Artigos sobre São Tomé e Príncipe

José Maria Neves felicita São Tomé e Príncipe pelos 50 anos de Independência
O Presidente da República, José Maria Neves, felicita a República Democrática de São Tomé e Príncipe pelos 50 anos de independência, celebrados hoje, 12 de julho.

São Tomé e Príncipe celebra hoje 50 anos de independência
São Tomé e Príncipe assinala hoje 50 anos da sua independência, recebendo três chefes de Estado e os chefes de Governo ou representantes dos executivos de outros seis países para as celebrações na Praça da Independência.

Cabo Verde quer maior cooperação na área da Defesa no seio da CPLP
A Ministra de Estado e da Defesa Nacional de Cabo Verde, Janine Lélis, destacou esta terça-feira, em São Tomé e Príncipe, o fortalecimento dos laços de confiança e cooperação entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na área da defesa, durante a sua intervenção na XXIV Reunião de Ministros da Defesa Nacional ou Equiparados da organização.

FIDA financia três países insulares africanos com 12 milhões de dólares para reforçar sistemas agrícolas
O director do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Bernard Hien, anunciou hoje na Praia que o programa ADAPT vai contemplar Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe com 12 milhões de dólares para reforço do sistema agrícola.

Presidência CPLP. Timor-Leste doa 458 mil euros a São Tomé e Príncipe
O Governo de Timor-Leste aprovou hoje um donativo de 500 mil dólares (cerca de 458 mil euros) para apoiar São Tomé e Príncipe com os custos da presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Presidente são-tomense exonera primeira-ministra indigitada
Ilza Amado Vaz renunciou ao cargo três dias depois de ser nomeada por ter divulgado os nomes dos ministros propostos para o governo antes de ser do conhecimento do Chefe de Estado, indica decreto presidencial.

Presidente são-tomense rejeita nome proposto pela ADI para PM
O presidente são-tomense rejeitou hoje o nome do ex-ministro das Finanças e antigo governador do Banco Central Hélio Vaz de Almeida para primeiro-ministro em substituição de Patrice Trovoada, demitido na segunda-feira, anunciou o chefe de Estado.

A Emigração para o Sul
A emigração para o Sul é uma parte fundamental da história de Cabo Verde, sendo marcada pelas imensas dificuldades que o povo cabo-verdiano enfrentou, bem como pela sua notável resiliência. As grandes fomes de 1941-1943 e 1947-1948, que causaram milhares de mortes, obrigaram muitos cabo-verdianos a buscar melhores condições de vida fora do arquipélago. Durante a fome de 1947-1948, por exemplo, a ilha de Santiago perdeu 65% da sua população, revelando a gravidade da crise. Este êxodo não foi apenas uma questão de sobrevivência, mas também uma resposta à seca e ao abandono do Estado, que tornavam a vida insuportável para grande parte da população.

Ministro das Comunidades co-preside conferência sobre “Diáspora e desenvolvimento - Migração Cabo-verdiana para São Tomé e Príncipe”
O ministro das Comunidades, Jorge Santos, encontra-se a São Tomé e Príncipe onde preside hoje a conferência “Diáspora e Desenvolvimento - Migração Cabo-verdiana para São Tomé e Príncipe”, ao lado do Primeiro-Ministro daquele país, Patrice Trovoada.

Crónica da Cegonha
Ao André e ao Calutcha, Companheiros de infância

STP: José Maria Neves e Carlos Vila Nova assinalam laços históricos e projectam o futuro
Os Presidentes de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe destacaram esta terça-feira os laços históricos e de amizade entre os dois povos e projectaram o reforço da cooperação entre os dois países que vão assinalar 50 anos de independência em 2025.

Presidente da República inicia hoje visita a São Tomé e Príncipe
José Maria Neves inicia hoje uma visita de uma semana a São Tomé e Príncipe, para participar no 49.º Aniversário da Independência e encontrar-se com as comunidades de emigrantes cabo-verdianos que residem naquele país.

Presidente são-tomense nomeia ex-líder da oposição embaixador em Cabo Verde
O Presidente são-tomense nomeou, por proposta do Governo, o antigo líder do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP) Aurélio Martins para embaixador em Cabo Verde, anunciou a Presidência da República.

INE inicia Projecto de mapeamento da diáspora
O governo anunciou hoje o início da primeira fase do Projecto de Mapeamento da Diáspora Cabo-verdiana no Mundo, com a primeira missão técnica a se deslocar para São Tomé e Príncipe. O fim desta missão culminará com a realização da Primeira Mesa Redonda Internacional, em Portugal, no próximo dia 22 de Junho, no Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa.

PM são-tomense rejeita aumentos propostos pelo FMI
Patrice Trovoada disse este sábado que não aceita a proposta do Fundo Monetário Internacional para subir o preço do combustível e da electricidade em troca do acordo de crédito alargado para não piorar a situação social no arquipélago.

PM são-tomense defende revisão do acordo ortográfico da CPLP
O primeiro-ministro são-tomense defendeu hoje a revisão do acordo ortográfico da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para tornar a língua portuguesa mais simplificada e dinâmica e para integrar novas oriundas da diversidade cultural lusófona.

ONU investiu quase 15 ME em projectos em São Tomé e Príncipe em 2023
Projectos sociais, acção climática, economia azul e verde e promoção de instituições transparentes.

Breve nota de apresentação de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe: Esquema de uma Evolução Conjunta
Breve Nota de Apresentação «A doutrina segundo a qual o contacto das culturas negras com as europeias provoca o aparecimento de uma civilização nova baseia-se na ideia de que toda a civilização vive de empréstimos. E, daí, infere-se que a colonização, pondo em contacto duas civilizações diferentes, levará a civilização indígena a tomar elementos culturais à civilização do colonizador e que resultará desse casamento uma civilização nova, uma civilização mestiça. O erro de tal doutrina está em que ela repousa sobre a ilusão de que a colonização é um contacto de culturas como qualquer outro contacto e que nela todos os empréstimos se equivalem. A verdade é outra: o empréstimo só é válido quando ele é reequilibrado por um estado interior que o solicite e que em definitivo o integre no sujeito, o qual sujeito, assimilando esse elemento emprestado, o torna seu»

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe entre os mais livres em África - Freedom House
Cabo Verde, em primeiro, e São Tomé e Príncipe, em terceiro, estão entre os países mais bem classificados em África no respeito pelos direitos políticos e liberdades civis, surgindo Angola como "não livre", no relatório divulgado hoje pela Freedom House.

São Tomé e Príncipe bate recorde de 35 mil turistas em 2023
São Tomé e Príncipe superou o recorde de 35 mil turistas ao registar 35.817 visitantes em 2023, com portugueses a liderar com quase 50% dos visitantes, segundo dados revelados pela Direção do Turismo e Hotelaria.
mais