Artigos sobre São Tomé e Príncipe

Presidência CPLP. Timor-Leste doa 458 mil euros a São Tomé e Príncipe
O Governo de Timor-Leste aprovou hoje um donativo de 500 mil dólares (cerca de 458 mil euros) para apoiar São Tomé e Príncipe com os custos da presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Presidente são-tomense exonera primeira-ministra indigitada
Ilza Amado Vaz renunciou ao cargo três dias depois de ser nomeada por ter divulgado os nomes dos ministros propostos para o governo antes de ser do conhecimento do Chefe de Estado, indica decreto presidencial.

Presidente são-tomense rejeita nome proposto pela ADI para PM
O presidente são-tomense rejeitou hoje o nome do ex-ministro das Finanças e antigo governador do Banco Central Hélio Vaz de Almeida para primeiro-ministro em substituição de Patrice Trovoada, demitido na segunda-feira, anunciou o chefe de Estado.

A Emigração para o Sul
A emigração para o Sul é uma parte fundamental da história de Cabo Verde, sendo marcada pelas imensas dificuldades que o povo cabo-verdiano enfrentou, bem como pela sua notável resiliência. As grandes fomes de 1941-1943 e 1947-1948, que causaram milhares de mortes, obrigaram muitos cabo-verdianos a buscar melhores condições de vida fora do arquipélago. Durante a fome de 1947-1948, por exemplo, a ilha de Santiago perdeu 65% da sua população, revelando a gravidade da crise. Este êxodo não foi apenas uma questão de sobrevivência, mas também uma resposta à seca e ao abandono do Estado, que tornavam a vida insuportável para grande parte da população.

Ministro das Comunidades co-preside conferência sobre “Diáspora e desenvolvimento - Migração Cabo-verdiana para São Tomé e Príncipe”
O ministro das Comunidades, Jorge Santos, encontra-se a São Tomé e Príncipe onde preside hoje a conferência “Diáspora e Desenvolvimento - Migração Cabo-verdiana para São Tomé e Príncipe”, ao lado do Primeiro-Ministro daquele país, Patrice Trovoada.

Crónica da Cegonha
Ao André e ao Calutcha, Companheiros de infância

STP: José Maria Neves e Carlos Vila Nova assinalam laços históricos e projectam o futuro
Os Presidentes de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe destacaram esta terça-feira os laços históricos e de amizade entre os dois povos e projectaram o reforço da cooperação entre os dois países que vão assinalar 50 anos de independência em 2025.

Presidente da República inicia hoje visita a São Tomé e Príncipe
José Maria Neves inicia hoje uma visita de uma semana a São Tomé e Príncipe, para participar no 49.º Aniversário da Independência e encontrar-se com as comunidades de emigrantes cabo-verdianos que residem naquele país.

Presidente são-tomense nomeia ex-líder da oposição embaixador em Cabo Verde
O Presidente são-tomense nomeou, por proposta do Governo, o antigo líder do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP) Aurélio Martins para embaixador em Cabo Verde, anunciou a Presidência da República.

INE inicia Projecto de mapeamento da diáspora
O governo anunciou hoje o início da primeira fase do Projecto de Mapeamento da Diáspora Cabo-verdiana no Mundo, com a primeira missão técnica a se deslocar para São Tomé e Príncipe. O fim desta missão culminará com a realização da Primeira Mesa Redonda Internacional, em Portugal, no próximo dia 22 de Junho, no Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa.

PM são-tomense rejeita aumentos propostos pelo FMI
Patrice Trovoada disse este sábado que não aceita a proposta do Fundo Monetário Internacional para subir o preço do combustível e da electricidade em troca do acordo de crédito alargado para não piorar a situação social no arquipélago.

PM são-tomense defende revisão do acordo ortográfico da CPLP
O primeiro-ministro são-tomense defendeu hoje a revisão do acordo ortográfico da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para tornar a língua portuguesa mais simplificada e dinâmica e para integrar novas oriundas da diversidade cultural lusófona.

ONU investiu quase 15 ME em projectos em São Tomé e Príncipe em 2023
Projectos sociais, acção climática, economia azul e verde e promoção de instituições transparentes.

