Artigos sobre emigração

Cabo Verde vai assinar com Portugal acordo que garanta contrato de trabalho
O primeiro-ministro anunciou esta terça-feira que o Executivo vai assinar com o Governo Português um acordo que garanta contrato de trabalho junto dos empregadores para que os cabo-verdianos que queiram fazer mobilidade laboral a façam dentro de um quadro de direitos

PAICV aponta falha nas políticas como causa de emigração jovem
O presidente do PAICV disse hoje que o governo e as suas políticas têm falhado e não têm encontrado respostas para garantir que os jovens trabalhem e contribuam para o desenvolvimento do país.

IEFP vê na migração laboral de cabo-verdianos para Portugal uma “grande oportunidade” para os jovens
A administradora executiva do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), vê no projecto de migração laboral para Portugal, da OIM, “uma grande oportunidade” para os jovens cabo-verdianos e uma forma de reduzir o desemprego em Cabo Verde.

Porto Memória: ‘Novas de Alegria’ dos Nazarenos e de Manel d’Novas
Homenagem ao marinheiro-trovador Manel d’Novas de Alegria

Emigração cabo-verdiana para Senegal, nos anos 60 do século passado no navio Novas de Alegria
Entre as várias razões que me levam a gostar do mar, vou indicar apenas duas: primeiro, por ser ilhéu, depois porque meu pai era marítimo. Sobre esta última razão, utilizando a frase de Baltasar Lopes, no seu livro “CHIQUINHO”, fui criado com dinheiro ganho “RIBA D’ÁGUA D’MAR”. Por este facto, rendo sempre homenagem ao meu falecido pai, António Spencer, por todo os sacrifícios que fez para me criar, trabalhando numa área muito difícil.

Emigração, um activo a não desperdiçar
Em tempo de eleições invariavelmente volta-se à questão da participação dos caboverdianos residentes no exterior nos pleitos eleitorais.

Remessas dos emigrantes cabo-verdianos sobem 26%
As remessas enviadas pelos emigrantes cabo-verdianos para o arquipélago aumentaram 26% até Março, para o equivalente a mais de 60 mil contos por dia, segundo cálculos com base num relatório do banco central.

A história da emigração cabo-verdiana na Argentina e o Desporto
Os primeiros ecos de um cabo-verdiano na América do Sul remontam ao século XVII.

Impacto no emprego e rendimento dos cabo-verdianos em Portugal é enorme - embaixador
O embaixador de Cabo Verde em Portugal considerou hoje que o impacto da COVID-19 na comunidade cabo-verdiana penalizará sobretudo os imigrantes que trabalham nos sectores do turismo, restauração, construção civil, transportes e prestação de serviços em residências.

PAICV defende participação da diáspora no desenvolvimento de políticas
A líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) afirmou hoje que a diáspora não pode ser importante apenas quando se fala de remessas, mas também na tomada de medidas, no desenvolvimento de políticas para a sua integração e na sua ligação ao país.

Descendente dos primeiros emigrantes cabo-verdianos nos EUA agraciado pelo governo
O Governo vai condecorar com a medalha de mérito industrial John Bert Cruz III, empresário que lidera uma construtora de referência do estado de Massachusetts, descendente da primeira geração de emigrantes cabo-verdianos nos Estados Unidos.

Fundador da rádio cabo-verdiana em Boston recebe Medalha de Mérito Altruísta
O Governo de Cabo Verde aprovou a atribuição da Medalha de Mérito Altruísta a um emigrante cabo-verdiano nos Estados Unidos que se tem destacado pelo apoio à comunidade do país em Boston, onde fundou a rádio Nha–Terra.

Filomena Gonçalves quer CEDEAO empenhada na luta contra a emigração clandestina
A nova presidente da Rede dos Parlamentares da CEDEAO para a Luta contra a Emigração Clandestina, Filomena Gonçalves, quer um forte engajamento dos estados na luta contra e emigração clandestina. O objectivo é minimizar situações dramáticas nas travessias.

Maioria dos cabo-verdianos pondera emigrar
Mais de metade da população de Cabo Verde (57%) considera a hipótese de emigrar. A conclusão consta de um estudo da Afrobarometer, divulgado hoje.

Veiga defende que é preciso conhecer melhor a diáspora e "evitar estereótipos"
O embaixador de Cabo Verde nos Estados Unidos da América considera a questão da emigração cabo-verdiana para aquele país de “muito complexa”, sublinhado que nos EUA existem regras que são “muito restritas”.

Serviço de Estrangeiros português passa a disponibilizar atendimento telefónico em crioulo
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal alarga a partir desta segunda-feira o serviço telefónico de informações e agendamentos para os estrangeiros tratarem de vistos ou autorizações de residência e aumenta o número de vagas diárias para atendimento presencial.

UE concedeu mais de 3 milhões de autorizações de residência
A União Europeia (UE) concedeu, em 2017, mais de 3,1 milhões de novas autorizações de residência a pessoas oriundas de países terceiros, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Saída de 200 mil congoleses de Angola pode criar crise humanitária
As Nações Unidas expressaram hoje preocupação sobre a alegada saída forçada de Angola de cerca de 200.000 cidadãos da vizinha República Democrática do Congo (RDCongo) nas duas últimas semanas, admitindo que a situação pode gerar uma crise humanitária.

Arlindo Furtado quer resposta global para problema global
O bispo de Santiago, Arlindo Furtado defende que a emigração forçada é um problema global e a sua resolução também deve ser de forma global. O cardeal cabo-verdiano entende que se deve olhar para aqueles que acolhem mas também para os que governam países de origem dos emigrantes forçados.
mais