Artigos sobre História de Cabo Verde

A Emigração para o Sul
A emigração para o Sul é uma parte fundamental da história de Cabo Verde, sendo marcada pelas imensas dificuldades que o povo cabo-verdiano enfrentou, bem como pela sua notável resiliência. As grandes fomes de 1941-1943 e 1947-1948, que causaram milhares de mortes, obrigaram muitos cabo-verdianos a buscar melhores condições de vida fora do arquipélago. Durante a fome de 1947-1948, por exemplo, a ilha de Santiago perdeu 65% da sua população, revelando a gravidade da crise. Este êxodo não foi apenas uma questão de sobrevivência, mas também uma resposta à seca e ao abandono do Estado, que tornavam a vida insuportável para grande parte da população.

Cabo Verde Ilhas Crioulas – Um Breve Olhar
O ensaio Cabo Verde Ilhas Crioulas – Da Cidade Porto ao Porto Cidade (Séc. XV-XIX), uma objetivação que interpela todos os interessados nas questões relacionadas com a psicogénese do sujeito crioulo cabo-verdiano e com a sociogénese da nossa realidade social. Oferece-nos uma estimulante oportunidade de refletirmos criticamente sobre a complexidade do processo da formação da cabo-verdianidade, na mesma medida que aponta as limitações das diversas tentativas de reduzir essa complexidade.

Estado da Nação: A Nação clama por compromissos!
“Talento é quando um atirador atinge o alvo que os outros não conseguem. Gênio é quando um atirador atinge o alvo que os outros não veem” Arthur Schopenhauer

Lançamento do livro “Noite Escravocrata | Madrugada Camponesa”, de António Correia e Silva, marca o início das comemorações
No quadro da programação da Semana da República, que arrancou esta quinta-feira, 13 de Janeiro, foi lançado, na cidade da Praia, o mais recente livro do historiador António Correia e Silva, “Noite escravocrata | Madrugada camponesa”. A apresentação esteve a cargo de Antonieta Lopes e João Pereira Silva.

Ensino de qualidade para garantir resiliência e manter confiança
O ano lectivo 2021/2022 iniciou esta segunda-feira, 13 de Setembro. Ainda em tempo de crise pandémica e com variantes do coronavírus a assombrar as tentativas de um regresso ao normal, a esperança de todos é que finalmente se consiga retomar o ensino e a aprendizagem das crianças e jovens sem as interrupções e restrições dos dois últimos anos lectivos.

As Epidemias na História de Cabo Verde : A epidemia de febre-amarela na ilha da Boavista
Registada pela primeira vez em Cabo Verde em 1510 (Vieira, 1999:26), a febre-amarela reaparece de novo “no começo do século XVII.”¹

As Epidemias na História de Cabo Verde : Reavivar memórias, Ilha a Ilha
O tempo inusitado que hoje vivemos interpela em cada um de nós múltiplas reflexões. No que aos historiadores diz respeito, entre outros aspetos, são demandados a reavivarem a memória das pessoas, relativamente às epidemias que, afinal, acompanharam a história da humanidade desde os tempos pré-históricos.

Expresso das Ilhas reedita "Suplemento Cultural"
O Expresso das Ilhas comemora os 60 anos do "Suplemento Cultural" ao "Cabo Verde Boletim de Propaganda e Informação" e o Dia Nacional da Cultura, celebrado a 18 de Outubro, com uma edição fac-similada do referido "Suplemento".
mais