Artigos sobre Crescimento

PIB cresce 6,2% no segundo trimestre de 2025
A economia nacional manteve, no segundo trimestre deste ano, uma trajectória de crescimento robusto, com o Produto Interno Bruto (PIB) a registar uma variação positiva de 6,2% em termos reais face ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) através das Contas Nacionais Trimestrais e traduzem um desempenho mais favorável do que o observado no início do ano, quando a economia havia crescido 3,7%.

Jorge Carlos Fonseca, ex-Presidente da República: “A democracia em Cabo Verde não é perfeita, como não o é em lado nenhum”
O Dia Internacional da Democracia que se assinala no dia 15 de Setembro deu o mote a esta entrevista com o ex-Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, na qual chama a atenção para os perigos que rondam o ideário democrático, ressaltando que as democracias neste momento se encontram numa fase de resistência, procurando reorganizar forças para, no momento adequado, retomar a sua afirmação crescente no plano internacional. “Portanto, a democracia, os democratas, os regimes democráticos, têm que continuar a afirmar-se, a explicar-se, a fazer pedagogia, a defender-se, para que esse regime, esse sistema político, esta forma de vida, que é a democracia, possa continuar a ser o fundamento para a criação e desenvolvimento de sociedades livres, de sociedades de homens e mulheres livres”, defende o antigo Presidente da República, acrescentando que em Cabo Verde, a democracia é um processo irreversível e que a maioria dos cabo-verdianos tem o entendimento de que o único critério de legitimação do exercício do poder político é o critério do voto popular e o critério das urnas.

Economia cresce menos que no trimestre anterior
São os dados do Banco Central, de Agosto, o PIB nacional em volume cresceu 3,7% no primeiro trimestre de 2025 (6,6% no trimestre anterior). E para o segundo trimestre é também esperado um crescimento moderado.

Empresas públicas registam lucros de 277 milhões de escudos
O Sector Público Empresarial (SPE) evidenciou uma trajectória de recuperação e crescimento sustentado em 2023, com um resultado líquido positivo de 277,07 milhões de escudos cabo-verdianos (CVE), segundo o Relatório Anual de Desempenho divulgado hoje pelo Ministério das Finanças.

Graduação a País de Rendimento Médio-Alto: um marco, não um destino
Provavelmente não há melhor notícia para Cabo Verde nesta década do que o anúncio da sua graduação a país de rendimento médio-alto, reconhecida pelo Banco Mundial. Desde 1986, apenas cinco países no mundo conseguiram semelhante progressão. Em África, Cabo Verde junta-se a um grupo restrito de sete economias com esta classificação.

Banco Mundial prevê crescimento de 5,9% em 2025 e redução contínua da pobreza
O Produto Interno Bruto (PIB) real de Cabo Verde cresceu 7,3% em 2024, impulsionado pelo turismo e por uma recuperação moderada da agricultura. Entretanto, a mais recente edição da Actualização Económica de Cabo Verde 2025 do Banco Mundial antecipa uma desaceleração da economia em 2025, com uma previsão de crescimento de 5,9%.

Banco Mundial prevê desaceleração do crescimento económico de Cabo Verde para 5,9% em 2025
O Produto Interno Bruto (PIB) real de Cabo Verde cresceu 7,3% em 2024, impulsionado pelo turismo e por uma recuperação moderada da agricultura. Entretanto, a mais recente edição da Actualização Económica de Cabo Verde 2025 do Banco Mundial antecipa uma desaceleração da economia em 2025, com uma previsão de crescimento de 5,9%.

Crescimento acima de 7% deve ser incentivo para fazer melhor
Numa conjuntura em que é rara uma boa surpresa, a notícia na semana passada do crescimento do PIB em Cabo Verde em 7,3% acima dos há muito almejados 7% foi bem-vinda. Já não se trata de taxas do PIB que resultam da recuperação económica em 2021 (7%) e em 2022 (15,8%), depois da violenta recessão que tinha levado à contracção da economia de 20,8% em 2020.

Crescimento e Desenvolvimento: O caminho Cabo-Verdiano
Desde a sua fundação, o MpD tem sido o partido da mudança em Cabo Verde. Liderou a transição para a democracia, quebrou o monopólio do poder e instituiu as bases para uma sociedade plural, de economia aberta e instituições fortes. A nossa história de transformação não é recente, e o compromisso com a mudança é uma constante. A governação do MpD sempre se pautou pela modernização do país, pelo fortalecimento das instituições e pela criação de oportunidades para todos.

Terceiro trimestre com crescimento mais moderado
Indicadores quantitativos acompanhados pelo Banco de Cabo Verde sugerem um crescimento comedido da procura interna. O investimento deverá encolher, já o consumo deverá continuar a crescer. Os indicadores indicam, ainda, uma melhoria mais ténue da procura externa líquida, associado ao enfraquecimento que se espera da procura turística no terceiro trimestre de 2024.

16 anos Banco BAI Cabo Verde - Compromisso com o Futuro Sustentável e o Desenvolvimento Nacional
A 21 de novembro de 2008, o Banco BAI Cabo Verde iniciou as atividades no país. Estamos a comemorar 16 anos de um crescimento relevante, com impacto na conquista do mercado cabo-verdiano.

FMI revê em alta crescimento da economia mundial para 3,3% em 2025
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu ligeiramente em alta o crescimento da economia mundial para 3,3% em 2025, mas alerta para os riscos de que uma inflação elevada mantenha os juros altos durante mais tempo.

BAD prevê Cabo Verde a crescer a 4,7% com avisos sobre desaceleração na Europa
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) prevê o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo de Verde em 4,7% em 2024 e 4,8% em 2025, mas alerta para consequências da desaceleração económica europeia.

África deve ter agência de notação face a custos injustos da dívida
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, defendeu hoje a criação de uma agência de notação de crédito em África, face à forma "injusta" como o continente é avaliado, levando ao aumento dos custos da dívida.

FMI/Previsões: Cabo Verde regista forte crescimento em 2023
Uma subida de 5,1%" em 2023, que reflecte um forte desempenho do sector turístico, como explica à Lusa Thibault Lemaire, economista do Fundo Monetário Internacional (FMI) que coordenou o relatório sobre África subsaariana.

Produção industrial da China excede expectativas com crescimento de 7%
A produção industrial da China registou um crescimento homólogo de 7% nos dois primeiros meses do ano, segundo dados oficiais divulgados hoje pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) do país.

Economia africana pressionada pela inflação e crescimento mais lento
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) afirmou hoje que a economia africana está sob pressão, face à inflação estimada em 17,8% e a um crescimento mais lento em 2023, mas que se mantém resiliente.

MpD afirma que o país está a crescer e a incluir e oposição diz que a população não sente os efeitos do crescimento
O MpD realçou hoje, no parlamento, a melhoria dos indicadores económicos, salientando que Cabo Verde está a crescer e a incluir, enquanto que a oposição sublinhou que a população não está a sentir os efeitos desse crescimento.

Mercado mundial da arte cresceu 3% em 2022 e superou valor pré-pandemia
As vendas globais de arte aumentaram três por cento em 2022, para 67,8 mil milhões de dólares, superando os valores de 2019, na pré-pandemia, indica o relatório mundial sobre o sector, hoje divulgado pela Art Basel e a UBS.

Falta de peso político e económico condicionam desenvolvimento e crescimento de África
África carece ainda de peso político e económico para, somente pelos seus próprios meios, se desenvolver e crescer economicamente, defendeu hoje Jakkie Cilliers, fundador e ex-diretor executivo do Instituto de Estudos de Segurança (ISS, na sigla em inglês).
mais