Artigos sobre Amílcar Cabral

Casa onde Amílcar Cabral viveu degrada-se e ainda espera por museu
Amílcar Cabral viveu parte da infância numa casa em Santa Catarina de Santiago, mas os donos estão a exagerar no preço da moradia, que está a degradar-se, adiando um museu e um centro de investigação.

Mário Lúcio sentiu Amílcar Cabral presente enquanto escrevia o livro sobre a sua vida
Mário Lúcio Sousa ofereceu o primeiro exemplar de “A última lua de homem grande” a Amílcar Cabral, o homem que mudou a sua vida e cuja presença sentiu enquanto escrevia a história do “pai” da independência guineense e cabo-verdiana

A Última Lua de Homem Grande, Novo livro de Mário Lúcio Sousa
A Última Lua de Homem Grande, finalista do Prémio LeYa em 2021, o mais recente livro de Mário Lúcio Sousa, vai ser apresentado no Tarrafal de Santiago, sua localidade de nascimento, no próximo sábado, dia 7 de Maio, e na Praia, na segunda-feira, dia 9.

Passos a acertar
Os países pequenos e pobres, quando as coisas não vão bem, são evidentemente os mais sofridos, os da pauta dos desafortunados quando o ambiente já é de densa crise.

Pedro Pires prevê classificação de escritos de Cabral um ano antes do centenário
O presidente da Fundação Amílcar Cabral prevê a classificação dos escritos do seu patrono à memória da UNESCO um ano antes da celebração do centenário do nascimento, pedindo “bastante atenção” dos Governos de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.

O contributo de Amílcar Cabral na construção do Boavista FC da Praia
Muito próximo da estrada de acesso ao bairro da Vila Nova, encontra-se ainda ali um casebre. Maltratado pelo tempo e estando quase em ruínas, permanece ainda de pé. Naquele espaço foi criado um clube de nome Vilanovense FC. Eram os anos 30.

Há 49 anos Amílcar Cabral era assassinado pelos seus pares do partido em Conacry
A 20 de Janeiro de 1973, Amílcar Cabral era assassinado em Conacry e, a 21 do mesmo mês, Sékou Touré, Presidente da República, anunciava ao mundo a morte do pai das independências da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Ensino de qualidade para garantir resiliência e manter confiança
O ano lectivo 2021/2022 iniciou esta segunda-feira, 13 de Setembro. Ainda em tempo de crise pandémica e com variantes do coronavírus a assombrar as tentativas de um regresso ao normal, a esperança de todos é que finalmente se consiga retomar o ensino e a aprendizagem das crianças e jovens sem as interrupções e restrições dos dois últimos anos lectivos.

José Maria Neves: "Precisamos de um novo momento sísmico que leve à mudança de paradigmas"
Todas as nações têm os seus mitos, heróis e narrativas dominantes. Em jeito de comemoração do Dia dos Heróis Nacionais, foi esse o ponto de partida para uma conversa com José Maria Neves, ex-Primeiro-ministro de Cabo Verde, que enquanto presidente do PAICV levou o partido fundado pelos combatentes da Independência para a política democrática do século XXI. Heróis ainda são necessários e serão, agora, aqueles que forem capazes de libertar Cabo Verde da dependência da ajuda pública ao desenvolvimento.

Primeiro-ministro considera que é preciso que Cabo Verde esteja em paz com a sua história
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, considerou hoje, em São Vicente, que é preciso que Cabo Verde e todos os cabo-verdianos estejam “em paz” com a história e valorizar os “bons momentos” da nação cabo-verdiana.

Jorge Santos classifica deposição de flores no memorial Amílcar Cabral sinal de respeito e valorização da história de Cabo Verde
Celebra-se hoje, Dia dos Heróis Nacional. O Presidente da República interino, Jorge Santos, classificou hoje a deposição de flores no memorial Amílcar Cabral como sinal de respeito e valorização pela história de Cabo Verde “num dia que simboliza os heróis nacionais”.

