Artigos sobre Jorge Spencer Lima
Cabo Verde quer um turismo de qualidade, mas não é um destino de qualidade
O turismo de Cabo Verde prepara-se para entrar na chamada época alta, com a perspectiva de conseguir, em 2023, um recorde anual de turistas. Por detrás dos números, das estatísticas quantitativas, porém, levantam-se vários desafios ao sector, tanto a nível da qualidade do destino, como da ainda incipiente diversificação. Em conversa com o Expresso das Ilhas, o presidente da Câmara de Turismo, Jorge Spencer Lima, aborda essas e outras questões e apela a uma “gestão do real”, ao invés da “gestão da utopia”, que muitas vezes se faz neste e outros sectores.
Edição 1143
A manchete desta edição é dedicada ao Turismo, sector essencial para a economia cabo-verdiana.
Governo quer acordo de concertação estratégica pronto até Julho
O Conselho de Concertação Estratégica (CCS) reuniu terça-feira e no final do encontro foi anunciada a recomendação para que seja criada uma comissão que irá trabalhar nas linhas orientadoras do novo acordo para o período 2023-2026. Expectativa é que o documento esteja pronto até Julho.
Concertação Social chega a acordo sobre aumento da licença de maternidade e paternidade
A licença de maternidade vai aumentar de 60 dias para 90 dias e de paternidade de 2 para 10 dias. A decisão saiu do Conselho de Concertação Social, que decorreu esta manhã, na cidade da Praia, presidido pelo Primeiro-Ministro.
Preço “exorbitante” das passagens tem efeito negativo na procura do turismo no País
O presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde, Jorge Spencer Lima, afirmou hoje que os preços “exorbitantes” das passagens têm um efeito negativo na procura do turismo em Cabo Verde, enquanto destino turístico.
Novo presidente da Câmara do Turismo espera honrar trabalho da direcção cessante
O novo presidente da Câmara do Turismo espera honrar o trabalho feito pela anterior direcção comandada por Gualberto do Rosário, durante 13 anos, dando continuidade a “todo esse esforço” na consolidação e conservação da instituição.
Jorge Spencer Lima é novo presidente da Câmara de Turismo
O empresário Jorge Spencer Lima foi eleito na tarde desta sexta-feira, 08, no Sal, o novo presidente da Câmara de Turismo de Cabo Verde, numas eleições que contaram com lista única, conforme informou este sábado a Inforpress.
Empresário Marcos Rodrigues é novo Presidente da Câmara de Comércio de Sotavento
O empresário Marcos Rodrigues foi eleito esta sexta-feira para o cargo de novo presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), numas eleições a que concorreu também a empresária Eunice Mascarenhas.
Empresas nacionais “absolutamente contra” possibilidade de aumento do IVA
O presidente da Câmara do Comércio de Sotavento, em Cabo Verde, Jorge Spencer Lima, manifestou-se hoje “absolutamente contra” a possibilidade do aumento na taxa de IVA em 2022 e espera “com serenidade” pela decisão final do Governo.
Jorge Spencer Lima disse que realização da FIC é uma grande ousadia
O presidente do Conselho de Administração da FIC, Jorge Spencer Lima disse que a realização desse evento deste ano é uma grande ousadia da parte da administração.
Uma alternativa ao desemprego
Não é de hoje que os emigrantes enviam encomendas para os familiares que cá residem. Para alguns, na falta de um emprego e de um rendimento, os bidões e caixotes que chegam do exterior é uma forma de garantir o sustento da família.
Câmaras de comércio pedem mais medidas para salvar o tecido empresarial
As Câmaras de Comércio de Sotavento e Barlavento consideram que os efeitos da pandemia da covid-19 foram e continuam a ser “catastróficos” para o sector empresarial e pedem mais medidas da parte do Governo para salvar as empresas.
Sem ilusões, patrões e trabalhadores não esperam facilidades em 2021
Sindicatos temem “desemprego em massa” e prometem “luta”. Empresários aguardam pelo segundo semestre e pedem resiliência.
Jorge Spencer Lima defende adopção de novas medidas para salvar empresas
O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) afirma que não prevê nenhuma evolução positiva para 2021 e que é preciso tomar novas medidas. Isto porque, conforme defende, as medidas tomadas no início da pandemia já não servem.
COVID-19: “Governo deu com uma mão e tirou com a outra”, diz presidente da CCISS
O presidente da Câmara de Comércio do Sotavento, Jorge Spencer Lima, disse hoje que o Governo “deu com uma mão e tirou com a outra” na questão de apoios às empresas na sequência da pandemia da covid-19.
Jorge Spencer Lima defende acompanhamento das empresas devido à “fragilidade económica”
O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), Jorge Spencer Lima, afirmou ontem que o país está com fragilidade económica, e que é preciso o acompanhamento das empresas por parte do Governo.
CCS discorda de mais uma prorrogação do estado de emergência em Santiago
A Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) discorda da mais uma prorrogação do estado de emergência em Santiago, decretada pelo chefe de Estado, por “priorizar unicamente o aspecto sanitário da saúde” e prevê efeitos “extremamente negativos na economia”.
Apoios à economia : Ajudar as empresas a regressarem ao normal e mais adaptadas ao novo contexto mundial
Mais de 500 empresas já recorreram aos apoios disponibilizados pelo governo para continuarem a funcionar neste período de crise provocada pela Covid-19. Todos estes apoios já somam mais de um milhão de contos, seja através do pedido de crédito, seja de moratórias. Pedro Barros, presidente do conselho de administração da Pró-Empresa, diz ao Expresso das Ilhas que já há também empresas a pensar no pós-crise, a tentarem saber no que deverão investir.
“Regras actuais de acesso ao financiamento podem deixar 50% das empresas de fora” - Jorge Spencer Lima
Nas condições actuais, pelo menos 50% das empresas, a nível nacional, não vão ter acesso às linhas de crédito anunciadas para fazer face aos efeitos da pandemia de COVID-19. Quem o diz é o presidente da Câmara de Comércio, Industria e Serviços de Sotavento, Jorge Spencer Lima.
Parceiros sociais defendem renovação do estado de emergência, mas com mudanças
A defesa do prolongamento do estado de emergência é praticamente unânime entre patronato e sindicatos, mas com nuances diferentes. Os parceiros sociais entendem que o estado de emergência deve manter-se em São Vicente, Boa Vista e na Praia, no sentido de conter a pandemia provocada pelo novo coronavírus.
mais