Artigos sobre São Tomé e Príncipe

Cabo Verde e São Tomé precisam seriamente um do outro
O consórcio Entreposto das Artes, das organizações Roça Mundo, de São Tomé e Príncipe, e M_EIA, de Cabo Verde, realizou, entre os dias 23 de Julho e 3 de Agosto, em S. Tomé, o Seminário Internacional reInventar as roças: Água Izé. Uma equipa multidisciplinar de são-tomenses, cabo-verdianos, portugueses e espanhóis, em interação com a comunidade, trabalhou o tema no terreno, recolhendo, processando e produzindo um considerável conjunto de informação, ferramentas e recomendações, que reuniram num dossier e sintetizaram numa exposição. A evolução do título do Seminário para o da exposição e dossier vinca o salto conceptual produzido e, essencialmente, um desejo sustentado: reinventar Água Izé como cidade à cabeça de um território que outrora foi roça. Uma Água Izé reinventada em cidade que se baseia no reconhecimento das suas potencialidades e recursos e cujo planeamento deverá projectá-la como centralidade do território que outrora foi uma Roça. O desafio principal é despertar o desejo de mudança nas pessoas, e o móbil da causa reside no íntimo da comunidade, que precisa ser inspirada a sonhar e vislumbrar um futuro próspero e transformador para sua cidade. Com engajamento colectivo, as potencialidades serão aproveitadas, os recursos optimizados e Água Izé afirmar-se-á como exemplo de desenvolvimento sustentável. Leão Lopes, Reitor do M_EIA – Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura, falou com o Expresso das Ilhas sobre esta experiência que aponta um caminho para a cooperação Sul-Sul entre pequenos estados insulares.

O potencial só tem valor se for transformado em desenvolvimento
Ficou conhecido por ser o rosto do programa Na Roça com os Tachos, transmitido pela RTP-África, sempre gravado em diferentes roças de São Tomé e Príncipe e onde se apresentava receitas feitas com ingredientes da terra. Famosa é também a frase com que terminava sempre: “Façam o favor de ser felizes” – Mas João Carlos Silva é muito mais, é empreendedor, é artista plástico e é um dos coordenadores da transformação que se espera na roça de Água Izé, juntamente com Leão Lopes, reitor do M_EIA. Partindo da realidade social e cultural de São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde, foi criado o projecto Entreposto das Artes, traduzido num amplo programa de troca de saberes e de consolidação de práticas culturais geradoras de futuro e com renda sustentável para pessoas e comunidades, financiado pela União Europeia e gerido pelo Instituto Camões,

Compromissos transformadores e nova liderança: São Tomé e Príncipe assume a presidência da organização
Na 14.ª Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada no domingo, 27, diversas recomendações e decisões impactantes foram adoptadas visando fortalecer os Direitos Humanos, promover a mobilidade dos jovens, aumentar o suporte às bolsas de estudo universitárias e converter dívidas dos Estados-membros em apoio à transição energética e o cenário é, agora, definido por São Tomé e Príncipe, que assume a presidência da CPLP nos próximos dois anos.

Cabo Verde e São Tomé assinam acordo para formação superior e profissional de são-tomenses
Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe assinaram hoje, na capital são-tomense, um acordo Bolque garante 150 bolsas anuais para a formação superior e profissional de jovens são-tomenses.

CPLP: Lula da Silva pede "frátria" unida na sustentabilidade e pacifismo
O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é uma “frátria” que representa a unidade dos povos sob uma mesma língua e os mesmos valores pacifistas.

CPLP: PR de Cabo Verde alerta para "muitas e legítimas aspirações" da juventude
José Maria Neves defendeu, em São Tomé, que as “ muitas e legítimas aspirações” da juventude só se podem concretizar “num ambiente são, democrático, moderno, próspero e com oportunidades para todos”.

