Artigos sobre preços
Preços do milho sobem e açúcar mantém tendência de baixa no mercado internacional
O mercado internacional dos produtos alimentares de base apresentou evoluções distintas entre 31 de Dezembro e 06 de Janeiro, com subida dos preços do milho, manutenção da baixa do açúcar e recuo nos fretes marítimos.
Electricidade mais barata a partir de Janeiro
A electricidade ficou mais barata desde o dia 1 de Janeiro, na sequência da decisão da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), que aprovou uma redução generalizada das tarifas aplicadas aos consumidores finais servidos pela Empresa de Distribuição de Electricidade de Cabo Verde (EDEC) e pela Águas e Energia da Boa Vista (AEB).
Natal sob pressão: Preços altos transformam ceia em desafio para famílias cabo-verdianas
As luzes e cores do Natal contrastam, este ano, com o peso dos preços nas prateleiras, com famílias enfrentando valores elevados de produtos essenciais, tornando a ceia do dia 24 um desafio quase inacessível.
Preços dos produtos importados diminuíram 1,1%
Em Outubro, os preços dos produtos importados diminuíram 1,1%, o que representa uma diminuição de 2,0 pp face ao registado no mês anterior (0,9%), segundo informou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Preços da oferta turística aumentam 6,9% no terceiro trimestre de 2025
Os preços da oferta turística aumentaram 6,9% no terceiro trimestre de 2025 em comparação com o período homólogo, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Apesar da subida, o ritmo de crescimento foi mais lento, com uma redução de 2 pontos percentuais face ao trimestre anterior.
Preço dos combustíveis sobe em Outubro
A Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) comunicou a actualização dos preços máximos dos combustíveis, que entram em vigor a partir das 00 horas do dia 1 de Outubro. Esta actualização, que segue o mecanismo de indexação mensal, resultou num acréscimo médio dos preços dos combustíveis de 1,02%.
Preço dos produtos importados diminuiu em Agosto
Os preços dos produtos importados diminuíram 0,7% em Agosto de 2025, o que representa um aumento de 0,2 p.p. face ao registado no mês anterior (-0,9%), segundo o Índice de Preços do Comércio Externo, hoje publicado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE),
Produção Industrial aumenta mas Preços e Volume de Negócios decrescem
A Produção Industrial registou, em termos homólogos e trimestrais, um aumento de 0,6% e 4,2% no segundo trimestre de 2025, enquanto houve uma diminuição nos Preços na Produção Industrial e Volume de Negócios. Apesar dessas diminuições, o índice de Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas registou aumento segundo os dados avançados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Famílias enfrentam perdas e preços a disparar após tempestade mortal em São Vicente
Seis dias após a tempestade que provocou nove mortos em São Vicente, Jéssica Lopes tenta assimilar a perda dos pertences e a dificuldade de garantir alimentação, depois de ter pagado quase o dobro pelo arroz.
Combustíveis mais caros em Agosto
Os preços dos combustíveis vão voltar a subir a partir de hoje. A actualização mensal da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) aponta para um acréscimo médio de 4,02% nos preços máximos dos produtos petrolíferos, após já terem aumentado 3,08% em Julho.
Preços médios de exportação dos cereais e açúcar registam descida em Junho face a Maio de 2025
O índice de preços do International Grains Council (IGC GOI2000) para cereais e oleaginosas caiu 2,0% em Junho, comparado com Maio, divulgou hoje o Secretariado Nacional para a Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN).
Japão disponibiliza mais 200 mil toneladas de arroz para travar preços
O ministro japonês da Agricultura, Shinjiro Koizumi, anunciou hoje que serão disponibilizadas mais 200 mil toneladas de arroz da reserva nacional, para vender a preços controlados e ajudar a travar a subida do seu preço devido à especulação.
Preços dos produtos alimentares com tendência de baixa no trigo e açúcar e de alta no arroz e milho
Os preços dos alimentos de primeira necessidade no mercado mundial registaram, na semana de 14 de Abril, uma queda no trigo e no açúcar, enquanto o arroz e o milho apresentaram alta, o óleo de soja teve comportamento misto.
Consumidores correm risco de pagar mais caro pelos produtos essenciais em 2025 – presidente CCS
Os cabo-verdianos correm o risco de pagar mais caro pelos produtos essenciais em 2025 devido a ameaça do recém-empossado presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, de impor tarifas aos produtos da Europa e da China.
Discrepâncias e falta de preços deixam clientes preocupados
A ausência de preços visíveis nas prateleiras de diversos estabelecimentos comerciais e a cobrança de valores diferentes na caixa têm gerado insatisfação entre os consumidores. As reclamações, que incluem acusações de falta de transparência e desrespeito aos direitos do consumidor, têm-se tornado cada vez mais frequentes e são acompanhadas pela Associação para a Defesa do Consumidor (ADECO).
Edição 1195
Destaque de manchete, em mais uma edição do Expresso das Ilhas, para a entrevista com o novo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga.
Edição 1187
AVISO aos LEITORES: Informamos que, devido a uma avaria técnica na gráfica, a edição do jornal que deveria estar nas bancas hoje, quarta-feira, não foi publicada. A situação já está a ser resolvida e o jornal estará disponível amanhã, quinta-feira. Agradecemos a compreensão e pedimos desculpa por qualquer inconveniente.
Mercado mundial: Preços dos produtos alimentares com tendência mista na última semana
Os preços dos produtos alimentares de primeira necessidade a nível mundial apresentaram, na semana de 13 a 19 de Março, uma tendência mista para a produção e cotação do milho, óleo de soja, trigo e arroz.
Mês de Março com combustíveis mais caros
Os combustíveis ficam mais caros a partir desta sexta-feira, 01 de Março, com a subida generalizada em todos os produtos, conforme os novos preços máximos divulgados pela Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME).
IPC de Janeiro de 2024 regista queda de 0,6%
No mês de Janeiro de 2024, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma taxa de variação mensal de -0,6%, diminuindo em 0,7 p.p. ao registado no mês anterior, conforme revelou hoje o INE.
mais
homepage






