Artigos sobre emigração
Para uma boa integração não se deixar apanhar nas armadilhas
A trágica morte em Lisboa de um cabo-verdiano, Odair Moniz, num encontro com a polícia foi o rastilho para uma sucessão de acontecimentos violentos incluindo carros partidos, autocarros incendiados e pessoas feridas. Tais acções foram apresentadas como protesto pela actuação policial completamente desproporcional nos bairros da cidade usando meios letais. Seguiram-se outras manifestações que culminaram numa concentração no sábado passado a exigir justiça e políticas públicas dirigidas para retirar bairros da cintura urbana de Lisboa da situação de marginalização em que se encontram.
Conselho das Finanças Públicas aponta emigração como novo desafio para alguns sectores
O Conselho das Finanças Públicas (CFP) indicou que a emigração de mão-de-obra qualificada é um novo desafio que a economia do arquipélago começa a enfrentar em alguns sectores.
Celebrar a Constituição para aumentar confiança e resiliência
Celebra-se hoje, 25 de Setembro, o trigésimo segundo aniversário da Constituição da República. Trinta e dois anos atrás, pela primeira vez Cabo Verde, enquanto país independente, cumpria o estipulado no artigo 16º da declaração universal dos direitos humanos e do cidadão aprovada em 1789 na sequência da revolução francesa: A sociedade em que não esteja assegurada a garantia dos direitos nem estabelecida a separação dos poderes não tem Constituição. A partir de 25 de Setembro de 1992 passou a ter uma Constituição com os direitos fundamentais garantidos, o poder legitimado pelo voto popular, a separação dos poderes, o Estado de Direito democrático e a independência dos tribunais.
PM reconhece necessidade de se criar condições para fixar jovens
Ulisses Correia e Silva reconheceu hoje a necessidade de se criar condições para fixar os jovens no país, numa altura em que muitos estão a ir para o exterior, sobretudo para Portugal.
“O que falta não é mão-de-obra, mas mão-de-obra qualificada” – empresários
No sector da construção civil, a emigração tem revelado uma dificuldade distinta: embora a quantidade de trabalhadores disponíveis não tenha diminuído significativamente, a qualidade desta tem-se tornado uma preocupação crescente. Enquanto a demanda por projectos de construção aumenta, a carência de carpinteiros, ladrilhadores, pintores e outros especializados torna-se um desafio para o sector.
PM justifica saída de jovens do país com novas oportunidades
O primeiro-ministro disse hoje que a saída de jovens do país não acontece por falta de condições no arquipélago, mas motivada pela procura de novas oportunidades nos países de destino, particularmente em Portugal.
Centro do Emprego do Sal anuncia recrutamento de 50 motoristas para Portugal
O Centro do Emprego e Formação Profissional da ilha do Sal anunciou, esta quinta-feira, o recrutamento de 50 motoristas para Portugal, com data-limite para a candidatura é até o dia 27 de Fevereiro.
Angolanos são metade dos estrangeiros acolhidos em abrigos de São Paulo
Migrantes angolanos representam metade dos estrangeiros que viveram em abrigos mantidos pela prefeitura da cidade brasileira de São Paulo e organizações parceiras em 2023, de acordo com as autoridades locais.
Cabo Verde deve continuar reformas face à menor taxa de investimento e emigração
O representante residente do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Cabo Verde disse, esta segunda-feira em entrevista à Lusa, que o Estado precisa de continuar reformas para enfrentar uma menor taxa de investimento no país e limitações impostas pela saída de população para o estrangeiro. Rodrigo Garcia-Verdu anunciou igualmente que o FMI espera começar a entregar a Cabo Verde, no primeiro semestre de 2024, as verbas ao abrigo novo Fundo Fiduciário para a Resiliência e Sustentabilidade (RST, sigla inglesa).
Presidente da AECV constata que emigração está a provocar escassez de mão-de-obra qualificada em Cabo Verde
O presidente da Associação Empresarial de Cabo Verde (AECV), Andrea Benolli, afirmou hoje que o fluxo crescente de pessoas em busca de melhores condições de vida no estrangeiro está a provocar a escassez de mão-de-obra qualificada no País.
Associação promove intercâmbio de jovens cabo-verdianos para “preparar sonhos”
O vice-presidente da Federação das Associações Cabo-Verdianas em França defendeu hoje a realização de intercâmbios de jovens da diáspora com os residentes no arquipélago, para se ajudarem mutuamente
Edição 1131
Manchete esta semana para a reportagem sobre a fuga de mão-de-obra de Cabo Verde.
PM desafia PAICV a apresentar dados que confirmem a emigração em massa de jovens
O Primeiro-ministro reconheceu que há sim jovens à procura de oportunidades fora do país, enfatizando a importância de discernir entre a constatação de um fenómeno real e a sua amplificação exagerada. O Governante questionou as afirmações do PAICV sobre a existência de uma emigração em massa de jovens, ressaltando a necessidade de apresentar números concretos para sustentar tais declarações.
Cabo Verde vai assinar com Portugal acordo que garanta contrato de trabalho
O primeiro-ministro anunciou esta terça-feira que o Executivo vai assinar com o Governo Português um acordo que garanta contrato de trabalho junto dos empregadores para que os cabo-verdianos que queiram fazer mobilidade laboral a façam dentro de um quadro de direitos
PAICV aponta falha nas políticas como causa de emigração jovem
O presidente do PAICV disse hoje que o governo e as suas políticas têm falhado e não têm encontrado respostas para garantir que os jovens trabalhem e contribuam para o desenvolvimento do país.
IEFP vê na migração laboral de cabo-verdianos para Portugal uma “grande oportunidade” para os jovens
A administradora executiva do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), vê no projecto de migração laboral para Portugal, da OIM, “uma grande oportunidade” para os jovens cabo-verdianos e uma forma de reduzir o desemprego em Cabo Verde.
Porto Memória: ‘Novas de Alegria’ dos Nazarenos e de Manel d’Novas
Homenagem ao marinheiro-trovador Manel d’Novas de Alegria
Emigração cabo-verdiana para Senegal, nos anos 60 do século passado no navio Novas de Alegria
Entre as várias razões que me levam a gostar do mar, vou indicar apenas duas: primeiro, por ser ilhéu, depois porque meu pai era marítimo. Sobre esta última razão, utilizando a frase de Baltasar Lopes, no seu livro “CHIQUINHO”, fui criado com dinheiro ganho “RIBA D’ÁGUA D’MAR”. Por este facto, rendo sempre homenagem ao meu falecido pai, António Spencer, por todo os sacrifícios que fez para me criar, trabalhando numa área muito difícil.
Emigração, um activo a não desperdiçar
Em tempo de eleições invariavelmente volta-se à questão da participação dos caboverdianos residentes no exterior nos pleitos eleitorais.
Remessas dos emigrantes cabo-verdianos sobem 26%
As remessas enviadas pelos emigrantes cabo-verdianos para o arquipélago aumentaram 26% até Março, para o equivalente a mais de 60 mil contos por dia, segundo cálculos com base num relatório do banco central.
mais