CPLP: Presidente da República de São Tomé quer “mobilidade plena” de cidadãos, já presidente angolano sublinha que acordo de mobilidade criou expectativas que é preciso cumprir
O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, país que vai presidir nos próximos dois anos à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), desafiou a organização a ambicionar a “mobilidade plena” de cidadãos

CPLP: António Costa anuncia reforço de 30% do valor das bolsas de estudo universitárias
Primeiro-ministro de Portugal destacou que as universidades portuguesas estão abertas para os jovens dos países da CPLP

Cabo Verde inaugura embaixada em São Tomé e Príncipe
Primeiro-ministro saudou passo em frente nas relações diplomáticas entre os dois países

CPLP: Brasil quer alargar cooperação económica às empresas
A CPLP realiza a 14.ª conferência de chefes de Estado e de Governo, em São Tomé e Príncipe, este domingo, sob o lema "Juventude e Sustentabilidade"

Cabo Verde inaugura embaixada e secção consular em São Tomé e Príncipe
Cabo Verde vai inaugurar, no sábado, uma embaixada e secção consular em São Tomé e Príncipe, à margem da deslocação do primeiro-ministro à cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre no domingo na capital são-tomense.

São Tomé e Príncipe acolhe reuniões preparatórias da XIV Conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP
São Tomé e Príncipe vai acolher a partir de hoje várias reuniões de pontos focais de diferentes áreas, em preparação à XIV Conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, marcada para 27 de Agosto.

Governador do Banco de Cabo Verde em desacordo com o Banco Mundial sobre cansaço do modelo de desenvolvimento
É a confirmação do valor histórico de crescimento económico em Cabo Verde: 17,7% em 2022, como mostra o relatório do estado da economia, publicado pelo BCV. Governador do Banco Central prevê que o país continue a crescer de forma moderada em 2023 e 2024 e, em entrevista à TCV, disse não concordar com a apreciação do Banco Mundial sobre o esgotamento do modelo de desenvolvimento do arquipélago.

Quem traz ajuda traz agenda
É um dos dramas dos pequenos países que dependem do apoio internacional: a falta de autonomia, como conta ao Expresso das Ilhas, em entrevista exclusiva, o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada. O arquipélago, que fica a 350 km da costa ocidental africana, no Golfo da Guiné, tem uma população de cerca de 225.000 habitantes (2021). Está classificado como país de rendimento médio-baixo e tem uma economia frágil, altamente vulnerável a choques exógenos e das mais dependentes da ajuda externa a nível mundial. A conversa, decorreu depois da abertura da exposição sobre o futuro de Água Izé.

Cabo Verde e São Tomé querem apoio da Europa para relançar formação de jovens
Cabo Verde e São Tomé e Príncipe querem apoio de países europeus para reforçar e relançar a formação técnica e profissional dos jovens, disse hoje o ministro das Comunidades cabo-verdianas, que iniciou uma visita oficial ao arquipélago.

Edição 1132
A edição desta semana faz manchete com a problemática da Acessibilidade urbana, que continua a ser deficitária. Os desafios persistem para pessoas com deficiência em Cabo Verde e as infra-estruturas urbanas ainda se mostram inadequadas para atender às necessidades específicas desse grupo, tornando a mobilidade uma tarefa desafiadora e muitas vezes impossível.

“São Tomé e Príncipe é um país que tem uma política de sobrevivência”
O Seminário Internacional reINVENTAR as Roças: Roça Água-Izé propõe a reinvenção da ideia e vida das e nas comunidades, que não só construíram parte fundamental do imaginário de São Tomé e Príncipe, como são hoje a estrutura da paisagem e território e a memória da história.

Edição 1131
Manchete esta semana para a reportagem sobre a fuga de mão-de-obra de Cabo Verde.

Primeira rádio digital de São Tomé e Príncipe criada com financiamento da EU
A União Europeia financiou através do projecto Procultura a Rádio Somos Todos Primos (RSTP), a primeira rádio digital são-tomense, criada por jovens que querem contribuir para o aprofundamento da liberdade de imprensa e da democracia no país.

PR defende reforço das relações entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe
O Presidente da República (PR) defendeu que com a presente conjuntura, torna-se premente que Cabo Verde continue a aprofundar e a reforçar as relações bilaterais de cooperação com a República de São Tomé e Príncipe, para que “todas as potencialidades possam ser aproveitadas”.
mais