Artigos sobre Eleições
A Paz das Urnas e a Turbulência do Pós-Eleitoral: Uma Reflexão Fraterna sobre a Guiné-Bissau
Ao escrever estas linhas, é impossível não sentir uma certa impressão de déjà vu. Para quem acompanha a vida política da Guiné-Bissau, a sucessão de crises institucionais cria a sensação de que estamos sempre a revisitar velhos capítulos com novos protagonistas. Esta percepção tornou-se ainda mais marcante para mim depois de ter sido, em duas ocasiões, observador internacional da CPLP no país. Nessas missões testemunhei uma das maiores riquezas da democracia guineense: a extraordinária paz do seu processo eleitoral. Filas serenas, um civismo irrepreensível e um profundo orgulho no ato de votar. O povo guineense é, sem exageros, dos mais pacíficos e cordatos do espaço lusófono.
General nomeado como presidente de transição da Guiné-Bissau
O general Horta Inta-A foi hoje empossado Presidente de transição da Guiné-Bissau, numa cerimónia que decorreu no Estado-Maior General das Forças Armadas guineense, um dia depois de os militares terem tomado o poder.
Guiné-Bissau/Eleições: Candidatura de Sissoco Embaló garante que não haverá segunda volta
O porta-voz da candidatura de Umaro Sissoco Embaló às eleições presidenciais na Guiné-Bissau disse hoje que não haverá segunda volta, sem adiantar os resultados alcançados pelo atual Presidente da República na votação de domingo.
Fernando Dias reivindica vitória nas presidenciais da Guiné-Bissau
O candidato à presidência da República da Guiné-Bissau Fernando Dias afirmou hoje que ganhou as eleições de domingo e que não haverá segunda volta para a escolha do novo Presidente da República.
Missão de 22 observadores da CPLP acompanha eleições na Guiné-Bissau
Vinte e dois observadores da CPLP chegaram à Guiné-Bissau para monitorizar as eleições gerais, legislativas e presidenciais que ocorrerão no domingo.
Eleições na Guiné-Bissau: Fernando Dias torna-se principal adversário de Embaló
Na corrida às eleições na Guiné-Bissau, o candidato independente Fernando Dias surge como principal adversário do actual Presidente, Umaro Sissoco Embaló. Dias tem somado apoios e alianças para as eleições do próximo dia 23.
Eleições marcadas por exclusões e realinhamentos sem o (histórico) PAIGC
A exclusão do histórico partido da libertação da Guiné-Bissau, o PAIGC, das eleições gerais de 23 de novembro é o facto político do processo eleitoral marcado por realinhamentos no cenário político guineense.
Não se combate a pobreza abandonando o jogo democrático
Hoje fala-se muito na crise da democracia, mas contraditoriamente tende-se a fazer pouco para a conter ou inflectir. Em particular, os partidos políticos, personalidades políticas, académicos e comentadores dedicam muito tempo a lamentar e a discutir o declínio da democracia.
Recontagem de votos para Lisboa confirma eleição de dois vereadores do Chega
A recontagem dos votos para a Câmara Municipal de Lisboa, feita hoje em assembleia de apuramento geral, confirmou a eleição de um segundo vereador para o Chega.
Trump apoia democrata na corrida a autarca de Nova Iorque
O Presidente norte-americano, Donald Trump, apoiou publicamente o democrata Andrew Cuomo na corrida a autarca de Nova Iorque contra o "comunista" Zohran Mamdani, cuja vitória significaria um "completo desastre económico e social".
Como Milei perdeu apoio popular do qual depende para manter o plano económico
Com um ajuste fiscal que não poupou os sectores mais vulneráveis, com um estilo agressivo contra opositores, economistas e jornalistas e com denúncias de corrupção, o Presidente argentino Javier Milei viu o seu apoio popular deteriorar-se durante a campanha eleitoral.
