Artigos sobre Amílcar Cabral

Abraão Vicente acusa Fundação Amílcar Cabral de “desonestidade” por candidatura de escritos de Cabral à UNESCO
O ministro da Cultura, Abraão Vicente, acusa a Fundação Amílcar Cabral (FAC) de “desonestidade intelectual” após esta anunciar a entrega da candidatura dos escritos do seu patrono ao programa Memória do Mundo da UNESCO.

Candidatura dos “Arquivos de Amílcar Cabral” formalizada junta da UNESCO
O dossier de candidatura dos “Arquivos de Amílcar Cabral” ao registo do Memória do Mundo da UNESCO foi submetido formalmente junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura UNESCO, avançou a Fundação Amílcar Cabral.

Para aprimorar, não para inovar
A conversa do Presidente da República José Maria Neves com os seus antecessores, Jorge Fonseca e Pedro Pires, organizada na semana passada no âmbito de uma iniciativa PresidTalk - Inovação Política em Cabo Verde, foi certamente inédita, mas de acto politicamente inovador terá muito pouco.

Quebrar as grilhetas
Durante as comemorações do dia da cultura, o Arquivo Nacional de Cabo Verde anunciou a proposta da candidatura dos documentos sobre a escravatura ao Registo Internacional da Memória do Mundo da UNESCO.

A divergência ideológica enriquece a História comum
Chegou-me, há pouco, às mãos, o projecto de Resolução para declaração do ano de 2024, como Ano do Centenário de Amílcar Cabral, apresentado, ontem, pelo Grupo Parlamentar (GP) do PAICV, para discussão e aprovação, na Assembleia Nacional, durante a corrente sessão ordinária, desta.

UNESCO. Candidatura de escritos de Amílcar Cabral formalizada em Novembro
O processo de candidatura dos escritos de Amílcar Cabral ao programa Memória do Mundo da UNESCO deverá ser formalizado em Movembro, disse hoje o presidente da fundação do líder das independências da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

XI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa com homenagem a Amílcar Cabral
A XIª edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa que decorrerá de 19 a 22 deste mês, na Cidade da Praia, vai homenagear Amílcar Cabral, com uma mesa redonda alusiva ao centenário do seu nascimento sobre o tema “Actualidade do pensamento de Amílcar Cabral e a Defesa da Identidade e da Cultura Nacional”.

Por uma cultura do cumprimento da Constituição
A Constituição democrática de Cabo Verde completou 31 anos no passado dia 25 de Setembro. É interessante notar a sobriedade com que a data foi marcada. Mereceu uma conferência de imprensa do presidente da república e um encontro com dois conferencistas, organizado pelo grupo parlamentar do MpD. Da comunicação social pública não se notou na sua programação o entusiamo habitual dedicado normalmente aos feriados e outras referências históricas do regime do partido único, algo visível no dia anterior nos 50 anos da Guiné-Bissau.

José Maria Neves felicita Guiné-Bissau pelo seu Dia Nacional
O Presidente da República, José Maria Neves, felicitou hoje a República da Guiné-Bissau pelas comemorações do 50º Aniversário da sua Independência Nacional.

Não mais embalar o povo com estórias
Foi notícia no dia 12 de Setembro a declaração do presidente da república a tomar a data como “início das comemorações do centenário de Amílcar Cabral”. De imediato, a comunicação social pública surgiu na sua onda de costume a tecer loas à figura do líder do PAIGC e à luta de libertação na Guiné-Bissau secundada pela Fundação Amílcar Cabral a clamar por gratidão eterna dos cabo-verdianos para com os “libertadores”.

Guiné-Bissau continua sem o que há 50 anos os combatentes foram buscar ao mato
Cinquenta anos depois de terem vivido o momento da proclamação da independência da Guiné-Bissau, os que sonharam o país lamentam que continue a faltar aquilo que foram buscar ao mato.

PN detém suspeito de roubo na Fundação Amílcar Cabral em flagrante delito
A Polícia Nacional informou hoje, que deteve, em flagrante delito, o indíviduo suspeito de rubo na Fundação Amílcar Cabral. Este estava na posse de outros objectos acabados de roubar.

Fundação Amílcar Cabral recupera objectos roubados
A Fundação Amílcar Cabral informou hoje que já foram recuperados todos os objectos que foram roubados durante um assalto que ocorreu esta quarta-feira, 5.

Roubo na Fundação Amílcar Cabral: Preciosas relíquias de Amílcar Cabral desaparecem
A Fundação Amílcar Cabral, foi assaltada esta quarta-feira, 05 de Julho, por volta das 18h00.

Homenagem poética e musical a Amílcar Cabral no instituto de Lisboa onde se licenciou
O Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa, onde Amílcar Cabral se formou engenheiro agrónomo, acolhe no próximo dia 19 de Maio um evento poético musical de homenagem ao “pai” da independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.

Culto de personalidade não tem lugar em democracias
O que através de várias intervenções públicas de titulares de órgãos de soberania e de outras entidades, ao longo de meses, já se tinha tornado previsível acabou por se confirmar na semana passada com as comemorações do quinquagésimo aniversário de Amílcar Cabral.

PAICV apela envolvimento das instituições na realização de eventos para centenário do nascimento de Cabral
O PAICV apelou o envolvimento de todas as instituições, inclusive do Parlamento, na organização e na realização de eventos para o centenário do nascimento de Cabral. A UCID entende que o país está um “pouco atrasado” na assunção, na totalidade, do pensamento de Amílcar Cabral, enquanto o MpD pede a “libertação” da figura de Amílcar Cabral.

Meio século sem Cabral
20 de Janeiro de 1973. 23 horas. Um grupo chefiado por Inocêncio Cani prende Amílcar Cabral e a mulher. Cabral resiste, Cani atinge-o com um tiro, tendo depois ordenado a um acompanhante que lhe desse uma rajada, que mata o líder do PAIGC. Um grupo chefiado por Mamadu N’Djai prende Aristides Pereira, mete-o numa vedeta do partido e ruma a Bissau. Um outro grupo, chefiado por João Tomás Cabral, assalta a prisão do PAIGC e liberta Mário Mamadou Touré e Aristides Barbosa, os cabecilhas do golpe. Foi há meio século.

Colóquio Internacional em Dakar, om participação de Cabo Verde, marca 50 anos do desaparecimento de Amílcar Cabral
Um colóquio internacional a acontecer em Dakar, de 19 a 21 deste mês, com participação de universitários, pesquisadores e demais intelectuais de dez países, inclusive Cabo Verde, vai marcar os 50 do desaparecimento físico de Amílcar Cabral.

Edição 1103
Os relatos dos migrantes que, no sábado, deram à costa na ilha da Boa Vista numa piroga fazem a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
mais