Breve nota de apresentação de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe: Esquema de uma Evolução Conjunta
Breve Nota de Apresentação «A doutrina segundo a qual o contacto das culturas negras com as europeias provoca o aparecimento de uma civilização nova baseia-se na ideia de que toda a civilização vive de empréstimos. E, daí, infere-se que a colonização, pondo em contacto duas civilizações diferentes, levará a civilização indígena a tomar elementos culturais à civilização do colonizador e que resultará desse casamento uma civilização nova, uma civilização mestiça. O erro de tal doutrina está em que ela repousa sobre a ilusão de que a colonização é um contacto de culturas como qualquer outro contacto e que nela todos os empréstimos se equivalem. A verdade é outra: o empréstimo só é válido quando ele é reequilibrado por um estado interior que o solicite e que em definitivo o integre no sujeito, o qual sujeito, assimilando esse elemento emprestado, o torna seu»

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe entre os mais livres em África - Freedom House
Cabo Verde, em primeiro, e São Tomé e Príncipe, em terceiro, estão entre os países mais bem classificados em África no respeito pelos direitos políticos e liberdades civis, surgindo Angola como "não livre", no relatório divulgado hoje pela Freedom House.

São Tomé e Príncipe bate recorde de 35 mil turistas em 2023
São Tomé e Príncipe superou o recorde de 35 mil turistas ao registar 35.817 visitantes em 2023, com portugueses a liderar com quase 50% dos visitantes, segundo dados revelados pela Direção do Turismo e Hotelaria.

Nova vida para o lixo. Outro olhar para o ambiente – o caso da Ekonatura
A funcionar há apenas um par de anos, pela Ekonatura já passaram centenas de milhares de garrafas de vidro e muitos quilos de plástico que ganharam uma nova vida. Mesmo sem grande retorno económico, uma grande conquista já é visível: houve uma mudança na mentalidade da comunidade sobre a sua gestão do lixo. Hoje, todos estão satisfeitos e colaboram para “alimentar” o centro e manter a localidade limpa.

Cabo Verde e São Tomé precisam seriamente um do outro
O consórcio Entreposto das Artes, das organizações Roça Mundo, de São Tomé e Príncipe, e M_EIA, de Cabo Verde, realizou, entre os dias 23 de Julho e 3 de Agosto, em S. Tomé, o Seminário Internacional reInventar as roças: Água Izé. Uma equipa multidisciplinar de são-tomenses, cabo-verdianos, portugueses e espanhóis, em interação com a comunidade, trabalhou o tema no terreno, recolhendo, processando e produzindo um considerável conjunto de informação, ferramentas e recomendações, que reuniram num dossier e sintetizaram numa exposição. A evolução do título do Seminário para o da exposição e dossier vinca o salto conceptual produzido e, essencialmente, um desejo sustentado: reinventar Água Izé como cidade à cabeça de um território que outrora foi roça. Uma Água Izé reinventada em cidade que se baseia no reconhecimento das suas potencialidades e recursos e cujo planeamento deverá projectá-la como centralidade do território que outrora foi uma Roça. O desafio principal é despertar o desejo de mudança nas pessoas, e o móbil da causa reside no íntimo da comunidade, que precisa ser inspirada a sonhar e vislumbrar um futuro próspero e transformador para sua cidade. Com engajamento colectivo, as potencialidades serão aproveitadas, os recursos optimizados e Água Izé afirmar-se-á como exemplo de desenvolvimento sustentável. Leão Lopes, Reitor do M_EIA – Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura, falou com o Expresso das Ilhas sobre esta experiência que aponta um caminho para a cooperação Sul-Sul entre pequenos estados insulares.

O potencial só tem valor se for transformado em desenvolvimento
Ficou conhecido por ser o rosto do programa Na Roça com os Tachos, transmitido pela RTP-África, sempre gravado em diferentes roças de São Tomé e Príncipe e onde se apresentava receitas feitas com ingredientes da terra. Famosa é também a frase com que terminava sempre: “Façam o favor de ser felizes” – Mas João Carlos Silva é muito mais, é empreendedor, é artista plástico e é um dos coordenadores da transformação que se espera na roça de Água Izé, juntamente com Leão Lopes, reitor do M_EIA. Partindo da realidade social e cultural de São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde, foi criado o projecto Entreposto das Artes, traduzido num amplo programa de troca de saberes e de consolidação de práticas culturais geradoras de futuro e com renda sustentável para pessoas e comunidades, financiado pela União Europeia e gerido pelo Instituto Camões,

Compromissos transformadores e nova liderança: São Tomé e Príncipe assume a presidência da organização
Na 14.ª Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada no domingo, 27, diversas recomendações e decisões impactantes foram adoptadas visando fortalecer os Direitos Humanos, promover a mobilidade dos jovens, aumentar o suporte às bolsas de estudo universitárias e converter dívidas dos Estados-membros em apoio à transição energética e o cenário é, agora, definido por São Tomé e Príncipe, que assume a presidência da CPLP nos próximos dois anos.
mais