Artigos sobre Carlos Veiga
Carlos Veiga apela à moderação e tolerância para impulsionar o progresso
O antigo Primeiro-ministro, Carlos Veiga, apelou hoje à moderação e tolerância, classificando-as como essenciais para impulsionar o progresso em Cabo Verde, reconhecendo um ambiente de “crispação” na política nacional.
A matriz daquilo que hoje somos como instituição e como sociedade deve-se à década de 90
Foi apresentado esta terça-feira, na Praia, o livro “Poder e Oposição em Cabo Verde” da autoria de Carlos Veiga. A obra é uma selecção de discursos, mensagens e entrevistas do antigo coordenador e primeiro presidente do MpD, abrangendo um espaço temporal de 25 anos, incluindo um dos momentos cruciais da história recente de Cabo Verde que se inicia em Fevereiro de 1990, com a abertura política, e culmina com a vitória do MpD, liderado por Carlos Veiga, com duas maiorias qualificadas nas legislativas de 1991 e 1995. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o autor revela que com esta obra “quis, no fundo, deixar escrito e disponível para todas as pessoas que estiverem interessadas, nomeadamente historiadores, investigadores, professores e jornalistas um período essencial da história contemporânea de Cabo Verde”.
Edição 1124
Manchete, esta semana, para a entrevista com Carlos Veiga, ex-primeiro-ministro e ex-presidente do MpD.
Livro “Poder e Oposição em Cabo Verde” de Carlos Veiga apresentado na próxima terça-feira na Praia
A obra reúne discursos, mensagens e intervenções selecionados (1990-2015) do ex-Primeiro-ministro Carlos Veiga. “Poder e Oposição em Cabo Verde” será lançado na Praia, na próxima terça-feira, 13. Editado pela Livraria Pedro Cardoso, a apresentação estará a cargo de Manuela Silva e Milton Paiva.
Edição 1123
A entrevista com a ministra da Coesão Territorial faz a mancheta da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
Eleições Presidenciais – uma abordagem inquietante
Fiquei triste. Muito triste mesmo. Não só porque não esperava, mas sobretudo pelos resultados em si próprios desequilibrados tendo em conta o suposto apoio do partido que ele, Carlos Veiga, ajudou a fundar e que acabara de sair vitorioso, ainda há bem poucos meses, de uma disputa eleitoral, bem como o histórico das anteriores eleições presidenciais, designadamente, o “score” das suas duas anteriores participações.
"A alta taxa de abstenção foi uma das razões que ditaram a derrota de Carlos Veiga"- Presidente da UCID
O presidente da UCID aponta a elevada taxa de abstenção como uma das razões que levaram à derrota de Carlos Veiga nas eleições presidenciais realizadas domingo. O líder partidário admite o voto obrigatório como possibilidade.
Carlos Veiga reconhece derrota e felicita José Maria Neves
O candidato presidencial Carlos Veiga, apoiado pelo MpD e UCID, reconheceu esta noite a sua derrota nas sétimas eleições presidenciais realizadas hoje, ganhas, à primeira volta, por José Maria Neves, suportado pelo PAICV.
Candidatos intensificam ações de campanha a uma semana das eleições
Juventude, emigração, combate à corrupção, alterações constitucionais e apelo ao voto foram os temas principais da campanha no dia de ontem.
Apelo ao voto marca campanha desta sexta-feira
Integração plena de Cabo Verde na CEDEAO, afirmação da democracia e apelo ao voto foram alguns dos pontos da campanha desta sexta-feira. Saiba mais neste diário de campanha.
CNE adverte José Maria Neves
Advertência surge depois da queixa apresentada por Carlos Veiga sobre o alegado incentivo de José Maria Neves para os eleitores aceitarem dinheiro de compra de votos.
Candidatos entre promessas e apelo ao voto
Turismo, emigração, acordo de pesca com a UE, vítimas do 31 de Agosto, transportes, corrupção e descentralização, foram os temas principais da campanha no dia de ontem. Saiba mais, neste diário de campanha.
Candidatura de Carlos Veiga apresenta queixa contra José Maria Neves
O candidato à presidência da República, Carlos Veiga anunciou esta segunda-feira, 4, numa conferência de imprensa que vai apresentar uma queixa contra o candidato José Maria Neves, à Comissão Nacional de Eleições (CNE), em virtude de acusações e insinuações que este tem feito durante a campanha.
“Sou o candidato que melhor pode garantir união e independência”
Numa conversa onde a Constituição é guia, Carlos Veiga apresenta a sua candidatura à Presidência da República, confiante de que é o candidato mais bem preparado para o cargo. União e Independência é o seu lema, e é nesse ambiente que promete defender os interesses e direitos de todos os cabo-verdianos, rumo ao real desenvolvimento do país.
Presidenciais’2021: Carlos Veiga apresenta-se no primeiro comício como o garante da estabilidade política e governativa
O candidato presidencial Carlos Veiga afirmou na noite desta quinta-feira, em Vila Nova, Praia, que a vitória da sua candidatura no escrutínio de 17 de Outubro é essencial para garantir a estabilidade política e governativa em Cabo Verde.
Neves inicia campanha eleitoral em São Vicente e Veiga na Praia
Carlos Veiga inicia a campanha eleitoral, para as eleições de 17 de Outubro, com um acto público de abertura oficial na avenida principal de Vila Nova, Praia. Já José Maria Neves dá o pontapé de saída com um comício na ilha de São Vicente.
Edição 1035
As entrevistas aos candidatos presidenciais Carlos Veiga e José Maria Neves fazem a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
Carlos Veiga quer ser um presidente próximo das pessoas
O candidato a Presidente da República, Carlos Veiga, promete actuar dentro dos limites da Constituição da República, trabalhando com o governo e os demais órgãos de soberania na construção de uma sociedade mais justa para todos. Carlos Veiga assumiu este compromisso durante o lançamento da sua plataforma eleitoral, esta manhã, na cidade da Praia.
Carlos Veiga confiante na vitória nas comunidades emigradas
O candidato presidencial Carlos Veiga antevê “um resultado muito bom” junto da diáspora. A convicção surge após o périplo que realizou recentemente por vários países da Europa, Senegal e Estados Unidos, e assenta no bom acolhimento recebido e engajamento do apoio à sua candidatura.
Carlos Veiga promete manter “viva e actuante” a Constituição, que ajudou a escrever
Num discurso pautado pela loa à cabo-verdianidade, que une e define todo o Povo, Carlos Veiga evoca que, mais do que uma corrida à presidência, estamos perante “uma grande convocação” para a união em torno de um “Pacto Nacional pelo Desenvolvimento de Cabo Verde”. A convocatória foi feita no passado dia 5, durante o lançamento oficial da sua candidatura, durante o qual Veiga prometeu defender e manter viva e actuante a Constituição, que ajudou a escrever.
mais