A ciência sob aplauso de fracos e poderosos
O 2020 custou muito a dobrar, ano que por todo o chão planetário foi deixando para trás e para a história um gigantesco e arrepiante quadro de destruição como há muito já não se via: vidas apagadas aos muitos e muitos milhares; economias colapsadas ou intensamente abaladas até ao mais profundo dos seus alicerces; dinâmicas de progresso virado retrocesso; grandes sonhos tornados pequenos, ou até mesmo sonhos nenhuns; esperanças congeladas no tempo, sequer sem um fim à vista.

Exposição “Celebrar Cabo Verde e o legado de Cabral no Mundo" no Memorial Amílcar Cabral
O memorial Amílcar Cabral, na cidade da Praia, reabre este domingo, dia em que Cabo Verde celebra os 45 anos de Independência.

Unidade e Luta: Quando Amilcar Cabral se serviu do desporto para guiar a luta de libertação nacional
Decorriam os anos 70, Amílcar Cabral preparava os camaradas para a Luta pela Independência de Cabo Verde e Guiné Bissau.

O pensamento de Amílcar Cabral sobre o desporto e os Jogos Olímpicos: Pro Africanismo e Humanismo
No ano 1948, do dia 5 do mês setembro, em Portugal, horas depois de assistir duas partidas de futebol no estádio da Tapadinha, depois de se ter passeado na região da Tapada, numa carta escrita por Amílcar Cabral à sua amada esposa Lena, que seria publicado postumamente, em 2016, sob a organização de Iva Cabral, Márcia Souto e Filinto Elísio, numa quase chegada ao inverno luso, sob o mal das saudades que o melancolizava seus sentimentos sentidos, pelo amor à distância que sentia para com a sua amada e primeiro esposa “Lena” e às suas filhas (Maria Helena de Ataíde Vilhena Rodrigues e Iva Cabral), Amílcar Cabral deixou vincado o seu pensamento acerca do Desporto, abordando com maior profundidade a questão humana, com algum enfoque nos africanos que estiveram presentes nos Jogos Olímpicos de 1948.

SARS-CoV-2 e o Paradigma da Liderança: o Caso da Uni-CV
Devemos a Sebastião Bravo Botelho a mais elucidativa definição da cabo-verdianidade quando se trata de planificação, coordenação e execução laboral.

República dividida
Finda mais uma Semana da República, que anualmente desde 2012 acontece de 13 a 20 de Janeiro e é patrocinada pelo presidente da república Jorge Carlos Fonseca, não parece que o objectivo de fazer dos feriados datas de concórdia nacional tenha sido realizado. Em declarações no dia dos heróis nacionais o PR disse que continua a pretender que não se deve seleccionar fase da história, daquela que podemos gostar mais ou gostar menos. Os jornalistas contrapõem que há muitas críticas à forma como os combatentes da liberdade da pátria são tratados.

Filme “Amílcar Cabral o Presidente Astral” vence prémio Centenário Amílcar Cabral
O filme “Amílcar Cabral o Presidente Astral”, de Abel Monteiro, foi distinguido com o primeiro prémio no concurso Centenário Amílcar Cabral. “Djassi”, de Chissana Magalhães, ficou em segundo lugar e "Cabral, O artesão da liberdade ", de Grace Ribeiro, é o terceiro classificado.

Primeiro-ministro defende que figura de Amílcar Cabral deve ser património de todos
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, defendeu hoje que Amílcar Cabral não é património de nenhum partido político, mas sim deve ser um património da nação cabo-verdiana.

Ex-PR de Cabo Verde pede para se esperar pela justiça no caso de estudante que morreu em Bragança
O ex-Presidente de Cabo Verde Pedro Pires pediu esta segunda-feira que se espere pelas investigações e pela justiça portuguesa no caso do estudante cabo-verdiano que morreu após agressões em Bragança.
mais