Economia africana pressionada pela inflação e crescimento mais lento

PorExpresso das Ilhas, Lusa,16 fev 2024 14:17

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) afirmou hoje que a economia africana está sob pressão, face à inflação estimada em 17,8% e a um crescimento mais lento em 2023, mas que se mantém resiliente.

"A inflação média no continente foi estimada em 17,8% em 2023, 3,6 pontos percentuais mais do que em 2022", indicou o BAD.

"A inflação aumentou em África desde o início da pandemia de covid-19 e permanece teimosamente elevada, ameaçando a estabilidade macroeconómica", acrescentou.

As pressões inflacionistas "foram alimentadas pelo aumento dos preços globais dos alimentos e da energia, bem como por factores internos, como os benefícios fiscais, os choques na oferta agrícola e os efeitos da depreciação das moedas nacionais em relação ao dólar americano", acrescentou.

Além disso, "o crescimento em África abrandou, com um crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) estimado em 3,2% em 2023, em comparação com 4,1% em 2022", explicou a organização.

Entre as razões para este facto estão a pandemia de covid-19, a invasão da Ucrânia pela Rússia e a instabilidade política em várias regiões do continente, acrescentou.

Apesar desta queda no crescimento médio em 2023, "15 países africanos - liderados pela Etiópia, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Maurícias e Ruanda - registaram aumentos de produção superiores a 5%", notou o banco continental.

O forte crescimento nestes países "reflecte o impacto positivo de uma recuperação das despesas de investimento, uma recuperação sustentada do turismo, um forte desempenho do sector mineiro e os benefícios da diversificação económica".

Em 2024, o crescimento deverá atingir 3,8% em África, uma "taxa generalizada em todos os sectores", deu conta o BAD, que disse acreditar que "as economias do continente permanecem resilientes".

O continente deverá também "ter 11 das 20 economias com crescimento mais rápido do mundo", assinalou.

Além disso, "África continua a ser a segunda região com o crescimento mais rápido, a seguir à Ásia", ressalvou.

Os números para 2023 e as projecções para 2024 traduzem, no entanto, "variações consideráveis de uma região do continente para outra", segundo o BAD.

Para impulsionar o crescimento em África, o BAD propõe uma série de medidas, entre as quais a adopção de políticas monetárias que estabeleçam um equilíbrio entre "o controlo da inflação elevada e a criação de incentivos ao crescimento".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,16 fev 2024 14:17

Editado porAndre Amaral  em  27 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.