Artigos sobre Júlio Correia
Júlio Correia: “A estabilidade política de que falamos, não é luxo, é condição da nossa sobrevivência”
Com eleições previstas para 2026, Cabo Verde entra num ano que Júlio Correia classifica como particularmente exigente, não apenas do ponto de vista político, mas também económico, num contexto internacional marcado por instabilidade, conflitos e incerteza, em que a preservação da estabilidade política assume, nas suas palavras, a dimensão de uma condição de sobrevivência para um país estruturalmente vulnerável.
Edição 1258
Destaque de manchete para as entrevistas com António Ludgero Correia, Júlio Correia e Paulino dias em que se perspectiva o ano que agora começou.
Edição 1206
No primeiro número de 2025 o Expresso das ilhas faz manchete com três entrevistas que procuram lançar um olhar sobre o ano que agora começa.
2024: Eleições, presidência e partidas
Da varredela autárquica ao salário da primeira-dama, da saída e entrada de novos ministros, ao bater da porta com estrondo por parte do histórico do PAICV Júlio Correia, este foi um ano político bastante animado.
Júlio Correia: “Um arrivismo retrógrado regressou ao partido a partir de 2016”
Histórico do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde, Júlio Correia bateu com a porta e saiu do partido. Na carta enviada ao presidente do partido, no passado dia 11 – e tornada pública na sua página do Facebook – Júlio Correia refere o “desconforto cidadão perante o dirigismo político crescente em contramão à democracia interna outrora existente”. Ao telefone, a partir do Fogo, o antigo secretário-geral, ministro, deputado e autarca do PAICV explica ao Expresso das Ilhas o que o levou a tomar esta decisão.
Edição 1181
O Estado da Nação continua a merecer destaque de manchete em mais uma edição do Expresso das Ilhas.
“Talaia Baxu conquistou por mérito próprio os palcos cabo-verdianos e mundiais” - Júlio Correia
O projecto de lei que institui o 1º de Fevereiro como Dia Nacional da Talaia Baxu, um dos mais conhecidos géneros musicais da ilha do Fogo, vai a votação na Assembleia Nacional esta quinta-feira. Júlio Correia está confiante na aprovação do diploma, porque presume ser consensual uma medida do género. Entretanto, afirma que a transcendência desta medida reclamava uma nota explicativa mais robusta e consistente do projecto de lei. Em conversa com o Expresso das Ilhas, o político em período sabático e compositor de Talaia Baxu muito solicitado fala do percurso deste género musical oriundo dos Mosteiros até a sua internacionalização e dos grupos e músicos que contribuíram para sua divulgação, destacando a figura de Braz de Andrade, o músico e intérprete que deu a conhecer Talaia Baxu na cidade de São Filipe e “desembarcou” com ela na Praia. “Em abono da verdade histórica, foi o Braz quem fez a ponte e espalhou a semente da Talaia Baxu para o mundo”, considera Correia.
Edição 1065
Celebra-se esta sexta-feira, 29 de Abril, o Dia da Cidade da Praia. Neste aniversário da capital falamos com a arquitecta e urbanista Ema Barros sobre a urbe que temos e aquela que queremos. É a manchete desta edição.
Júlio Correia, antigo presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros : “O Poder Local é uma das grandes realizações da nossa democracia”
A democracia cabo-verdiana alcançou num percurso de quase 30 anos uma maturidade considerável e o poder local é uma das suas maiores realizações. Júlio Correia reconhece, entretanto, que a autonomia do poder local não significa de forma alguma que não hajam défices e descaminhos que, do seu ponto de vista, não descaracterizam o nosso sistema.
Destaques da edição 980
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a abertura do ano lectivo: As regras para o regresso às aulas. As aulas estão à porta. As escolas públicas começam as aulas a 1 de Outubro, mas no sector educativo privado existem escolas onde as actividades lectivas têm início já na próxima semana. Um regresso com alterações.
Destaques da edição 893
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à Indústria 4.0 e o risco que Cabo Verde corre de ficar de fora do comboio da inovação.
Deputados do PAICV criticam comunicado da Comissão Política
Comunicado da Comissão Política do PAICV é “obtuso simplesmente”, diz Júlio Correia. Já para Felisberto Vieira esta não foi a primeira vez que deputados daquele partido votaram em sentidos opostos e que “criminalizar a consciência, a expressão e o voto é perverso e antidemocrático”.
Comunicado da Comissão Política do PAICV criticado por Júlio Correia e Felisberto Vieira
Comunicado da Comissão Política do PAICV é “obtuso simplesmente”, diz Júlio Correia. Já para Felisberto Vieira esta não foi a primeira vez que deputados daquele partido votaram em sentidos opostos e que “criminalizar a consciência, a expressão e o voto é perverso e antidemocrático”.
«Transformaram a pesada herança em pesadelo» - PAICV
O PAICV considera que o governo e o partido que o sustenta transformaram a pesada herança encontrada nos transportes aéreos em pesadelo. A posição foi defendida hoje, no parlamento, pelo deputado Júlio Correia.
mais
homepage






