Artigos sobre Estado da Nação

Rede das Associações Comunitárias mobiliza sociedade civil em manifestação pacífica contra os problemas do país
A Rede das Associações Comunitárias e Movimentos Sociais da Praia (RACMS) saiu as ruas da capital do país para manifestar a insatisfação dos cidadãos com o actual estado da nação, com a palavra de ordem “Sima nu sta nu ka pode fica” (como estamos não podemos ficar).

Um debate que mostrou dois países opostos
Ulisses Correia e Silva anunciou algumas medidas para o sector dos transportes e habitação e apontou que as medidas recentemente adoptadas amenizaram os efeitos da inflação. O PAICV, por seu lado, atribui ao executivo uma quota parte de responsabilidade diante das dificuldades que o país e os cabo-verdianos atravessam presentemente, enquanto a UCID afirma que o país “não está bem”.

Cabo Verde com 83% de aprovação no ensino básico e 78% no secundário
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, reafirmou hoje, no parlamento, a normalidade do ano lectivo, que agora termina, revelando que 83% dos alunos tiveram nota positiva no ensino básico e 78% aprovaram no secundário.

Melhorar o estado da Nação
É crença geral que face à desgraça ou mesmo a situações complicadas o espírito de solidariedade dos cabo-verdianos vem ao de cima. Séculos de secas e fomes teriam criado esse reflexo que ao longo dos tempos e no limiar da sobrevivência tornou possível a emergência nas ilhas de uma sociedade com uma natureza, uma cultura e uma fisionomia própria. Seria de esperar que, perante as três crises da seca, da pandemia e da guerra de Ucrânia, que se conjugam e se reforçam numa ameaça quase existencial, tal reflexo ancestral se revelasse mais uma vez.

Estado da Nação: A Nação clama por compromissos!
“Talento é quando um atirador atinge o alvo que os outros não conseguem. Gênio é quando um atirador atinge o alvo que os outros não veem” Arthur Schopenhauer

Apesar das crises, investimentos privados aumentaram
O Chefe do Executivo disse que apesar das crises, o interesse, a confiança e a procura externa por Cabo Verde para a realização de investimentos e as condições criadas para o empresariado nacional fizeram aumentar carteira de investimentos privados.

Governo vai rever contrato de concessão e sistema tarifário dos transportes interilhas
O primeiro-ministro anunciou hoje, durante a abertura do debate do Estado da Nação, que o modelo tarifário do transporte marítimo interilhas e o contrato de concessão vão ser revistos pelo governo.

Em que estado está o país aos olhos da sociedade civil?
Dos transportes à segurança pública, a sociedade civil fala sobre o estado da Nação 2022 em antevisão do debate que vai ter lugar sexta-feira no Parlamento.

“Os governos andaram a dormir. Não podemos colocar as culpas só na crise”
A propósito do debate do Estado da Nação, o deputado da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, fala de um momento “muito difícil”. Admite que as múltiplas crises que afectam o mundo são um problema para o país, mas responsabiliza os sucessivos governos pela não resolução de problemas estruturais, como a falta de água para a agricultura. O parlamentar apela a uma maior capacidade de diálogo, capaz de garantir paz social e defende o aumento dos salários mais baixos.

Edição 1078
Esta semana a manchete é sobre o debate do Estado da Nação que se realiza na próxima sexta-feira. O Expresso das Ilhas falou com líderes e representantes dos três partidos com assento parlamentar.

PAICV diz que medidas de mitigação da crise anunciadas pelo Governo para o sector empresarial “não saíram do discurso”
O presidente do PAICV disse esta segunda-feira que as medidas de mitigação da crise anunciadas pelo Governo para apoiar as empresas “não saíram do discurso” e que os empresários querem acções concretas.

Edição 1076
O Expresso das Ilhas faz manchete, esta semana, com a antevisão do Estado da Nação que encerra, no final de Julho, o ano político.

Aprender a viver com incertezas
A pandemia do vírus sars-cov-2 continua a ser o desafio central da actualidade em todo o mundo. Para além do impacto sanitário que já levou a quase duas centenas de milhões de infectados e a mais de 4 milhões de mortes pode-se constatar os seus efeitos sócio-económicos que, em alguns casos, só não têm sido mais devastadores por causa da pronta e abrangente intervenção do Estado.

Ministro dos Transportes garante que não há desorientação do sector de transportes aéreos
O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, assegurou hoje que não há desorientação do sector de transportes aéreos e classificou o discurso do líder parlamentar do PAICV como sendo uma narrativa já montada.

PAICV e UCID apontam falhas e MpD diz que a Nação acredita nas medidas do governo
Para o PAICV a saúde da Nação, em 2021, inspira cuidados e o seu estado é de grande incerteza e privação, mas também da intolerância, da opacidade, da dívida e do défice. A UCID aponta falhas na educação, saúde e justiça e MpD diz que a Nação acredita nas medidas de políticas do actual governo, "geradoras de oportunidades e incentivos".

O Retrato da Nação
É a fotografia mais actual e fiel do país, elaborada pelo Governo de Cabo Verde em parceria com as Nações Unidas, a Revisão Nacional Voluntária de Cabo Verde 2021 [Cabo Verde Voluntary National Review] e uma ferramenta para avaliar o progresso do arquipélago e para responder à pergunta: afinal, que Nação é esta actualmente?

“O estado da nação é condicionado pela pandemia”
Pandemia e covid são os dois termos mais recorrentes ao longo desta entrevista ao Primeiro Ministro nas vésperas do debate sobre o estado da nação. Nas palavras de Ulisses Correia e Silva, um país que estava a crescer à média de 5%, regista neste momento uma contracção económica de quase 15% e isto tem implicações económicas, sociais, sanitárias e mesmo políticas, porque, afirma, nesta situação, há sempre a tendência de culpabilizar os governos.

Edição 1026
Na semana em que se debate o Estado da Nação a manchete desta semana do Expresso das Ilhas é feita com a entrevista ao Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Reabertura das escolas : Os cuidados no regresso às aulas
Vai ser um regresso diferente à escola para os 136 mil estudantes cabo-verdianos que iniciam o ano lectivo 2020/2021, no próximo dia 1 de Outubro. A pandemia obrigou a alterar hábitos e os estabelecimentos de ensino não fogem à regra. As aulas presenciais serão acompanhadas pelas aulas à distância e pelo cumprimento de todas as regras de higiene. O que acontecer noutras partes do mundo, durante as respectivas reaberturas, vai servir de lição para os restantes países.

Estado da Nação: Entre o positivismo do governo e as críticas da oposição
Terminou o ano político. Governo e MpD dizem que Cabo Verde está hoje melhor do que em 2016 e garantem que se não fosse a pandemia de COVID-19 os resultados seriam ainda melhores. PAICV diz que o governo falhou em toda a linha e UCID aponta falhas na governação.
mais