, Dia dos Heróis Nacional. O Presidente da República interino, Jorge Santos, classificou hoje a deposição de flores no memorial Amílcar Cabral como sinal de respeito e valorização pela história de Cabo Verde “num dia que simboliza os heróis nacionais”.

A ciência sob aplauso de fracos e poderosos
O 2020 custou muito a dobrar, ano que por todo o chão planetário foi deixando para trás e para a história um gigantesco e arrepiante quadro de destruição como há muito já não se via: vidas apagadas aos muitos e muitos milhares; economias colapsadas ou intensamente abaladas até ao mais profundo dos seus alicerces; dinâmicas de progresso virado retrocesso; grandes sonhos tornados pequenos, ou até mesmo sonhos nenhuns; esperanças congeladas no tempo, sequer sem um fim à vista.

Exposição “Celebrar Cabo Verde e o legado de Cabral no Mundo" no Memorial Amílcar Cabral
O memorial Amílcar Cabral, na cidade da Praia, reabre este domingo, dia em que Cabo Verde celebra os 45 anos de Independência.

Unidade e Luta: Quando Amilcar Cabral se serviu do desporto para guiar a luta de libertação nacional
Decorriam os anos 70, Amílcar Cabral preparava os camaradas para a Luta pela Independência de Cabo Verde e Guiné Bissau.

O pensamento de Amílcar Cabral sobre o desporto e os Jogos Olímpicos: Pro Africanismo e Humanismo
No ano 1948, do dia 5 do mês setembro, em Portugal, horas depois de assistir duas partidas de futebol no estádio da Tapadinha, depois de se ter passeado na região da Tapada, numa carta escrita por Amílcar Cabral à sua amada esposa Lena, que seria publicado postumamente, em 2016, sob a organização de Iva Cabral, Márcia Souto e Filinto Elísio, numa quase chegada ao inverno luso, sob o mal das saudades que o melancolizava seus sentimentos sentidos, pelo amor à distância que sentia para com a sua amada e primeiro esposa “Lena” e às suas filhas (Maria Helena de Ataíde Vilhena Rodrigues e Iva Cabral), Amílcar Cabral deixou vincado o seu pensamento acerca do Desporto, abordando com maior profundidade a questão humana, com algum enfoque nos africanos que estiveram presentes nos Jogos Olímpicos de 1948.

SARS-CoV-2 e o Paradigma da Liderança: o Caso da Uni-CV
Devemos a Sebastião Bravo Botelho a mais elucidativa definição da cabo-verdianidade quando se trata de planificação, coordenação e execução laboral.

República dividida
Finda mais uma Semana da República, que anualmente desde 2012 acontece de 13 a 20 de Janeiro e é patrocinada pelo presidente da república Jorge Carlos Fonseca, não parece que o objectivo de fazer dos feriados datas de concórdia nacional tenha sido realizado. Em declarações no dia dos heróis nacionais o PR disse que continua a pretender que não se deve seleccionar fase da história, daquela que podemos gostar mais ou gostar menos. Os jornalistas contrapõem que há muitas críticas à forma como os combatentes da liberdade da pátria são tratados.

Filme “Amílcar Cabral o Presidente Astral” vence prémio Centenário Amílcar Cabral
O filme “Amílcar Cabral o Presidente Astral”, de Abel Monteiro, foi distinguido com o primeiro prémio no concurso Centenário Amílcar Cabral. “Djassi”, de Chissana Magalhães, ficou em segundo lugar e "Cabral, O artesão da liberdade ", de Grace Ribeiro, é o terceiro classificado.

Primeiro-ministro defende que figura de Amílcar Cabral deve ser património de todos
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, defendeu hoje que Amílcar Cabral não é património de nenhum partido político, mas sim deve ser um património da nação cabo-verdiana.

Ex-PR de Cabo Verde pede para se esperar pela justiça no caso de estudante que morreu em Bragança
O ex-Presidente de Cabo Verde Pedro Pires pediu esta segunda-feira que se espere pelas investigações e pela justiça portuguesa no caso do estudante cabo-verdiano que morreu após agressões em Bragança.

2019: Ano da consagração da morna a património da humanidade
O ano terminou com a boa notícia para a nação cabo-verdiana: a morna é elevada a património cultural da humanidade.

A Constituição de 1992 e a questão (mal compreendida) da “transição constitucional”
O Dr. Benfeito Mosso Ramos, após ter defendido, meses atrás, a “tese” peregrina de que Amílcar Cabral é o “pai” da Constituição de 1992, volta agora, de forma mais subtil, a atacar a lei fundamental que inaugura a II República em Cabo Verde, sintonizando o nosso país com a civilização da Justiça e Liberdade.

Cabo de fibra óptica submarino Amílcar Cabral será importante para a integração regional de Cabo Verde
O cabo de fibra óptica submarino Amílcar Cabral será “importante” para Cabo Verde e será de “extrema importância” para os demais países, sobretudo os países da União do Rio Mano. A afirmação é do Presidente do Conselho de Administração da Agência de Regulação Multissectorial da Economia (ARME), feita durante um workshop de validação do Estudo de viabilidade para implementação dese cabo

Vhils deixa marca na Praia e São Vicente
Novo mural, novo artista e técnica diferente daquilo a que estamos acostumados. O artista que conquistou o mundo com a sua arte, veio a Cabo Verde deixar a sua marca.

Amílcar Cabral e o Olimpismo
Setembro é o mês em que se comemora o nascimento de Amílcar Cabral. Uma figura marcante na independência de Cabo Verde e da Guiné Bissau e que sempre foi visto pelos seus pares como um pensador que estava à frente do seu tempo. Esta característica é partilhada pelo fundador do movimento olímpico da era moderna - Pierre de Coubertin.

Nascimento de Amílcar Cabral celebrado com conferência sobre sua vida e obra
O nascimento de Amílcar Cabral, que se estivesse vivo completaria esta quinta-feira 95 anos, vai ser celebrado com uma conferência intitulada “Amílcar Cabral, vida e obra”.

Ainda à procura da normalidade
Quase trinta anos depois de mudança de regime político, Cabo Verde ainda não se vê como um “país normal”. Mas normalidade no sentido de pluralismo, democracia e sociedade aberta era o que realmente todos mostraram querer com o seu voto no dia 13 de Janeiro de 1991 que garantiu a maioria qualificada para se aprovar uma Constituição liberal e democrática.
mais