Portugal vai agilizar vistos laborais e imigrantes poderão obter documentação em 20 dias

PorExpresso das Ilhas,3 abr 2025 9:08

Para acelerar o processo de concessão de vistos laborais para Portugal, foi assinado, esta terça-feira, um protocolo de cooperação para a migração laboral regulada, estabelecendo que os vistos para trabalhadores estrangeiros devem ser atribuídos em até 20 dias, a partir do momento em que o requerente realiza o atendimento no posto consular.

Segundo noticiou a RTP, o acordo, a medida busca facilitar a contratação de imigrantes, desde que sejam cumpridos requisitos legais, como a apresentação de um contrato de trabalho, seguro de saúde e de viagem, entre outros documentos obrigatórios.

Durante a assinatura do protocolo, no Palácio das Necessidades, em Lisboa, o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, disse que a iniciativa visa tornar o país mais atrativo para investimentos e garantir mão de obra qualificada para sectores estratégicos da economia.

O documento enfatiza que a imigração laboral é essencial para o desenvolvimento económico de Portugal, uma vez que muitos trabalhadores estrangeiros actuam em áreas como agricultura, pescas, construção, turismo, serviços e indústria.

O protocolo já se encontra em vigor, permitindo que as empresas que aderirem ao acordo possam apresentar pedidos individuais ou colectivos a partir de 15 de Abril de 2025.

Entre as entidades envolvidas na celebração do protocolo estão as confederações patronais, associações empresariais, a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), a Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros do Sistema de Segurança Interna (UCFE/SSI) e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,3 abr 2025 9:08

Editado porAndre Amaral  em  3 abr 2025 15:34

pub
pub.

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.