Artigos sobre mercado
Consumidores expressam preocupação com alta nos preços dos produtos
A economia doméstica de Cabo Verde enfrenta tempos desafiadores à medida que os preços dos produtos básicos, especialmente os legumes e produtos frescos, continuam a subir. Numa ronda pelo centro da Cidade da Praia, ficou evidente o impacto desta situação nos mercados locais, onde vendedeiras e consumidores estão a sentir o peso da inflação nos seus bolsos.
Pequena dimensão do mercado é principal desafio da Inpharma
Empresa farmacêutica nacional comemora 30 anos de actividade. A dimensão reduzida do mercado nacional é um dos principais desafios para a empresa.
Mercado mundial da arte cresceu 3% em 2022 e superou valor pré-pandemia
As vendas globais de arte aumentaram três por cento em 2022, para 67,8 mil milhões de dólares, superando os valores de 2019, na pré-pandemia, indica o relatório mundial sobre o sector, hoje divulgado pela Art Basel e a UBS.
Natal com fraca movimentação nas compras
Já é marca da época natalícia uma forte movimentação de pessoas nas ruas da capital do país. Mas este ano, segundo os ouvidos por este jornal, o movimento de compras está um pouco fraco devido aos efeitos da inflação provocada pela guerra na Ucrânia e a subida do preço dos bens e serviços que desestabilizou o poder de compra das famílias.
Cotação do Brent para entrega em Janeiro baixa 1,04% para 83,16 dólares
A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em Janeiro terminou a sessão desta segunda-feira no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,04%, para os 83,16 dólares.
“A obra do Mercado do Coco cumpriu com todos os requisitos exigidos pela lei da contratação pública" - MpD
O MpD acusa o PAICV de querer desviar a atenção da sua gestão falhada na Câmara Municipal da Praia, ao solicitar ao Tribunal de Contas a realização de uma auditoria às obras de construção do Mercado do Coco. O partido no poder diz que a obra cumpriu com todos os requisitos legais.
Cinzas: Vendedeiras dizem que procura pelos produtos “é boa” mesmo sem tolerância de ponto
Vendedeiras do mercado municipal da Praia disseram hoje que tiveram e continuam a ter “boas vendas” dos produtos alimentares da festa de Cinza, apesar da pandemia da covid-19 e de não haver tolerância de ponto.
Mercado municipal de São Filipe encerrado para desinfecção depois de registo de caso positivo
O mercado municipal de São Filipe foi encerrado hoje pelo Serviço de Saneamento para desinfecção, após o registo de um caso positivo no teste PCR de uma vendedeira e de mais de cinco casos positivos nos testes rápidos.
Empresas de alimentação e petróleo à espera do regresso da confiança no mercado cabo-verdiano
Não há volta a dar, a crise do novo coronavírus deixou de joelhos sectores importantes da economia nacional. É uma crise que tem uma característica diferente das anteriores, todos estão a apanhar por tabela. João Santos, empresário e administrador da Sociave, e Abílio Madalena, director-geral da ENACOL, contam ao Expresso das Ilhas como é que a pandemia afectou os sectores alimentar e petrolífero.
Negócios do confinamento : Mercado mudou com Covid-19, mas não parou
Abrir um negócio em casa já era uma opção atractiva para muitos empreendedores antes mesmo do confinamento. Em Cabo Verde, por todo o bairro, cutelo e ladeira, sempre houve quem conseguisse ganhar algum com este tipo de actividade. Mas com as mudanças de comportamento e de consumo decorrentes da pandemia, alguns nichos chegam a ter demanda maior do que antes. Tudo isto tem sido bem aproveitado por quem tem veias empreendedoras. Afinal, o novo coronavírus está mudando o mercado, mas não o parou.
Destaques da edição 972
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a época das Azáguas: Só a chuva poderá evitar “uma desgraça” no mundo rural. Previsões são animadoras, mas as gentes do campo preferem ‘esperar para ver’. Situação social e económica é crítica.
Alemanha já é o maior mercado de veículos eléctricos da Europa
Crónico mercado líder de veículos eléctricos na Europa, a Noruega foi suplantada pelas vendas da Alemanha ao fim dos primeiros onze meses de 2019.
Huawei cresce 44,5% no primeiro trimestre de 2019
As vendas de telemóveis em todo o mundo atingiram 373 milhões de unidades no primeiro trimestre, menos 2,7% em termos homólogos, lideradas pela coreana Samsung, seguida da chinesa Huawei, cujas vendas aumentaram 44,5%, foi hoje anunciado.
mais