Artigos sobre medicamentos
EMPROFAC 45 anos
Desde a sua fundação, a EMPROFAC tem desempenhado um papel vital no setor farmacêutico do nosso país, assegurando a importação, armazenamento, comercialização e distribuição de medicamentos e produtos farmacêuticos a todas as farmácias, hospitais e outras estruturas de saúde. Este trabalho tem sido essencial para garantir que todos tenham acesso a medicamentos seguros e de qualidade. Esta celebração é dedicada a todos aqueles que, ao longo destes 45 anos, contribuíram para o crescimento e sucesso da nossa empresa.
UE lança grupo para combater escassez de medicamentos críticos
A Comissão Europeia e a presidência belga da União Europeia (UE) lançaram hoje a Aliança para os Medicamentos Críticos, com o objetivo de identificar medidas para combater e evitar a escassez industrial.
ERIS apreendeu 15 mil medicamentos em 2023
A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) apreendeu 14.865 medicamentos e 1.225 produtos cosméticos nas acções de inspeção realizadas em 2023. Em comunicado, a ERIS explica que, no ano passado, foram realizadas acções de inspeção a 68 estabelecimentos do sector farmacêutico, em todo o território nacional, classificados como farmácia, fabricante, distribuidor de medicamentos e estabelecimento de comércio geral.
ERIS admite possibilidade de aumento dos preços dos medicamentos
O presidente da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), Eduardo Tavares, admitiu, em entrevista à Inforpress, a possibilidade do aumento dos preços dos medicamentos face à situação verificada nos mercados de referência, nomeadamente, Portugal e Espanha.
Novo regime de prescrição de medicamentos prevê receita electrónica
O novo regime de prescrição de medicamentos prevê a possibilidade de emissão de receitas por via electrónica, conforme legislação aprovada pelo Governo e que entra em vigor dentro de 30 dias.
Especialistas consideram que medicamentos são nova esperança, mas não substituem vacinas
O regulador europeu já aprovou seis medicamentos para tratar a COVID-19, considerados fundamentais para controlar a pandemia, mas especialistas médicos e farmacêuticos consideram que esses fármacos não vão substituir as vacinas.
Falta de medicamentos inquieta doentes e preocupa profissionais de saúde
Farmácias e pacientes queixam-se da falta de medicamentos. Ordem dos Farmacêuticos alerta para possíveis “consequências graves”, especialmente em doentes crónicos.
Pandemia acentua "preocupação" com contrafação de produtos farmacêuticos
O comércio mundial de produtos farmacêuticos contrafeitos foi estimado em 4.000 milhões de euros e a pandemia fez aumentar a "preocupação" com as contrafações na área da saúde, aponta o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO).
EMPROFAC garante reposição de medicamentos em falta até à próxima semana
A Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (EMPROFAC) garante a reposição total dos medicamentos em falta no mercado até ao início da próxima semana. A empresa explica a incapacidade de acesso a alguns medicamentos com "perturbações no normal abastecimento do mercado".
Um quarto dos doentes do Hospital de Santa Rita Vieira apresentaram "eventos adversos" a medicamentos
Um em cada quatro doentes internados no hospital regional de Santiago Norte apresentou algum tipo de "evento adverso" a medicamentos, segundo um estudo sobre a incidência destes episódios, realizado por investigadores do regulador dos produtos farmacêuticos e alimentares.
Destaques da edição 877
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque aos medicamentos ilícitos: 125 mil cabo-verdianos recorrem ao mercado ilegal. Um em cada quatro cabo-verdianos adquire medicamentos por via ilícita.
Policia Nacional realiza nova apreensão de medicamentos no aeroporto da Praia
A Polícia Nacional (PN), através do Comando da Secção Fiscal da Praia (CSF) apreendeu na quarta-feira, 05, 1.207 unidades de medicamentos importados, num voo proveniente de Dakar, Senegal.
OMS acredita que literatura em português pode ajudar regulação de medicamentos em África
A responsável pelo acesso a medicamentos, vacinas e produtos farmacêuticos da Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu, em entrevista à ONU News, que um aumento da literatura em português sobre regulação de medicamentos ajuda na regulação de medicamentos em África.
mais