Artigos de Luís Carlos Silva no nosso arquivo
Orçamento do Estado 2025: Um Marco para a Inclusão, Crescimento e Equidade em Cabo Verde
O Orçamento do Estado para 2025 é mais do que uma compilação de programas ou um conjunto de metas numéricas; ele representa um marco de ambição, sensibilidade e robustez que coloca Cabo Verde num caminho de crescimento sustentado e inclusivo. Com um total de 97,9 milhões de contos – o maior orçamento da nossa história – o OE 2025 traduz o compromisso do governo em alcançar desenvolvimento sustentável e justiça social, ao mesmo tempo que se adapta a um cenário global desafiante.
Whistleblowing (denúncia em português)
Nas complexas sociedades contemporâneas, as ações das instituições desempenham um papel crucial na determinação do rumo do país. Cada decisão tomada, cada medida implementada, carrega consigo um significado que transcende as paredes dos escritórios e ecoa nas vidas de cada cidadão. Neste contexto, é imperativo que as instituições exerçam seu poder com responsabilidade, sempre privilegiando ações que estimulem as melhores práticas e eliminem as más práticas.
Coragem para Acreditar
Recebi, de um amigo, o texto “Agora é preciso coragem para ter esperança” do Mia Couto, que aborda a nossa relação com o tempo, a forma como “estamos tão entretidos em sobreviver que nós consumimos no presente imediato.
Orçamento Estado 2021: com os olhos na Pós-Pandemia
Com a entrega do Orçamento do Estado para o ano de 2021 (OE2021) no parlamento pelo Ministro das Finanças, Dr. Olavo Correia, dá-se início ao ciclo parlamentar de debate e aprovação do OE2021.
Ocean Race Summit: A protecção das Tartarugas Marinhas
Extracto da Comunicação apresentada pelo Deputado da Nação e presidente da Comissão Especializada de Economia, Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território (3.ª Comissão), Luís Carlos Silva, no Ocean Race Summit: Webinar.
Estatuto (especial) para a Cidade Capital de Cabo Verde
Não esteve em debate o direito ao Estatuto Especial para a Cidade Capital de Cabo Verde. Também não esteve em debate se é Praia que deva gozar deste estatuto. Estas decisões foram tomadas há muitos anos.
OE 2019: Juventude, Emprego e Empregabilidade
O Orçamento do Estado para 2019 é sem margem para dúvidas o melhor que Cabo Verde já teve não só pelo seu potencial de serviço à economia, através do investimento no sector privado, mas também pelo forte e determinante investimento que faz no aumento do rendimento das famílias, onde se destacam várias medidas de políticas. Mas, no meu entendimento, o acento tónico do orçamento está no facto de olhar de forma determinada e objetiva para a Juventude.
Lei da Paridade: o meu contributo
Cabo Verde só tem hipóteses de acelerar o seu processo de desenvolvimento, galgar etapas e romper o ciclo de pobreza se assumir, cada vez mais, comouma Plataforma de Valores: um país com pensamento contemporâneo, moderno; progressista; de defesa intransigente dos direitos humanos; um país de liberdade e de igualdade; um país integrado e integrador, onde ninguém é deixado para trás, onde a energia e a capacidade de todos se encontram, invariavelmente, com uma oportunidade; uma sociedade de inclusivas instituições políticas, sociais e económicas.
mais