Artigos sobre Processo Eleitoral
Governo reafirma compromisso com modernização do processo eleitoral e implementação do voto eletrónico em 2026
A ministra da Justiça, Joana Rosa, reiterou o compromisso do Governo em avançar com a modernização do processo eleitoral em Cabo Verde. Apesar de reconhecer que ainda não existem as condições ideais para a implementação imediata das mudanças desejadas, a ministra assegurou que os esforços continuarão para a implementação do voto electrónico em 2026.
Cabo Verde debate soluções e desafios da transformação digital eleitoral
Cabo Verde tem construído, ao longo de 32 anos de democracia, um sistema eleitoral credível e reconhecido a nível nacional e internacional. Contudo, há desafios novos (e menos novos) aos quais se quer dar resposta. Para debater e recolher subsídios na construção de um sistema moderno foi realizado, no passado dia 3 de Julho, na Praia, o “Fórum Internacional sobre o sistema eleitoral em Cabo Verde”. O evento, organizado pelo Ministério da Justiça, através da Direcção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), abordou assim as principais questões que se colocam ao sistema eleitoral, centrando-se na transformação digital eleitoral, já contemplada na proposta de revisão do código eleitoral.
Cadernos eleitorais serão desmaterializados - Ministra da Justiça
A ministra da Justiça disse hoje que os cadernos eleitorais serão digitais. Deste modo, depois das eleições, será possível, por exemplo, saber a idade de quem foi às urnas ou de quem não exerceu o seu direito de voto.
“Este poderá ser o último ciclo em que estamos a usar a tinta indelével”
Com as eleições autárquicas cada vez mais próximas o Expresso das Ilhas foi tentar perceber como se gere toda a parte logística de uma eleição. Arlinda Chantre, da Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral, explica como se realiza uma eleição e quais são as funções do organismo que dirige. “Colaboramos com a Comissão Nacional de Eleições e com as Comissões de Recenseamento para que o processo eleitoral, no seu todo, funcione”.
Campanha para as autárquicas é para fazer sem apertos de mão - PM
O primeiro-ministro avisou hoje no parlamento que a campanha para as eleições autárquicas que deverão acontecer em Outubro não será feita com acções porta a porta ou apertos de mãos, como prevenção da COVID-19.
MpD e PAICV preparam eleições internas
Os dois maiores partidos do panorama político nacional vão entrar em período eleitoral. O PAICV é quem tem o processo em andamento há mais tempo com as eleições marcadas para 22 de Dezembro. No MpD, que sustenta o governo, as eleições realizam-se em Fevereiro.
mais