Simões Pereira apela à atenção nacional e internacional para a situação na Guiné-Bissau
O líder do histórico do PAIGC e da coligação PAI - Terra Ranka, excluídos das eleições na Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, pediu, esta sexta-feira, a atenção da comunidade nacional e internacional para a situação política no país.
Clóvis Silva é o novo líder parlamentar do PAICV
Clóvis Silva foi hoje eleito Presidente do Grupo Parlamentar do PAICV, com 90% dos votos favoráveis, segubdo o Grupo parlamentar do partido.
Nova Constituição na Guiné-Conacri aprovada com mais de 90% dos votos
Mais de 90% dos eleitores votaram sim num referendo constitucional que pode permitir que o líder da junta da Guiné-Conacri concorra à presidência, segundo os resultados provisórios anunciados na segunda-feira pelo órgão eleitoral.
Jorge Carlos Fonseca, ex-Presidente da República: “A democracia em Cabo Verde não é perfeita, como não o é em lado nenhum”
O Dia Internacional da Democracia que se assinala no dia 15 de Setembro deu o mote a esta entrevista com o ex-Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, na qual chama a atenção para os perigos que rondam o ideário democrático, ressaltando que as democracias neste momento se encontram numa fase de resistência, procurando reorganizar forças para, no momento adequado, retomar a sua afirmação crescente no plano internacional. “Portanto, a democracia, os democratas, os regimes democráticos, têm que continuar a afirmar-se, a explicar-se, a fazer pedagogia, a defender-se, para que esse regime, esse sistema político, esta forma de vida, que é a democracia, possa continuar a ser o fundamento para a criação e desenvolvimento de sociedades livres, de sociedades de homens e mulheres livres”, defende o antigo Presidente da República, acrescentando que em Cabo Verde, a democracia é um processo irreversível e que a maioria dos cabo-verdianos tem o entendimento de que o único critério de legitimação do exercício do poder político é o critério do voto popular e o critério das urnas.
PAICV conclui apuramento das Eleições Diretas com anulação de três mesas e eleição de 316 delegados ao Congresso
A Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) anunciou esta terça-feira, 3 de Junho, os resultados finais das eleições diretas para a presidência do partido e para os delegados ao 18.º Congresso, realizadas a 25 de Maio.
Eleições em Portugal: pistas valiosas para o nosso processo eleitoral
As recentes eleições legislativas em Portugal marcaram uma viragem política relevante. A vitória expressiva da Aliança Democrática, liderada pelo PSD, marca a consolidação do atual ciclo e lança um novo quadro político pintado com tons da hecatombe da esquerda e o fim do bipartidarismo tradicional, acompanhados por um crescimento expressivo da extrema-direita, o que coloca desafios sérios à estabilidade democrática, à governabilidade do país e o relacionamento com os PALOP.
José Sanches: “Falar das necessidades do povo não é populismo”
As recentes eleições internas do PAICV abrem uma nova etapa para o maior partido da oposição. Ainda no rescaldo do escrutínio, em entrevista ao Expresso das Ilhas, José Sanches e António Ludgero Correia partilham o seu olhar sobre a vitória de Francisco Carvalho, os desafios internos e o futuro do partido, antecipando o rumo das próximas batalhas políticas em Cabo Verde. Leia aqui a entrevista do professor universitário e antigo deputado do PAICV, José Sanches.
António Ludgero Correia : “Francisco vai ter alguma dificuldade em enfrentar Ulisses”
As recentes eleições internas do PAICV abrem uma nova etapa para o maior partido da oposição. Ainda no rescaldo do escrutínio, em entrevista ao Expresso das Ilhas, José Sanches e António Ludgero Correia partilham o seu olhar sobre a vitória de Francisco Carvalho, os desafios internos e o futuro do partido, antecipando o rumo das próximas batalhas políticas em Cabo Verde. Leia aqui a entrevista do analista político, António Ludgero Correia.
Edição1226
Manchete na edição desta semana para a vitória de Francisco Carvalho na eleição para a presidência do PAICV.
mais
homepage







